Coordenadores de Diretores de Turma
Competências
– Colaborar com os Diretores de Turma na elaboração de estratégias pedagógicas, relativas ao ano que coordenam.
– Divulgar, junto dos Diretores de Turma, toda a informação necessária ao desenvolvimento das suas competências.
– Planificar com os restantes coordenadores as atividades a desenvolver anualmente e proceder à sua avaliação.
– Apresentar no Conselho Pedagógico propostas de trabalho e planos de atividades.
– Analisar os documentos e legislação em vigor.
– Elaborar, reformular e organizar materiais referentes ao trabalho desenvolvido nos Conselhos de Turma.
COORDENADORES | |
ENSINO BÁSICO | Sofia Melo |
ENSINO SECUNDÁRIO | Marco Pereira |
ENSINO PROFISSIONAL/PROFIJ | Paula Roque |
Diretores de Turma
Definição
– É, preferencialmente um professor profissionalizado, nomeado pelo Conselho Executivo, tendo em conta a sua competência pedagógica e capacidade de relacionamento;
– Sempre que possível, é nomeado o docente que no ano anterior exerceu essas funções na turma a que pertenceram os mesmos alunos.
– Deve ser um professor que lecione a totalidade de alunos da turma.
– O número máximo de direções de turma atribuídas a um professor é de duas.
– A redução do tempo de serviço letivo, referente a cada direção de turma, é de duas horas semanais.
Competências
Assegurar a articulação entre os professores da turma, alunos e encarregados de educação:
– Promover a realização de ações conducentes à aplicação do Projeto Educativo da Escola;
– Coordenar, em colaboração com os outros docentes da turma, as atividades, estratégias e métodos de trabalho adequados à turma e à especificidade de cada aluno;
– Assegurar a criação de condições para a realização de atividades interdisciplinares;
– Apoiar o desenvolvimento de projetos que respondam ao interesse dos alunos e que favoreçam a integração escolar, familiar e social;
– Promover a comunicação regular com os professores da turma através de reuniões, contactos individuais e folhas de registo de informações;
– Fornecer aos professores todas as informações possíveis sobre os alunos e as famílias;
– Propor e discutir, com os professores, formas de atuação que favoreçam o diálogo entre a escola e os encarregados de educação.
Promover estratégias conducentes à resolução de problemas dos alunos:
– Identificar os alunos com dificuldades a fim de os encaminhar para um programa de apoio no âmbito da ação social escolar ou no domínio pedagógico e/ ou psicológico;
– Realizar a eleição do delegado e do subdelegado de turma e prepará-los para uma correta atuação;
– Assumir atitudes de firmeza sempre que necessário sem desrespeitar os direitos dos alunos;
– Apreciar ocorrências disciplinares, propor a aplicação e medidas imediatas e executar os procedimentos adequados, de acordo com a legislação em vigor;
– Ouvir os problemas da turma e tentar solucioná-los, levando-os ao conselho de turma ou ao conselho executivo, conforme a necessidade.
Fomentar a participação dos encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos:
– Estabelecer o horário semanal para atendimento dos encarregados de educação;
– Convocar os encarregados de educação para reuniões após cada momento de avaliação ou para tratar de assuntos urgentes relacionados com os seus educandos;
– Fornecer aos encarregados de educação informações sobre a assiduidade, o comportamento e o aproveitamento dos seus educandos;
– Propor e planificar com os encarregados de educação formas de atuação que permitam uma relação mais estreita entre a família e a escola.
Cumprir tarefas organizativas e administrativas:
– Organizar o dossier do diretor de turma;
– Efetuar o registo de faltas dos alunos e receber as respetivas justificações;
– Preparar e coordenar as reuniões do conselho de turma;
– Apresentar ao conselho executivo um relatório crítico, anual, do trabalho desenvolvido.