CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS
Portaria n.º 916/2005, 26 de setembro
Componentes de Formação |
Disciplinas | Carga Horária Semanal (x 90 minutos) |
|||
10.º | 11.º | 12.º | |||
Sociocultural | Português | Cidadania e Desenvolvimento | 2,5 | 2 | 2,5 |
Língua Estrangeira I, II ou III a) | 2,5 | 2,5 | — | ||
Área de Integração | 1,5 | 2 | 2 | ||
Tecnologias da Informação e Comunicação | 2 | — | — | ||
Educação Física | 1 | 1 | 1 | ||
Científica | Matemática | 3 | 1,5 | 2,5 | |
Física e Química | 2 | 2,5 | — | ||
Técnica | Sistemas Operativos | — | 3 | — | |
Arquitetura de Computadores | 3 | — | — | ||
Redes de Comunicação | 2 | 1,5 | 2 | ||
Programação e Sistemas de Informação | 2 | 4 | 8 | ||
Formação em Contexto de Trabalho | —- | 300 horas | 300 horas | ||
Total | 21,5 | 20 | 18 |
a) O aluno, no 10º Ano, escolhe uma língua estrangeira – Inglês, Francês ou Alemão. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE TURISMO AMBIENTAL E RURAL
Portaria n.º 1287/2006 de 21 de novembro
Componentes de Formação |
Disciplinas | Carga Horária Semanal (x 90 minutos) |
|||
10.º | 11.º | 12.º | |||
Sociocultural | Português | Cidadania e Desenvolvimento | 2,5 | ||
Língua Estrangeira I, II ou III a) | — | ||||
Área de Integração | 2 | ||||
Tecnologias da Informação e Comunicação | —- | ||||
Educação Física | 1 | ||||
Científica | Matemática | —– | |||
Geografia | —– | ||||
História da Cultura e das Artes | —– | ||||
Técnica | Ambiente e Desenvolvimento Rural | 3,5 | |||
Turismo e Técnicas de Gestão | 3,5 | ||||
Técnicas de Acolhimento e Animação | 2 | ||||
Comunicar em Francês, Espanhol, Alemão ou Inglês b) | 2 | ||||
Formação em Contexto de Trabalho | 300 horas | ||||
Total | 20 | 17 |
- O aluno, no 10º Ano, escolhe uma língua estrangeira – Inglês, Francês ou Alemão. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
- A disciplina a oferecer depende da opção da escola, no âmbito da sua autonomia.
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO COMERCIAL
341024 – Técnico Comercial
Componentes de Formação |
Disciplinas | Carga Horária Semanal (x 90 minutos) |
|||
10.º | 11.º | 12.º | |||
Sociocultural | Português | Cidadania e Desenvolvimento | 2,5 | 2 | 2,5 |
Língua Estrangeira I, II ou III a) | 2,5 | 2,5 | — | ||
Área de Integração | 1,5 | 2 | 2 | ||
Tecnologias da Informação e Comunicação | 2 | —- | —- | ||
Educação Física | 1 | 1 | 1 | ||
Científica | Matemática | 3 | 1,5 | 2,5 | |
Economia | 1,5 | 2 | 1,5 | ||
Técnica | Tecnologias específicas (ver anexo) | 6,5 | 8 | 10 | |
Formação em Contexto de Trabalho | — | 300 horas | 300 horas | ||
Total | 20,5 | 19 | 19,5 |
- O aluno, no 10º Ano, escolhe uma língua estrangeira – Inglês, Francês ou Alemão. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
ANEXO
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO COMERCIAL
341024 – Técnico Comercial
10.º | 11.º | 12.º | ||||
Horas | x90′ | x90′ | x90′ | |||
364 | Marketing comercial – conceitos e fundamentos | 25 | 2 | |||
3836 | Marketing – princípios variáveis | 25 | ||||
366 | Plano de marketing | 50 | ||||
367 | publicidade e promoção | 50 | 2 | |||
348 | Técnicas de merchandising | 50 | ||||
7851 | Aprovisionamento, logística e gestão de stocks | 50 | ||||
368 | Controlo e armazenamento de mercadorias | 50 | 2,5 |
|
||
372 | Comércio – evolução e modelos organizacionais | 25 | ||||
349 | Ambiente, Segurança, higiene e saúde no trabalho – conceitos básicos | 25 | 2,5 | |||
3839 | Documentação comercial e circuitos de correspondência | 25 | ||||
350 | Comunicação interpessoal – comunicação assertiva | 50 | ||||
7842 | Técnicas de atendimento | 50 | 3,5 | |||
7843 | Técnicas de negociação e venda | 50 | ||||
353 | Atendimento telefónico | 25 | ||||
355 | Fidelização de clientes | 25 | 2 | |||
7852 | Perfil e potencial do empreendedor- diagnóstico/desenvolvimento | 25 | ||||
10785 | Publicidade nas redes sociais | 25 | ||||
397 | Atendimento e serviço pós-venda | 25 | 2 | |||
357 | Reclamações – tratamento e encaminhamento | 50 | ||||
373 | Empresa comercial – funcionamento e organização do trabalho | 50 | 3 | |||
361 | Organização e manutenção do arquivo | 25 | ||||
7855 | Plano de negócio- criação de pequenos e médios negócios | 50 | ||||
362 | Software aplicado à atividade comercial | 50 | 2,5 | |||
363 | Equipamentos e sistemas aplicados à atividade comercial | 50 | ||||
354 | Língua inglesa – atendimento | 50 | 2,5 | |||
371 | Língua inglesa – vendas | 50 |
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE AÇÃO EDUCATIVA
761175 – Técnico de Ação Educativa
Componentes de Formação |
Disciplinas | Carga Horária Semanal (x 90 minutos) |
|||
10.º | 11.º | 12.º | |||
Sociocultural | Português | Cidadania e Desenvolvimento | 2,5 | 2 | 2,5 |
Língua Estrangeira I, II ou III a) | 2,5 | 2,5 | — | ||
Área de Integração | 1,5 | 2 | 2 | ||
Tecnologias da Informação e Comunicação | 2 | —- | —- | ||
Educação Física | 1 | 1 | 1 | ||
Científica | Sociologia | 1,5 | 1,5 | 1,5 | |
Psicologia | 1,5 | 1,5 | 1,5 | ||
Matemática | 2 | — | — | ||
Técnica | Tecnologias específicas (ver anexo) | 6,5 | 10 | 7 | |
Formação em Contexto de Trabalho | — | 300 horas | 300 horas | ||
Total | 21 | 20,5 | 15,5 |
- O aluno, no 10º Ano, escolhe uma língua estrangeira – Inglês, Francês ou Alemão. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
ANEXO
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE AÇÃO EDUCATIVA
761175 – Técnico de Ação Educativa
10.º | 11.º | 12.º | |||
Horas | x90′ | x90′ | x90′ | ||
9631 | Ética e deontologia profissional no trabalho com crianças e jovens | 25 | 2 | ||
10648 | Ato educativo – contexto e intervenientes | 25 | |||
10649 | Fundamentos de pedagogia | 50 | |||
10650 | Currículo e áreas de conteúdo educativo | 25 | 2,5 | ||
10652 | Projeto de intervenção pedagógica | 50 | |||
3282 | Planificação de atividades pedagógicas e gestão do tempo | 50 | |||
9639 | Atividades do quotidiano com crianças e jovens | 25 | 2 | ||
10651 | Espaços socioeducativos | 25 | |||
9851 | Técnicas de animação para crianças e jovens | 25 | |||
10656 | Linguagem plástica – elementos estruturantes | 25 | 2 | ||
10658 | Recursos e materiais educativos | 25 | |||
10653 | Literatura para a infância e juventude | 25 | |||
10659 | Ficheiros de recursos educativos | 25 | |||
9852 | Cuidados básicos de higiene em crianças e jovens | 50 | 3,5 | ||
8854 | Prestação de cuidados humanos básicos alimentação | 25 | |||
9641 | Cuidados de saúde primários para crianças e jovens | 25 | |||
9636 | Segurança e prevenção de acidentes com crianças e jovens | 50 | |||
10654 | Crescimento e desenvolvimento na infância | 50 | 2,5 | ||
10655 | Crescimento e desenvolvimento na adolescência | 50 | |||
9632 | Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância | 25 | 1,5 | ||
9634 | Respostas sociais e educativas para crianças e jovens | 25 | |||
10660 | Atividades lúdico-expressivas | 25 | 2 | ||
10661 | Técnicas de manipulação de formas animadas | 50 | |||
10657 | Pintura e práticas de representação livre | 25 | 3 | ||
10662 | Dinâmica corporal | 50 | |||
10663 | Artes do espetáculo | 25 | |||
10664 | Instrumentos rítmicos | 25 | |||
9647 | Intervenção pedagógica com crianças e jovens com necessidades educativas especiais | 50 | 2,5 | ||
9649 | Educação inclusiva e necessidades educativas específicas | 50 |