Menu Fechar

2015/2016

 

Excelência dos alunos da Lagoa é premiada

A Escola Secundária de Lagoa (ESL), numa parceria com a Câmara Municipal de Lagoa, decidiu premiar os seis melhores alunos da Lagoa, o melhor de cada ano do 3º ciclo – 7º, 8º e 9º das escolas EBI de Água de Pau e Secundária de Lagoa, no âmbito do programa Verão Jovem, “Os Exploradores” da Academia Júnior da Universidade dos Açores (UAc).

Durante uma semana, os alunos tiveram oportunidade de conhecer, visitar o Campus Universitário e de usufruir de observação, análise e exploração científica, tecnológica, cultural e artística, em interação com investigadores e estudantes da UAc.

Para o Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária de Lagoa, Alexandre Oliveira, o programa “Verão Jovem” é uma forma de “promover o mérito dos alunos”, sendo extremamente importante recompensar os alunos com essa “prenda” merecida pelo bom desempenho escolar.

O facto de premiar o mérito dos alunos de uma forma diferente, pode ser visto para os outros alunos como um verdadeiro “desafio”.

A Câmara Municipal de Lagoa anunciou, no aniversário da ESL, que iria apoiar com a bolsa “jovens à descoberta” a deslocação dos alunos do ensino secundário ao programa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Cientifica de Jovens nas Férias.

Consequentemente, dois alunos desta escola vão participar nesse programa universitário, nomeadamente um dos alunos foi selecionado para o estágio ‘Diagnóstico molecular em neurogenética’, no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, no Porto e o outro estudante irá usufruir do estágio “ Da levedura a novas terapias para patologias humanas: “os pequenos” podem ter grandes missões!”, no Centro de Biologia Molecular e Ambiental – Universidade do Minho – Braga.

Segundo Alexandre Oliveira, estes jovens do 11º ano escolar, vão desenvolver e acompanhar projetos científicos que só podem “abrir horizontes” e quando regressarem a São Miguel “já não serão os mesmos”.

“Este programa vai promover o sucesso, promover jovens com espírito aberto e critico”, afirmou o Presidente do Conselho Executivo da ESL ao Jornal Diário da Lagoa.

Este primeiro ano é um ano de experiência, mas a vontade da escola será de continuar o projeto nos anos seguintes caso possam contar novamente com o apoio da autarquia, pois “dá um sentido diferente a este tempo livre” durante as férias escolares.

Para Alexandre Oliveira, o balanço do ano escolar 2015-2016 é bastante positivo, tanto a nível dos resultados obtidos como pelo envolvimento geral dos alunos. Sendo que a “chave” desse sucesso, vem de um trabalho de anos, com uma “escola ativa, empenhada, envolvida e comprometida” por parte dos alunos, professores, funcionários e pais.

Finalmente, o Presidente do Conselho Executivo, salientou toda a importância do envolvimento das instituições do Concelho e da autarquia lagoense na educação dos alunos que serão os “cidadãos do Concelho”.

in http://diariodalagoa.com/excelencia-dos-alunos-da-lagoa-e-premiada/

 

Ajude-nos a encontrar o vídeo mais criativo produzido pelos alunos que participam na semana da “Expedição EPIS”.
Sairá vencedor desta concurso o vídeo com mais visualizações:

Vídeo 1: Ricardo Dias da Escola Secundária do Cerco, Porto

Vídeo 2: Daiane Silva da Escola Secundária Augusto Gomes, Matosinhos

Vídeo 3: Henrique Pestana, Escola Secundária da Lagoa, Açores

 

 

Alunos da Escola Secundária da Lagoa vencem Concurso

“Açores: Mar de Culturas”

O grupo de alunos da Escola Secundária da Lagoa constituído por Álvaro Borges, Diogo Amaral e Tiago Couto venceu a terceira edição do Concurso “Açores: Mar de Culturas”, anunciou hoje o Governo dos Açores.

 

A iniciativa, promovida pela Direção Regional das Comunidades, visou promover um maior conhecimento das migrações nos Açores, na dupla vertente da emigração e imigração, assim como sensibilizar os jovens para a importância e relevância socioeconómica e cultural das migrações.

O concurso, realizado durante o ano letivo em curso, destinou-se a todos os alunos do 10.º e do 11.º ano, bem como dos dois primeiros anos de cursos profissionais de nível 4, inscritos em estabelecimentos de ensino da Região Autónoma dos Açores.

O trabalho vencedor, intitulado “Açores: dinâmicas de idas e vindas das gentes”, abordou, em formato de reportagem jornalística, as diferentes questões inerentes ao processo migratório, a sua evolução na Região em contexto de globalização e a sua interação com as sociedades de acolhimento.

Para o efeito, os alunos entrevistaram imigrantes que residem no arquipélago, emigrantes açorianos e instituições que trabalham nesta área.

O concurso pretendia que os alunos, organizados em grupos de três e sob a orientação de um professor, apresentassem um trabalho em vídeo relacionado com a temática das migrações, sob a forma de reportagem jornalística, sem descurar a parte histórica e criativa.

Os trabalhos apresentados foram avaliados por um júri composto por Célia Pereira, do Gabinete de Apoio ao Migrante da Cresaçor, Herberto Gomes, da RTP Açores, Luís Silva, da Associação dos Emigrantes Açores, Manuel Bernardo Cabral, realizador, Paulo Mendes, da Associação dos Imigrantes dos Açores, e Telma Silva, da Direção Regional das Comunidades.

Com este projeto, os jovens alunos pretenderam dar a conhecer os processos de integração dos imigrantes nas ilhas, bem como dos Açorianos que emigraram para vários destinos do mundo, promovendo, assim, a interculturalidade e divulgando a ligação afetiva entre os Açorianos residentes e emigrados.

Os alunos vencedores, conjuntamente com a professora responsável pelo projeto, Ana Isabel Moniz, ganharam uma viagem ao Brasil, onde terão a oportunidade de conhecer a cultura e as tradições de um país onde se encontra uma das principais comunidades de emigrantes Açorianos e seus descendentes e tem, ao mesmo tempo, uma das comunidades de imigrantes mais representativa nos Açores.

A visita ao Brasil será organizada pela Direção Regional das Comunidades em colaboração com as Casas dos Açores de São Paulo e de Santa Catarina.

Projeto Scomber Colias

13ª Edição Projeto Ciência na Escola – Fundação Ilídio Pinho

 

Atividade – Antes de discriminares conhece-me

Dia da Marinha

Dia Mundial da Terra

Dia Mundial do Estudante

Projeto EPIS – Visita de João Capela

Exposição Adultos Fora de Horas

Orçamento Participativo Jovem

     Relembramos que se encontra a decorrer até 15 de maio o prazo de apresentação de propostas para o Orçamento Participativo Jovem.

     Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lagoa, com o objetivo de reunir opiniões e contributos da população jovem do concelho e que irá permitir adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas dos jovens.

     Aproveitamos para disponibilizar o respetivo regulamento.

     As inscrições poderão ser formalizadas em http://cm-lagoa.no-ip.org/opj/.

     Estamos disponíveis para quaisquer dúvidas que possam existir.

 

Participação da ESL no 12.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos


No dia 4 de março realizou-se em Beja, no Parque de Feiras e Exposições desta cidade. Nesta edição do CNJM, inscreveram-se 1523 alunos provenientes de 300 instituições de ensino nacional.

Este evento que ocorre anualmente desde 2004 é organizado pela Associação Ludus (http://ludicum.org/ludus), uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo promover e divulgar a Matemática nas suas diversas vertentes, nomeadamente, a cultual, histórica e recreativa, contou ainda com a colaboração da Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Ciência Viva.

E localmente, teve a colaboração da Câmara Municipal de Beja, do Instituto Politécnico de Beja, e dos Agrupamentos de Escolas n.ºs 1 e 2 de Beja.

Os jogos disputados na edição deste ano foram os seguintes: Semáforo, Gatos & Cães, Rastros, Avanço, Produto e Sesqui, dividindo os participantes por níveis de ensino, do 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário.

A região autónoma dos Açores esteve representada nesta edição por alunos de sete escolas, entre as quais a ESL, com o aluno Marco Martins, campeão regional de Rastros, no 3.º Ciclo do Ensino Básico. O Marco Martins foi o único açoriano a disputar a finalíssima na sua categoria, tendo obtido o 8.º lugar entre os catorze jogadores do seu grupo.

Estamos convictos que a participação dos nossos alunos em eventos desta natureza é de primordial importância por considerarmos que, para além do conhecimento e de convívio que estes proporcionam, a prática de jogos com estas características proporciona igualmente o desenvolvimento uma importante vertente pedagógica, cultural, histórica e competitiva, e é mais uma forma suscetível de promover nos alunos várias competências comuns à matemática e ao raciocino matemático.

Eco-Escolas

No dia 20 de janeiro decorreu, em Ponta Delgada, a cerimónia regional de atribuição dos galardões Eco-Escolas 2015 e os respetivos certificados. A ESL, além dos referidos anteriormente, recebeu também o certificado Geração Depositrão 2015 – Upcyling: um monumento da minha terra, que foi agraciado com um primeiro lugar, e o certificado Eco-Escolas criam jardins com embalagens FSC, onde obteve menção honrosa. Estes trabalhos foram orientados pela docente Ana Cristina Santos. Durante a cerimónia, teve início a Rota dos 20 na Região Autónoma dos Açores, que contou com a presença da vereadora do pelouro da Mobilidade de Ponta Delgada, do Secretário Regional da Agricultura e do Presidente da Associação Bandeira Azul da Europa.

Chegada a nossa vez, os testemunhos da Rota das Eco-Escolas-“Rota dos 20” (bandeira, livro das escolas e pergaminhos) foram entregues na ESL, no passado dia 15 de fevereiro, pela Escola Básica e Integrada de Água de Pau, que se fez representar pela Presidente do Conselho Executivo, Dra. Joana Medeiros, as Coordenadoras do programa Eco-Escolas, Dra. Hermínia Rodrigues e Dra. Odília Mancebo, bem como um grupo de alunos.

A ESL preparou uma receção simples e informal, que contou com a presença do Presidente do Conselho Executivo, Dr. Alexandre Oliveira, as Coordenadoras do programa Eco-Escolas e um grupo de alunos. Cantou-se o hino Eco-Escola, seguido da plantação de duas árvores (oferecidas à nossa escola pela Escola Básica e Integrada de Água de Pau durante a sua atividade no dia 12 de fevereiro) no jardim das memórias. Aproveitou-se a ocasião para hastear a Bandeira Verde Eco-Escola 2014/2015. Por fim, depois de feito o registo nos testemunhos, todos os participantes caminharam até ao edifício dos Paços de Concelho, para entregar os testemunhos à vereadora Elisabete Tavares. Terminou assim o percurso no nosso concelho, cabendo à CML fazer a entrega dos testemunhos referidos anteriormente ao município vizinho para que a rota continue.

 

MARATONA DE DANÇA 2016

No passado dia 5 de fevereiro realizou-se a 10ª edição da Maratona de Dança da ESL, promovida e dinamizada pela turma do 12º ano do Curso Profissional de Animador Sociocultural.

Definitivamente, a Maratona assumiu-se como um projeto de grande dimensão, pela enorme adesão da comunidade escolar e pelo envolvimento de vários agentes educativos.

Este ano, e seguindo a tradição, os alunos viveram o Carnaval com grande entusiasmo, alegria e surpresa.

O evento centrou-se no tema do ambiente, concretamente na preservação das florestas. Num cenário inovador, os alunos participantes foram convidados a expressarem-se ritmicamente ao som de um mix musical devidamente selecionado pela turma organizadora.

No contexto da disciplina de Animação Sociocultural, a turma organizadora concebeu a Maratona como um projeto de animação lúdica e desportiva. Para isso, planificaram, distribuíram funções, inventariaram os recursos e organizaram as diversas fases do projeto. Este teve como objetivos a celebração do Carnaval através de um atividade física; a promoção do convívio e o divertimento entre os alunos; a promoção da saúde dos participantes; o desenvolvimento de capacidades de expressão e ritmo dos mesmos e a sensibilização para a preservação da fauna e da flora das florestas.

A Maratona constituiu, também, um projeto interdisciplinar, pois teve o contributo das disciplinas de Área de Estudo da Comunidade e de Área de Expressões relativamente à decoração e logística do espaço. Esta articulação das três disciplinas permitiu aos alunos organizadores desenvolver competências técnicas e sociais essenciais ao perfil de um Animador Sociocultural.

Com o envolvimento de 317 participantes (concorrentes. convidados externos e colaboradores), pode-se concluir que a Maratona de Dança 2016, mais uma vez, tornou-se numa acontecimento importante entre as diversas atividades que a Escola desenvolve. Como não poderia de ser registado, congratula-se os alunos vencedores: 3 masculinos e três femininos, eleitos por um júri de 4 elementos, cuja avaliação incidiu na expressão corporal e estética, na capacidade rítmica e coordenativa dos participantes.

Para o sucesso do projeto, também, contribuíram várias entidades e pessoas. Assinala-se o apreço e agradecimento ao Conselho Executivo, à Associação de Estudantes da ESL, à Câmara Municipal de Lagoa, à Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo, à empresa Jardim Campo, às Street Dancers, ao DJ Gabriel Resendes, aos membros do Júri, aos participantes do Momento dos Talentos, a diversas turmas, aos assistentes operacionais, aos técnicos administrativos e aos professores que diretamente orientaram e acompanharam os alunos.

 

Spdf

This is Hollywood

 

SiteStar

A aluna Vanessa Babosa do 12ºano, a frequentar o Curso Profissional Técnico de Gestão de Programação de Sistema Informáticos, como Prova de Aptidão Profissional propôs-se a construir um site para uma melhor divulgação do Núcleo de Informática. A construção desse site tem como objetivos gerais: o upgrade às formas de divulgação do Núcleo; a partilha de conteúdos relacionados com as atividades do Núcleo; dar a conhecer o que é o Núcleo e o que este oferece; e partilhar as atividades realizadas pelo Núcleo. Neste site, podem ainda ser inseridos textos, imagens, galerias de imagens, um fórum, links e ficheiros. O principal objetivo na construção deste site, para além da promoção das atividades efetuadas pelo Núcleo e de acrescentar a interligação da escola e o meio envolvente, porque é a partir desta, que se estabelecem as bases para que os alunos consigam desempenhar o seu papel, de uma forma mais segura e motivada, tendo em vista o seu percurso e o progresso na vida escolar (estudos e lazer). Com a realização da Prova de Aptidão Profissional, a aluna pospôs-se a concorrer ao curso SiteStar, pois encontrava-se enquadrada em todos os requisitos solicitados pelo regulamento do concurso dinamizado pela DecoJovem.
A proposta da aluna Vanessa Barbabosa foi selecionada, bem como 74 outras propostas, passando assim à 2 fase do concurso. As 74 equipas selecionadas vão receber um domínio e as ferramentas 3 em 1 para o desenvolvimento do seu site!

 

Participação da ESL no CRJM 6

No dia 27 de janeiro de 2016 realizou-se no Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada, o 6.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos (CRJM6), que contou com a participação de cerca de 160 alunos dos três ciclos de ensino básico e ensino secundário, em representação de 15 escolas dos Açores, e provenientes de três ilhas: S. Jorge, S. Miguel e Terceira.

A organização anual deste evento na Região é da responsabilidade da AMIL – Associação de Matemática Interativa e Lúdica (http://sites.uac.pt/amil/).

A Escola Secundária de Lagoa, através do Clube de Matemática e do Clube de Xadrez “O Neurónio” participou no CRJM6 com doze alunos, a saber:

  • em 3.ª categoria (3.º ciclo), Marco André Martins, Rui Xavier Freire, Tiago Sousa Matos, no jogo Rastros, Ricardo Pacheco e José António Santos, no jogo Avanço;
  • em 4.ª categoria (ensino secundário) Álvaro Borges, Tiago Couto, Rúben André Guilherme, no jogo Avanço, Marco Alexandre Campos, Dina Andrade e Diogo Vieira Amaral, no jogo Produto, e Nuno Ricardo Botelho, em Sesqui.


À semelhança de anos anteriores, os representantes da Escola Secundária revelaram um bom desempenho nestes jogos, em particular, o aluno Marco André Ventura Martins, que obteve o 1.º lugar em Rastros (3.ºciclo), e os alunos Marco Alexandre Campos e Dina Maria Andrade, 2.º e 3.º lugar, respetivamente, ambos no jogo Produto (ensino sec.- 4.ª categoria).

O aluno Marco André Ventura Martins, na qualidade de campeão regional de Rastros, 3.ª categoria, está apurado para representar os Açores na final do 12º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM12), que decorrerá no dia 4 de março do corrente ano, em Beja.

 

1ª edição da Palma de Ouro do cinema francês

No passado dia 14, as turmas A, C, D e E do 9º ano de Francês levaram a cabo a 1ª edição da Palma de Ouro do cinema francês.


Ao longo do 1º período, os alunos das referidas turmas empenharam-se na criação de uma curta-metragem sobre o Bullying (Le harcèlement), tema abordado durante as aulas de Francês. Esta atividade culminou num espetáculo, em que foram atribuídas as palmas de ouro para o melhor filme, turma A; melhor realização, turma C; melhor argumento, turma E; e melhor montagem, turma D. Foram, ainda, laureados os alunos Alberto Medeiros, do 9ºE, como melhor ator principal; Tatiana Sousa, do 9ºA, melhor atriz principal; João Goulart, do 9ºC, melhor ator secundário; e Filipa Ponte, do 9ºD, melhor atriz secundária.

Para além da entrega dos prémios, o espetáculo contou, ainda, com a participação especial da aluna Cristina Januário, do 9ºA, que maravilhou a plateia com uma dança, assim como das vozes encantadoras das alunas Maria Pacheco, do 9ºB; Mariana Arruda e Isabel Sousa, do 10ºE.

Tendo em conta a boa adesão por parte dos participantes e do público, espera-se, no próximo ano letivo, a 2ª edição da Palma de Ouro.

 

MinecraftEdu na ESL

Desde o fim de 2011 que na Escola Secundária de Lagoa se tem utilizado na Disciplina de Cidadania, do Ensino Especial, a versão freeware do Minecraft e um jogo clone do mesmo, o Manic Digger, com o propósito de desenvolver atividades pedagógicas. Em novembro de 2015, adquirimos a versão de educação – MinecraftEdu – que não só permite que a Escola corra o seu próprio servidor, como garante uma experiência totalmente configurada pelo professor, onde os alunos, em equipa, podem desenvolver verdadeiros projetos que vão do mais simples a níveis de complexidade crescente, onde a imaginação é o limite.

A ideia de utilização de videojogos no meio educativo tem vindo a ganhar força, sendo o Minecraft um dos videojogos que teve uma integração fácil no ensino regular de vários países, como são os exemplos da Finlândia e da Suécia, onde faz parte obrigatória do currículo de algumas escolas. Neste momento, o MinecraftEdu liga uma comunidade global que comunica e troca recursos.

A versão de educação do Minecraft tem-se revelado motivante, rapidamente se tornando em mais uma resposta ao insucesso educativo, pois desafia e motiva os alunos para atividades complexas e que requerem atenção e dedicação. Acredito que este videojogo é suficientemente moldável para diversos tipos de abordagem em qualquer disciplina, mas a experiência adquirida sugere que disciplinas como a Matemática e a Educação Visual serão imediatamente beneficiadas devido à natureza arquitetónica deste videojogo, sendo facilmente possível desenvolver projetos interdisciplinares com essas disciplinas.

No Ensino Especial, o Minecraft tem sido utilizado também como espaço de desenvolvimento de competências atitudinais, onde os alunos aprendem a colaborar e a comunicar num projeto comum que só pode ter sucesso se todos contribuírem e respeitarem as diferenças pessoais.

Para mais informações consultar:

Amplia as tuas aulas

Feel Think Grow Inspire

Zona 9ºU

João Freitas

Professor de Cidadania

Ensino Especial

Encontros sobre a importância das Línguas Estrangeiras

 

Nos dias 7 e 8 de janeiro de 2016, o Dr Gui Rego, antigo aluno da ESLagoa, dinamizou alguns encontros com turmas do 3º Ciclo e Ensino Secundário onde abordou os temas “ A importância das línguas estrangeiras no sucesso pessoal e profissional” e “O mundo do trabalho e a mobilidade profissional”. Uma iniciativa da docente de Paula Santos Silva à qual o seu antigo aluno acedeu de imediato tendo-se ainda disponibilizado para outras sessões via Skype.

“ – Sou da Atalhada e também estive sentado nestas salas. Sonhei e lutei para hoje ter sucesso. Se vocês sonharem também serão capazes!”. Estas foram algumas das palavras que mais marcaram os que o ouviram.

 

spdf

Regresso às aulas

“Hour of Code” na ESL

As turmas do curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, 11ºF e 12ºD, participaram no evento a nível mundial “Hour of Code”, promovido pela Code.org, integrado na Computer Sciece Education Week, nos dias 7 e 11 de dezembro.

Este evento pretendeu demonstrar que a programação também pode ser uma atividade fácil e divertida, desenvolvendo nos alunos a competência para resolução de problemas, lógica e criatividade.

“A meu ver, a atividade Hour Of Code foi uma experiência bastante positiva. A utilização da linguagem scratch foi muito divertida e aprendi mais sobre a mesma. É uma linguagem apropriada para quem nunca fez programação e muito engraçado para as crianças! “

André Botelho, 11ºF

 

Clube Multimédia spdf alcançou menção honrosa

O clube spdf alcançou uma menção honrosa na categoria VídeoNarrativas, no concurso Cineastas Digitais edição 2014/2015, com o documentário:”Os Jovens e uma vida saudável”.

O vídeo aborda a relação dos jovens com diversos hábitos que levam ao desenvolvimento de um estilo de vida mais saudável.

 

 

Clube Multimédia spdf

Clube multimédia spdf da Escola Secundária de Lagoa, desde o dia 24 de novembro está integrado na TVJ – iniciativa da Direção Regional da Juventude.

Os vídeos realizados pelo clube nas rúbricas spdf, Cartas para a Maria João e Meio Metro de Palavras, podem agora ser encontrados na TVJ, um dos canais de comunicação da DRJ onde são divulgado os programas e projetos destinados aos jovens açorianos ou realizado por eles.

Aceda já à apresentação do clube multimédia spdf feita através da TVJ e deixe o seu comentário.

 

Apresentação do site ESL pelo Clube spdf

 

14º Aniversário da ESL

 

Exposição Coletiva “Adultos fora de Horas”

 

Comemoração do Halloween na ESL

 

Professor Jorge Rio Cardoso na ESL

No dia 23 de outubro esteve entre nós o Professor Jorge Rio Cardoso.

Neste dia tiveram lugar três encontros com alunos, professores e pais.

Como melhorar os resultados escolares sem stress?
Educar no século XXI
Como fazer do meu filho um bom aluno?

Foram momentos de debate e de partilha sobre a educação. Ficaram os conselhos, as ideias e a perspetiva de projetos de intervenção em prol do sucesso educativo.

Esta atividade só foi possível com a colaboração da Câmara Municipal de Lagoa.

 

Delegação da Baviera

No dia 24 de setembro a Escola Secundária de Lagoa encheu-se de sons e cores da Baviera. Uma delegação artística do estado federal da Baviera (Alemanha), por iniciativa do Lions Clube de Rabo de Peixe e do Lions Clube de Lagoa.

Esta embaixada era composta pela Orquestra do Sopro Max Pfluger – Blaskapelle Max Pfluger, pelos Trompetistas dos Alpes Guenztaler Alphornblaeser e pelo grupo de trajes típicos bavários Alpenblick Bad Woerishofen. Estes músicos, num total de 49, proporcionaram uma tarde diferente com sonoridades e indumentárias da sua região.

 

Dia ProSucesso

Este ano letivo começou de forma diferente. No dia 14 de setembro os alunos do 3º ciclo e Encarregados de Educação foram convidados a participar num conjunto de atividades que os docentes de todos os Departamentos Curriculares e de todas as disciplinas prepararam. Pretendeu-se que neste primeiro dia de atividade escolar proporcionar um contacto diferente com o ambiente de sala de aula e de escola em geral.