O Clube de Astronomia, Geocaching e Multimédia da Escola Secundária da Lagoa, encontra-se a colaborar com a missão Ariel, da Agência Espacial Europeia – ESA, através do projeto Exoclock. Esta missão tem por objetivo estudar a atmosfera de alguns exoplanetas, dos mais de cinco mil que já são conhecidas. O lançamento da missão Ariel está previsto para 2029 e o astrofísico açoriano Pedro Mota Machado faz parte da direção desta missão.
Este Clube irá fazer diversas observações astronómicas, a partir de maio do corrente ano, sob a supervisão do Mestre Cédric Pereira (do Exoclock) e do Professor Doutor
Pedro Machado. Estes trabalhos de campo serão realizados em conjunto com o Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA) e com os astrónomos amadores João Porto e Valter Reis e os resultados científicos obtidos deverão ser entregues ao Exoclock.
Para atingir este objetivo este Clube adquiriu um telescópio robotizado (remoto), tipo equatoriano (N250/1200 PDS Explorer BD OTA com uma montagem AZ -EQ6 GT Goto Synscan) com o apoio de várias entidades, a quem agradecemos, nomeadamente: Câmara Municipal da Lagoa, Anacom, grupo Bensaúde e grupo Finançor.
Luis Filipe Machado