Menu Fechar

Clube de Astronomia participa em eventos internacionais

Realizaram-se em Lisboa, entre 26 e 30 de outubro, o 4º Encontro anual ExoClock e o evento do consórcio português da Missão Ariel. O evento ExoClock realizou-se na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o evento Ariel realizou-se no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações. Estiveram presentes: alunos, professores, cientistas, astrónomos amadores e profissionais de muitos países e de todos os continentes. Também compareceram:  os responsáveis do projeto ExoClock (programa que permite a colaboração com a missão espacial Ariel e onde este Clube participa) e muitos dos elementos da direção, quer da missão Ariel, quer da Agência Espacial Europeia – ESA.

A missão Ariel tem por objetivo estudar a atmosfera de cerca de mil exoplanetas, estando neste momento a nave/telescópio a ser construída (com uma forte componente de Portugal) e estando previsto o seu lançamento para 2029, num foguetão Ariane, a partir da Guiana francesa.

Este Clube foi convidado a participar nestes dois eventos, bem como a realizar uma apresentação e a submeter um “abstract”.  Assim, e em representação deste Clube, participou o seu coordenador (professor Luis Machado), que efetuou a apresentação “Azores at Space end Exoplanets”. Registe-se que o “abstract” (papper) submetido foi aceite e constará das “atas” deste congresso ExoClock.

Quer a diretora da missão Ariel, quer os elementos presentes da direção da ESA, acharam muito interessante este projeto e participação destes alunos nesta missão espacial, muito especialmente, atendendo à idade dos nossos alunos envolvidos neste projeto escolar, em que aluna mais nova tem treze anos. Informaram-nos que são, de momento, os únicos alunos (não universitários) a participar neste projeto da ESA.

Durante estes eventos foi realizada uma visita guiada ao Observatório Astronómico de Lisboa.

O projeto “Azores at Space” deste Clube resulta de uma parceria com o Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA), conta com a colaboração dos astrónomos amadores: Eng. João Porto, Dr. Juan Gonçalves e Dr. Valter Reis e é orientado pelos astrofísicos: Mestre Cédric Pereira (do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço – IACE e responsável em Portugal pelo ExoClock) e Professor Doutor Pedro Machado (representante de Portugal para a missão Ariel e CO-Pi desta missão).

Clube de Astronomia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *