Menu Fechar

Cube de Astronomia realiza observações astronómicas

O Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa realizou no passado mês de outubro uma sessão de observações astronómicas, com o seu telescópio, no Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA).

O objetivo inicial deste evento era realizar o registo do trânsito de um exoplaneta, relativo à missão Ariel da Agência Espacial Europeia (ESA), através do “programa” ExoClock. Todavia tal não foi possível devido às condições atmosféricas. Assim, os elementos do Clube presentes, realizaram a observação do cometa Swan, tendo obtido várias astrofotografias deste cometa.

O cometa C/2025 R2 (SWAN) é um corpo estelar recém-descoberto, em setembro de 2025, que é visível com telescópios, mas não a olho nu. Este “visitante” é um cometa não periódico, com um período orbital de mais de 20.000 anos e tendo o seu periélio a 12/09/2025, tendo alcançado o seu ponto mais próximo da Terra a 20 de outubro, passando a cerca de 0,5 unidades astronómicas do Sol. O seu brilho máximo foi cerca de 4 de magnitude. O cometa C/2025 R2 SWAN foi descoberto por meio de imagens do instrumento Solar Wind Anisotropies (SWAN) a bordo da sonda SOHO. A descoberta foi feita pelo astrônomo amador ucraniano Vladimir Bezugly, que notou o movimento do cometa no campo de visão do SWAN.

O Clube de Astronomia agradece a colaboração do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.

Luis Filipe Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *