Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
Ana Pires é Investigadora INESCTEC, Astronauta Análoga, Cientista-Astronauta e foi a comandante da missão CAMões, que se realizou na gruta do Natal, ilha Terceira, em novembro passado. Foi a primeira portuguesa a concluir com sucesso o Programa de Cientista Astronauta, e em janeiro de 2024, Ana Pires foi a vencedora da categoria Ciência e Tecnologia dos Prémios Women 3.0, uma iniciativa do Clube G100, Communication & Advocacy Wing, em colaboração com a Revista Diplomacy & Business, que visa “celebrar mulheres que exibem uma liderança excecional e feitos notáveis” e que “fomentam mudanças significativas” e inspiradoras.
No Dia Internacional da Mulher, depois de “dar uma aula para alunos de Humanidades”, apresentou, no auditório da ESLagoa, uma conferência – “Space SHEroes: Quando as Mulheres Desafiam os Limites da Ciência e da Tecnologia”. No decorrer deste evento, foi entregue ao Clube de Astronomia o seu novo telescópio robotizado, que irá permitir a este Clube colaborar com a missão Ariel (da ESA), através do projeto Exoclock. A aquisição deste importante instrumento contou com o apoio da Câmara Municipal da Lagoa, da Anacom, do grupo Bensaúde e da Finançor.
Também foi apresentada uma conferência na Universidade dos Açores, denominada “Exploração Humana e Robótica: Uma Viagem do fundo do Mar até ao Espaço” e outra no OASA, chamada “Criar “Espaço” para as Mulheres em Portugal: A Importância das Missões Análogas e do Treino Espacial”, esta última aberta ao público.
Luis Filipe Machado
Rui Moura – astronauta análogo
O astronauta análogo Rui Moura visitou a Escola Secundária da Lagoa, a convite do Clube de Astronomia, Geocaching e Multimédia desta Escola, de 1 a 4 de fevereiro do corrente ano. Nesta deslocação interagiu com alunos de seis turmas, em sala de aula, onde apresentou diversos “artefactos” reais relativos a missões espaciais. Também proferiu uma conferência, denominada “O que faz e como se faz um astronauta”, no auditório desta Escola, com a presença de centenas de alunos e professores, bem como de vários convidados. Esta deslocação contou com o apoio da Câmara Municipal da Lagoa e da marinha de Portugal.
Rui Moura, cientista e professor universitário, participou, como astronauta análogo, na missão CAMões, que se realizou, em novembro passado, na gruta do Natal na Ilha Terceira e está qualificado como astronauta. Ingressou no IIAS (Instituto Internacional de Ciências Astronáuticas), em 2016, frequentando e concluindo o curso de “Cientista-Astronauta Suborbital” 1601 na Universidade Embry Riddle, na Florida. Recentemente, também tem feito esforços em Portugal para promover o voo espacial tripulado através de exposições de artefactos autênticos e também foi convidado para inúmeras palestras públicas, entrevistas nos meios de comunicação social e eventos de conferências. Dentro do IIAS, foi no passado o líder do grupo Space for All Nations (SFAN). Rui Moura, é piloto de aviões, desde 1993, detendo atualmente qualificação de voo noturno e acrobacia aérea tendo já pilotado mais de 25 tipos de aeronaves (desde aeronaves ligeiras a jatos militares). Também participou em três temporadas competitivas de voo acrobático e cinco anos em ações de vigilância de incêndios florestais.
Luis Filipe Machado
“Azores at Space” participa na missão CAMões
Os alunos da “seção espaço” – Azores at Space, do Clube de Astronomia, Geocaching e Multimédia da Escola Secundária da Lagoa, participaram, no passado mês de novembro, no projeto CAMões (Caving Analog Mission for Ocean, Earth and Space Exploration – À Conquista da Lua nos Açores).
Assim e durante três semanas estes alunos, em número de 45, informaram-se sobre este projeto e elaboraram várias questões para colocar aos astronautas análogos (Crew Zero da missão CAMões) participantes nesta missão; três destes 7 elementos já estão qualificados como “astronautas”.
Portugal, mais concretamente a Ilha Terceira, nos Açores, tornou-se no primeiro local de treino de astronautas, pois, durante sete dias, sete pessoas ficaram isoladas na Gruta do Natal para replicar o ambiente lunar e auxiliar no planeamento e design de missões lunares e marcianas. Os astronautas de diversas agências espaciais como a ESA e a NASA têm procurado este tipo de estruturas e cenários para realizar os seus treinos de geologia planetária, isto porque existem similaridades com os tubos de lava existentes em Marte e na Lua. O Arquipélago dos Açores, por ser de origem vulcânica, possui no seu território algumas estruturas de elevado interesse científico, ideais para missões análogas à Lua ou a Marte – como é o caso dos seus sistemas de tubos de lava.
No webinar, realizado, via zoom, a 24 de novembro, sob a coordenação do Esero Portugal/Ciência Viva, participaram alunos e professores de várias escolas açorianas. Os nossos alunos colocaram 2 questões, uma por alunos do 3º ciclo (8º C) – “Porque é que habitar nesta gruta se assemelha a viver na Lua ou em Marte?” e outra pelos alunos do secundário (11º A) – “As missões de investigação e simulação como a Camões têm algum impacto no ecossistema dos locais usados para a mesma e, neste caso, na gruta do Natal?”.
Luis Filipe Machado
Realizou-se, no passado mês de outubro, a Semana Mundial do Espaço. O Clube de Astronomia, Geocaching e Multimédia da Escola Secundária da Lagoa, em conjunto com: o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, o Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA) e a ANACOM (Açores), organizou diversos eventos alusivos ao tema, nomeadamente: conferências, sessões num planetário móvel e formações sobre telescópios e observação de astros. Colaboraram nestes eventos: o Doutor Cédric Pereira (do projeto Exoclock – Missão Ariel), o Mestre Pedro Garcia e o astrónomo-amador Eng. João Porto. Estes eventos inseriram-se no projeto “Azores at Space”, promovido por este Clube. Realizaram-se duas conferências; uma da responsabilidade do Mestre Cédric Pereira, que consistiu numa “Viagem pelo Universo” e outra pelo Comandante João Vaz, diretor da Anacom – Açores sobre “O papel dos satélites de comunicações num mundo de fibra ótica”. Nesta última conferência foi montado e demostrado um sistema de comunicações “Star Link”. Este evento também incluiu duas sessões de “Observação do Sol”, com o apoio do OASA. Também esteve presente, durante três dias, nesta Escola, o planetário móvel do OASA. Realizaram-se ainda duas sessões formativas, para os alunos da “vertente” Espaço deste Clube, sobre a “Montagem de telescópios e observação de astros”, que tiveram por formadores: Cédric Pereira, João Porto e Pedro Garcia.
Luis Filipe Machado
“AZORES AT SPACE” NA “MALA DA CIÊNCIA”
O Clube de Astronomia, Geocaching e Multimédia participou, apresentando o seu projeto “Azores at Space”, no evento Mala da Ciência e na Macaronight 2023, eventos organizados pela Ciência Viva, através do Expolab, que decorreu nas Portas do Mar no dia 29 de setembro. Participaram cerca de 100 alunos da ESLagoa, 30 dos quais pertencentes a este Clube. Na parte da manhã os alunos visitaram os vários “stands” existentes. Quer de manhã, quer à noite, vários alunos do clube foram responsáveis pela manutenção do nosso “stand”, bem como pela apresentação dos nossos projetos especiais aos visitantes, nomeadamente: visita à ESLagoa do astronauta Danny Olivas, onde, em dois meses, realizou diversas conferências e atividades, sendo esta foi a 1ª vez que um astronauta visitou uma escola em S. Miguel; realização do 1º contato entre os Açores e o Espaço (com astronauta em missão na Estação Espacial Internacional – ISS); participação no 1º CanSat Júnior Açores, com duas equipes do 3º Ciclo, tendo as 2 equipes ficado muito bem colocadas, tendo uma delas atingido o pódio; participação com dois alunos do ensino secundário, integrando a equipa “Team Portugal”, que representou Portugal, no evento 1ª edição do “LeoLabtorium Space Sciences SummerCamp” atividade internacional “Acampamento em Marte”, organizada pela empresa LeoLabs em conjunto com a NASA. Esta equipe foi classificada em 1º lugar entre todos os países participantes e de registar que este Clube colabora com a Missão Espacial Ariel, da ESA, através do projeto EXOCLOCK. Esta missão tem por objetivo estudar a atmosfera de exoplanetas
Estiveram presentes na Noite Europeia dos Investigadores, mais de 50 investigadores, mais de 1300 alunos, cerca de 1500 participantes e cerca de 120 colaboradores.
Este Clube recebeu um novo drone, como oferta da organização.
Luis Filipe Machado
Alunos da Escola Secundária da Lagoa em primeiro lugar a nível mundial!
Sete alunos açorianos, dois da Escola Secundária da Lagoa (Matilde Silva do 10º ano e João Correia do 12º ano ambos elementos do Clube de Astronomia, Geocaching e Multimédia), dois da Escola Básica e Secundária Bento de Rodrigues – Santa Maria, um da Escola Domingos Rebelo, um da Escola Secundária Antero de Quental e um da Escola Básica e Secundária Cardeal Costa Nunes – Pico, constituíram a equipa “Team Portugal”, que representou Portugal, tendo participado na 1ª edição do “LeoLabtorium Space Sciences SummerCamp” atividade internacional “Acampamento em Marte”, organizada pela empresa LeoLabs em conjunto com a NASA, tendo esta equipa alcançado o primeiro lugar a nível mundial. Estes alunos receberam um certificado individual internacional de participação, bem como o certificado da sua equipa ter-se classificado em 1º lugar. Participaram equipes de vários países, nomeadamente: Estados Unidos da América, Costa Rica, Porto Rico, Colômbia, Portugal, …
Desenvolveram, de forma virtual aos sábados, entre junho e agosto, a missão: “Spacecraft´s Earth-Moon mission design”. Este projeto “LeoLabotorium – Space Sciences Summer Camp: chapter 1”. Esta equipe foi orientada pela Dra. Bonnie Pino.
Pretendia-se “construir” a missão “Da Terra à Lua”, criando uma nave, planeando a quantidade de combustível e “projetando” uma órbita (a 24-000 kms de altitude) para a nave. Foi ainda projetado um satélite que estudasse a quantidade de radiação a que os astronautas, habitando uma possível base lunar, estariam expostos a longo prazo, já que a atmosfera da Lua, é muito menos densa que a da Terra. A simulação da “nave” deixou a órbita da Terra a 29 de julho e o “satélite” executou a 2ª manobra, entrando na órbita da Lua a 3 de agosto. Esta missão teve a duração de cinco dias e “queimou” cerca de 7.111 Kg de combustível.
Clube de Astronomia da ESLagoa
No final deste ano letivo, o Clube de Astronomia, Geocaching e Multimédia, promoveu uma visita de estudo às Sete Cidades, onde participaram cinquenta alunos e professores deste Clube, de turmas do 7º ano e de turmas do 10º ano de cursos profissionais. O tema desta atividade foi o Geocaching e neste contexto encontraram-se várias “caches” existentes na zona das Sete Cidades e da Ferraria e foi feita a manutenção de várias das nossas caches existentes na zona.
Ao longo desta atividade foram visitados diversos pontos turísticos, realizou-se uma caminhada, tendo o almoço- picnic sido realizado nas margens da lagoa azul.
Esta visita de estudo contou com a colaboração da Câmara Municipal de Ponta Delgada, a qual agradecemos.
Luis Filipe Machado – (Clube de Astronomia, Geocaching e Multimédia da ESLagoa)
Alunos da Lagoa classificados em 3º lugar no concurso “CanSat Júnior Açores 2023”
Recentemente, duas equipas de alunos do 3º Ciclo da Escola Secundária da Lagoa participaram no concurso CanSat Júnior Açores 2023, em Santa Maria, de 26 a 28 de maio. As equipas “Azores at Space” e “In Search of the Uncertain”, lideradas pelos professores Luis Machado e Neide Pimentel, eram constituídas por 12 alunos (6 em cada equipa) do 7º e 8º ano. As equipas inscreveram-se em novembro de 2022 e foram selecionadas para a final. Os professores participantes realizaram, também, uma formação em dezembro passado, que se realizou no Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA).
A equipe “Azores at Space” ficou em 3º lugar neste concurso. A equipe ISU também ficou muito bem classificada.
Entre janeiro e maio de 2023, estes alunos e professores desenvolveram várias atividades (formativas e educativas), desenvolvendo e aprofundando diversas competências. Assim: 1) Construção do paraquedas – aprenderam a construir (e construíram) vários pequenos paraquedas (funcionais) seguindo os requisitos necessários – neste processo aprenderam diversos conceitos das disciplinas de Física e Matemática, trabalhando em grupo e desenvolvendo competências relativas a “trabalhos manuais”. Os alunos tiveram a oportunidade de abrir um parapente, que nos foi gentilmente cedido pelo Clube Asas de S. Miguel; 2) Comunicações (rádios e antenas) – Aprenderam vários conteúdos relativos a comunicações rádio e construíram duas antenas direcionais (do tipo Yagi-Uda), que foram testadas na parte final deste percurso; 3) Eletrónica e programação – Trabalharam com eletrónica, tendo construído e montado as duas “latas” CanSat (onde foram instalados sensores para medir a temperatura e a pressão atmosférica). Neste processo tiveram que ser criativos e encontrar a solução para diversos problemas. Depois, os alunos e professores, tiveram uma iniciação à linguagem de programação “Scratch” e C++, tendo desenvolvido os programas necessários que foram instalados (e testados) quer nos Cansat’s, quer nas “estações base”.
Na parte final destes três módulos formativos, todos os equipamentos e programações foram devidamente testados, tendo-se, posteriormente, efetuado as correções e adaptações necessárias. Mensalmente, os alunos faziam o seu próprio relatório (individual e escrito), relativo a cada uma das áreas temáticas e também era produzido, pelos professores, um relatório por cada equipa. Estes relatórios, bem como fotos e vídeos, foram enviados à organização.
No mês de março e com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, os diversos paraquedas construídos (com materiais diferentes) foram testados. No mês de maio os alunos preparam as apresentações, de cada uma das equipas e construíram os gráficos associados à atividade, relativo ás variáveis: temperatura e pressão (de onde obtiveram a altitude). Também se preparam para efetuar, no evento final em Santa Maria, as respetivas apresentações.
Registe-se que estas atividades formativas tiveram o apoio de vários pais/EE e de vários professores desta Escola, pertencentes ao Clube de Astronomia, Geocaching e Multimédia, nomeadamente: David Rosa, Emília Pinto, João Freitas e Paula Silva. Também, e ao abrigo do protocolo que este Clube/Escola tem com a Universidade dos Açores, o Professor Doutor Francisco Martins foi formador nas áreas de programação e eletrónica. De notar que foi necessário proceder à impressão de peças em 3D (peças que não foram fornecidas no Kit CanSat, peças para servirem para a realização dos testes, peças para a melhoria dos componentes e peças suplentes).
No CanSat Júnior Açores 2023 participaram 13 equipas, provenientes de sete ilhas, tendo-se juntado na “ilha do Sol”, mais de 100 elementos, incluindo a organização (quer a nível regional, quer a nível nacional).
“O CanSat Júnior Açores 2023 (nesta sua primeira iniciativa) é uma iniciativa é organizada pela primeira vez na Região, em conjunto com o ESERO Portugal/Ciência Viva, e a Agência Espacial Portuguesa, contando com diversos parceiros regionais, nacionais e internacionais. O CanSat é um projeto eminentemente científico e tecnológico baseado num contexto espacial “real” – construção e lançamento de um microssatélite do tamanho de uma lata de refrigerante, equipado com sensores, e sistema de comunicações, capaz de medir parâmetros atmosféricos e enviar dados por telemetria para uma estação terrestre operada pelos alunos”.
O objetivo principal deste projeto consistiu em “proporcionar aos jovens participantes o contacto com aplicações básicas, mas muito práticas de ciência e engenharia num projeto “real” absolutamente entusiasmante e impactante no desenvolvimento de competências científicas, técnicas, comunicacionais, de trabalho em equipa e resolução de problemas”.
As equipas participantes tiveram que construir um CanSat, ou seja: um pequeno satélite do tamanho de uma lata de refrigerante, e equipá-lo com um sistema de comunicações e sensores capazes de comunicar com a base quando lançado de uma determinada altitude (algumas centenas de metros), permitindo uma aterragem em segurança. O desafio foi desenvolvido por etapas ao longo do ano letivo, desde a construção de um paraquedas eficaz ao equipamento técnico (hardware e software) e integrando um sistema de comunicação.
Em Santa Maria os alunos e professores efetuaram a sua missão (lançamento dos seus “satélites”), apresentaram o seu trabalho e conclusões, visitaram “estruturas ligadas ao Espaço”, bem como alguns locais turísticos e tiveram a oportunidade de conviver com alunos e professores de outras escolas e de outras ilhas. Também visitaram e fizeram a manutenção das quatro caches de Geocaching, deste Clube) e “ligadas” ao Espaço (Teleporto, Estação Raegue, Space Port e Space Ryder).
Luis Filipe Machado e Neide Pimentel – (Clube de Astronomia, Geocaching e Multimédia da ESLagoa)
A PIDE chegou à biblioteca
À semelhança da Polícia de Intervenção e Defesa do Estado do Regime Salazarista, a PIDE da Biblioteca da Eslagoa censurou alguns livros que fazem parte do espólio literário da nossa biblioteca, proibindo assim a sua requisição. A equipa desafiou a comunidade escolar a ir contra a censura e foram muitos os alunos que assim o fizeram.
Miúdos a Votos: quais os Livros Mais Fixes?
Este ano letivo, a equipa da nossa Biblioteca Escolar inscreveu a nossa escola na atividade ‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’ dinamizada pela revista Visão Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares, com o intuito de promover simultaneamente a leitura e a cidadania.
Os alunos das turmas 7.º C, 7.º E e 9.º B elegeram os livros de que mais gostaram de ler num projeto que lhes permitiu perceber para que serve e como se organiza um processo eleitoral, desde o recenseamento dos livros, à campanha eleitoral, votação e escrutínio.
A campanha eleitoral começou no dia 1 de fevereiro e terminou a 3 de março, culminando com as votações no dia 7 de março. Durante a campanha eleitoral, os alunos das referidas turmas dinamizaram uma série de atividades, das quais destacamos o debate dinamizado e organizado pela turma 9.º B, sob a orientação da sua diretora de turma, a professora Ana Rocha; o podcast sobre o livro A Culpa é das Estrelas, realizado pela mesma turma e que foi transmitido online pela revista Visão Júnior (Visão | ‘ A Culpa é das Estrelas’ – ouve aqui os tempos de antena do 3º ciclo (sapo.pt)), o vídeo realizado pela turma 7.ºE, para apelar ao voto do livro O Diário de Anne Frank, sob a orientação da sua diretora de turma, a professora Dolores Pereira, e a entrevista que os representantes das três turmas deram à Jornalista Paula Barroso (Visão | ‘ A Culpa é das Estrelas’ – ouve aqui os tempos de antena do 3º ciclo (sapo.pt)). Destaca-se, ainda, as Miúdas às Sondagens, três alunas da turma 7.º D que questionaram alguns discentes da ESLagoa sobre Quais os Livros Mais Fixes? constantes na lista do 3.º Ciclo e do Secundário e, no final, também participaram na entrevista com a jornalista da revista Visão Júnior.
No dia 7 de março, na nossa biblioteca, realizaram-se as eleições, tendo o livro A Culpa é das Estrelas, defendido pela turma 9.º B, sido eleito o mais fixe ao nível da escola. Neste momento, falta aguardar o resultado ao nível nacional, que será revelado a 22 de maio.
Concurso “Apelo à Paz”
Tendo em conta que a guerra da invasão da Ucrânia pela Rússia persiste há mais de um ano e que o Papa Francisco tem feito um apelo constante à paz em todo o mundo, a Equipa da Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Lagoa propôs a todas as turmas da escola que participassem no concurso “Apelo à Paz”, com a decoração da porta da sala onde têm mais aulas no decorrer da semana.
Com esta iniciativa, a Biblioteca pretendeu apelar à Paz através de um trabalho de cooperação entre todos os membros da nossa “Família Escolar”, a fim de fomentar não só a paz mundial, mas também a paz interior e para com o próximo, partilhando e respeitando ideias e aprendendo a trabalhar em equipa. Na penúltima semana, foi possível ver este espírito de cooperação e de paz nos corredores da nossa escola, pois eram muitos os alunos que em turma ou em pequenos grupos, com ou sem os seus professores dava asas à sua imaginação e decoravam as suas portas.
Como se tratou de um concurso, houve uma votação que decorreu ao longo da última semana de aulas. O apuramento da porta vencedora resultou da votação de toda a comunidade escolar e de um júri nomeado para o efeito (50%-50%). A porta vencedora foi a 207, decorada pela turma 10.º C .
A toda a nossa comunidade educativa os nossos parabéns!
Em colaboração com o Serviço de Hematologia do Hospital do Divino Espírito Santo, a associação de estudantes da Escola Secundária de Lagoa, irá organizar uma atividade de dádiva de sangue na nossa escola. Esta atividade decorrerá a 22 de março, quarta-feira, das 9h00 às 12h30, na sala 202.
Podem participar pessoas maiores de idade, desde professores, assistentes técnicos, assistentes operacionais, alunos e encarregados de educação, que terão de inscrever-se através do preenchimento de um formulário disponível no seguinte link: https://forms.gle/d1EsU9Z33smdGKK28. Os inscritos serão notificados no seu email acerca da hora da sua marcação.
Ciclo de conferências:
O cientista regressa à Escola…
Realizaram-se, entre 23 de fevereiro e 1 de março, seis conferências sobre o Espaço. Este ciclo de conferências foi promovido pelo Clube de Astronomia, Geocaching e Multimédia da Escola Secundária da Lagoa, com o apoio e colaboração de diversas entidades parceiras do projeto “Azores at Space”, em particular: a Câmara Municipal de Ponta Delgada, a Universidade dos Açores (com quem este Clube tem um protocolo de cooperação), o Colégio do Castanheiro, a Escola Básica e Integrada Roberto Ivens, a Escola Secundária Domingos Rebelo e o Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA). Na conferência realizada na Escola Secundária da Lagoa, o cientista falou com alunos do 3º ciclo, estando presentes as equipes desta escola que estão a participar no projeto “CanSat Júnior Açores – 2023”. O cientista convidado foi o astrofísico Doutor Pedro Machado, natural de Ponta Delgada, professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e elemento do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Este astrofísico pertence à direção de três missões espaciais, nomeadamente: Mars Express, EnVision e Ariel, missões, com nave, da Agência Espacial Europeia (ESA) e é cientista convidado da missão Akatusky, da Agência Espacial Japonesa).
E assim se fez história, estabelecendo-se, pela primeira vez, a partir dos Açores, um contacto com o Espaço, ou seja, com o astronauta da NASA Josh Cassada, em missão na Estação Espacial Internacional (ISS). Este contacto foi estabelecido pelas 17H18 do dia 19 de janeiro de 2023. Foi uma chamada rádio (através da ARISS e com o apoio da REP – Rede de Emissores Portugueses), via telebridge, através de estações radioamador, localizadas em Itália e na Holanda. Este evento teve o apoio e autorização da ESA e da NASA. Foi um evento promovido pelo Clube de Astronomia, Geocaching e Multimédia da Escola Secundária da Lagoa, através do seu projeto Azores at Space, cuja preparação e submissão internacional começou em setembro de 2021. Este evento contou com o apoio de várias entidades, nomeadamente da Câmara Municipal da Lagoa, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Anacom – Açores.
O evento realizou-se na sede da ANACOM – Açores e contou com a presença de muitas entidades convidadas(algumas deslocaram-se de Lisboa) e de representantes de várias entidades parceiras deste Clube. Presentes os 19 alunos diretamente envolvidos neste projeto relacionado com o Espaço e os 10 professores que integram este Clube. O evento foi transmitido, via streaming.
Durante os 12 minutos que durou a comunicação, os alunos, do 12º ano, tiveram a oportunidade de colocar 16 perguntas ao astronauta Josh Cassada.
Luis Filipe Machado
Primeiro contacto entre
os
Açores e o Espaço
No dia 19 de janeiro, pelas 17h18 (hora dos Açores), realiza-se o primeiro contacto entre os Açores e o Espaço.
Será entre o astronauta da NASA Josh Cassada (em missão na Estação Espacial Internacional – ISS) e os alunos e professores do Clube de Astronomia, Geocaching e Multimedia da Escola Secundária da Lagoa, através do seu projeto “Azores at Space”.
O evento será transmitido, em streaming, a partir das 15h55, ficando depois disponível no YouTube.
Realizou-se no mês de dezembro, uma visita de estudo ao Observatório de Santana Açores (OASA), de alunos e professores do Clube de Astronomia, Geocaching e Multimédia da Escola Secundária da Lagoa. Participaram 27 elementos (entre alunos e professores) de turmas dos cursos profissionais. Esta atividade teve por objetivo: efetuar a manutenção das caches de Geocaching do Clube, existentes na zona e aprofundar, no contexto do projeto “ISU – Azores at Space”, os conhecimentos dos alunos em temas relativos ao Espaço.
Em primeiro lugar o grupo visitou a praia de Santana, onde foi feita a manutenção da cache aí existente. De seguida visitou-se o Centro de Ciência Viva – OASA, onde os alunos participaram em muitas atividades, assistiram a um filme no planetário e visitaram as exposições existentes. Também se fez manutenção da cache aí existente.
Esta visita de estudo contou com o apoio do OASA e da Câmara Municipal da Lagoa.
Luis Filipe Machado
Realizou-se entre 9 e 14 de novembro, uma visita de estudo, a Santa Maria, de alunos e professores do Clube de Astronomia, Geocaching e Multimédia da Escola Secundária da Lagoa, através do projeto “ISU: In search of the uncertain – Azores at Space”. Participaram 24 elementos (entre alunos e professoras). Esta atividade teve por objetivo: levar os alunos a aprofundarem os seus conhecimentos relativos a temas espaciais; conhecer e visitar as estruturas relativas ao espaço existentes nesta ilha, bem como “aquelas estruturas” que se julga virem a existir, num futuro próximo; possibilitar um intercâmbio entre os alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Maria e conhecer a “ilha do Sol” numa vertente turística. Este projeto foi objeto de um contrato-programa, celebrado entre esta Escola e a Subsecretaria da Presidência.
Os alunos da Lagoa ficaram a conhecer o projeto “Da Terra ao espaço”, bem como o Clube de Robótica dos alunos de Santa Maria e também apresentaram, aos alunos da EBS de Santa Maria, o projeto ISU – Azores at Space.
Os alunos e professores assistiram a uma conferência (aberta ao público), denominada “Odisseia no Espaço e mais além…”, em que foram palestrantes os Professor Doutores Francisco Lobo e João Retrê, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Esta conferência realizou-se na Biblioteca de Vila do Porto, tendo estado presentes muitas entidades e pessoas convidadas. Os alunos também participaram num debate, com o Professor Francisco Lobo, sobre “O Espaço e a Física em filmes de ficção científica.
Realizou-se uma vista ao Teleporto de Santa Maria (Edisoft/ESA Portugal) e uma visita com atividades pedagógicas à Estação Raege. O grupo também visitou a zona onde provavelmente será construído o “Space Rider”, bem como o eventual “Space Port”. Neste último local foi colocado um “planet”, relativo ao “Infinity project”. Foi ainda visitada a NAV em Santa Maria, bem como a Casa dos Fósseis.
Do ponto de vista turístico, os participantes nesta visita de estudo tiveram a oportunidade de dar a volta à ilha, visitando, assim, os principais locais turísticos. Os alunos visitaram ainda, o Clube Ana (na sua festa de São Martinho) e o Clube Asas.
Durante esta atividade, foi feita a manutenção das caches, de Geocaching, do Clube e relativas ao Espaço que existem nesta ilha, tendo também sido criada uma nova cache relativa ao “Space Rider” e a este projeto ISU.
Este projeto/Visita de Estudo teve o apoio das seguintes entidades: Governo Regional dos Açores, Câmara Municipal de Vila do Porto, Instituto de Astrofísica e Ciência do Espaço, Escola Básica e Secundária de Santa Maria, Exército Português (ZMA), Estação Raege, Edisoft/ESA Portugal,NAV–CCO – Centro de Controlo Oceânico em Santa Mariae Casa dos Fósseis – Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo.
Luis Filipe Machado
Azores at Space na
SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO
O projeto “ISU – Azores at Space” do Clube de Geocaching, Astronomia e Multimédia da Escola Secundária da Lagoa, organizou um conjunto de oito eventos relativos à Semana Mundial do Espaço (que se realiza, anualmente, entre 4 e 10 de outubro) e que teve a organização conjunta das entidades: Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, OASA, Expolab, Anacom, Colégio do Castanheiro, Colégio Colmeia, Escola Secundária da Lagoa e com a colaboração do astrónomo amador Eng.º João Porto. Participaram mais de 420 alunos e professores destas entidades.
Estes eventos consistiram em vária atividades, nomeadamente: workshop sobre “Observação de astros e utilização de telescópios”, onde participaram 75 alunos deste projeto ISU e cujo responsável foi o Eng.º. João Porto; conferência “Exploração Espacial: com os olhos no Céu e os pés na Terra”, pelo astrofísico Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço; colocação dum “planet” do “Infinity project” na Escola, numa placa construída para o efeito (esta foi a primeira “peça de arte” deste projeto colocada nos Açores; Feira da Ciência – Steam; observação do Sol (com vários telescópios), sendo esta atividade da responsabilidade do OASA; conferência “Da Colmeia até ao Espaço – o relato de um antigo colega”, realizada no colégio Colmeia, pelo Doutor Pedro Machado (antigo aluno deste colégio) para os alunos de duas turmas do 4º ano; formação para professores (de várias entidades parceiras do projeto ISU), realizada no Observatório Astronómico de Santana – Açores (com parte teórica e prática) e onde estiveram presentes professores de quatro escolas e conferência “Um dia sem satélites”, aberta ao público e realizada no auditório do Expolab, sendo palestrante o Comandante João Vaz, diretor da Anacom – Açores. Registe-se que no dia seis, 93 elementos (entre alunos e professores) do Colégio do Castanheiro, estiveram (durante todo o dia) na Escola Secundária da Lagoa, numa visita de estudo, tendo participado em quatro atividades.
Luis Filipe Machado
Projeto “Les arts fédérateurs d’unité européenne”
O projeto “Les arts fédérateurs d’unité européenne” foi uma oportunidade para ligar os patrimónios nacionais dos países participantes aos movimentos artísticos europeus, destacando as ideias subjacentes a esta criação artística. O objetivo era construir gradualmente, nos alunos, a ideia de que a Arte transmite significado, valores e uma identidade europeia. A ideia permitiu associar cada expressão artística, proposta pelas diferentes escolas, aos valores europeus. Desde objetos, espetáculos e práticas artísticas para alunos, a Arte permitiu mostrar a progressiva construção da ideia europeia.
Para isso, cada parceiro organizou atividades em torno do campo artístico que selecionou: literatura, escultura, pintura, artesanato, dança, fotografia, música. Essas atividades foram partilhadas entre os diferentes parceiros durante a mobilidade ou trocas virtuais. Esses intercâmbios permitiram unir os alunos em torno de valores europeus comuns. Este trabalho foi realizado contando com pardeiros locais, como museus, fábricas, artesãos e com o apoio dos parceiros políticos.
Clube Programação e Robótica – 5º Aniversário
O Clube de Programação e Robótica completou quatro anos de vida, no ano letivo transato, e como forma de os assinalar deixamos um apanhado de todas as atividades realizadasque, mesmo com algumas ausências pontuais forçadas de alunos e professores devido à COVID, não se limitou a ficar dentro da sala, voltando ao convívio e partilha de conhecimentos junto da comunidade educativa.
No primeiro semestre e para assinalar a semana “Hora do Código 2021“, alguns alunos que integraram o clube e que frequentaram o 9º ano, dinamizaram atividades de programação com recurso a linguagens visuais (Scratch.mit.edu, Tyker.com, Condingfest.org e App Inventor), junto de algumas turmas de 7º e 8º anos, com o intuito de fomentar o desenvolvimento de competências de programação e de resolução de problemas e estimular a memória, a atenção e o raciocínio lógico e promover a criatividade. Esta atividade teve muito interesse por parte dos alunos convidados, uma vez que para alguns foi o primeiro contato com linguagens de programação visuais. Como os desafios eram classificados, os alunos mostraram ainda mais empenho e dedicação pois houve alguma competição saudável entre eles.
No segundo semestre, para assinalar o dia da “Internet mais segura“, os alunos dos 9º anos, em parceria com a disciplina de TIC, criaramaplicações para telemóveis no App Inventor sobre a temática “Direitos de Autor e propriedade inteletual”. Estes alunos criaram também a mascote do Clube recorrendo à modelação 3D, através do Tynkercad. Para promover este concurso recorreram à ferramenta Merge Cube da plataforma Cospaces EDU, através da realidade aumentada.
No final do ano letivo, em parceria com o projeto ISU do Clube de Geocaching da nossa escola, foi feita uma exposição, no átrio da escola, com alguns espaços onde se pôde mostrar o que os alunos criaram, durante este ano letivo, nomeadamente montagem e programação de robots (diferentes plataformas), impressão a 3D de peças para robots, atividades lúdicas com microprocessadores programáveis, realidade aumentada e realidade Virtual com projetos criados pelos alunos do 12º ano, em parceria com a disciplina de AI B (Tour virtual da Cidade de Lagoa, com recurso às imagens 360º do Google Maps, através da plataforma Cospaces EDU).
Houve lugar ainda a visitas de estudo ao EXPOLAB para assistir a palestras no âmbito dos “Vídeos Jogos na Educação” e para testar o simulador de realidade virtual. Alguns alunos participaram em workshops dinamizados também pelo EXPOLAB sobre modelação e impressão 3D.
Foi um ano repleto de atividades onde finalmente pudemos mostrar à comunidade os projetos dinamizados por estes alunos que se envolveram sempre com muita dedicação e empenho. Desta forma acabamos o ano com a sensação de “missão cumprida” por termos conseguido alcançar os principais pressupostos deste clube: desenvolver a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo; promover a aplicação do conhecimento em novas situações, visando desenvolver trabalhos tecnológicos; despertar o interesse dos alunos, facilitando o desenvolvimento de competências em áreas científicas e tecnológicas atuais e de relevância futura e, ainda, concretizar algumas das metas do PEE, no que concerne à valorização da formação integral e do conhecimento do aluno, envolvendo-os na comunidade.
A partir da próxima semana esperamos por ti:
3ª feira das 13:45 às 14:30
4ª, 5ª e 6ª das 14:30 às 15:15
Inscreve-te em: https://forms.gle/5ARx1s61EXzSAeuY8
INFORMAÇÃO
Caros alunos, encarregados de educação, pessoal docente e não docente
Apelamos ao vosso voto para a nossa Proposta n.º 94 – Laboratório STEAM apresentada no Orçamento Participativo dos Acores 2022, para a Ilha de São Miguel e na Categoria da Educação.
A proposta propõe-se transformar o Laboratório de Física, da Escola Secundária da Lagoa, num laboratório STEAM, equipando a sala com o mobiliário adequado e criando um espaço de experimentação e construção, em que facilmente os alunos possam construir projetos e testar hipóteses.
Competências de resolução de problemas, comunicação, colaboração, resiliência e criatividade são a real exigência do mercado de trabalho atual e a educação deve ser o meio que possibilita as oportunidades para o seu desenvolvimento.
As atividades STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) são o ambiente ideal para impulsionar um ensino mais dinâmico, atual e que corresponda às necessidades do século XXI.
A fase de votação irá até dia 31 de outubro e é muito simples, demora menos de 1 minuto e apenas necessitam seguir o link e as instruções apresentadas.
Contamos com o vosso apoio!
Com os melhores cumprimentos,
Participação na GLEX 2022
Quinze alunos e professores do projeto ISU – Espaço tiveram o privilégio de participarem, a convite da organização e do astronauta Richard Gariott – Presidente do famoso Clube dos Exploradores do Mundo, na Global Exploration Summit (Glex 2022), que se realizou, no mês de julho no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada. Estiveram presentes 7 alunos e 8 professores (das Escolas Secundárias da Lagoa e da Domingos Rebelo). Este grupo teve a oportunidade de contatar com seis astronautas e com vários elementos da NASA, entre muitos outros cientistas e exploradores.
Formação para professores
Durante o mês de julho vários professores, do Clube de Geocaching, entre outros professores de S. Miguel, participaram na formação certificada, a nível nacional, “compreender a Terra através do Espaço II” que se realizou no Expolab e da responsabilidade da Esero/Ciência Viva e promovida pelo Expolab e pelo Clube de Geocaching, através do projeto ISU – Espaço.
Clube de Geocaching
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
Visita de Estudo à Lagoa das Furnas
Realizou-se, no passado dia 9 de junho uma visita de estudo (atividade de final do ano letivo) para a Lagoa das Furnas, onde os alunos de duas turmas de cursos profissionais tiveram a oportunidade de visitar o “Parque Grená” e a “Mata Jardim José do Canto”. Durante esta atividade os alunos também tiveram a oportunidade de “encontrar” algumas caches de Geocaching.
Conferência sobre “Buracos Negros”
Integrada no projeto ISU – Espaço, os alunos da Escola Secundária da Lagoa, tiveram oportunidade de assistir a uma conferência promovida pelo “departamento” de Física da Universidade dos Açores, sendo palestrante, sobre o tema “Buracos negros – os lugares mais secretos do Universo”, o Professor Doutor Francisco Lobo, coordenador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
Estiveram também presentes dois alunos do 12º ano, António e Ismael, da Escola Secundária Domingos Rebelo, que acompanhados pela sua professora de Física, Dra. Beatriz Cachim, apresentaram o projeto, relativo a “alterações climáticas”, que têm aprovado pela ESA e a decorrer, na ISS, com o apoio dos astronautas em missão nesta Estação Espacial Internacional.
Formação sobre Impressão 3D
No dia 1 junho 8 alunos (do Clube de Robótica da ESLagoa) e 3 professores do projeto ISU – Espaço, participaram numa formação, realizada no Expolab, sobre Impressão 3D, estando presentes quatro impressoras 3D!. O responsável por esta formação foi o Dr. André Ruela, técnico do Expolab.
Clube de Geocaching
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
PROJETO ISU
IN THE SEARCH OF THE UNCERTAIN
Ao longo deste ano letivo a secção de Astrofísica do Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa, desenvolveu um projeto relativo ao Espaço, com o apoio de várias entidades parceiras. Até à data já se realizaram dezoito eventos relativos ao Espaço, estando prevista a realização de mais dez outras atividades, a realizar daqui até ao final do próximo ano letivo. Entre as atividades já realizadas destaque para aquelas que integraram a “Semana ISU”, realizada entre 2 e 6 de maio. Várias das atividades realizadas integraram-se nas comemorações dos “500 anos da Lagoa”. Fazem parte deste ISU, dois projetos (já aprovados) que envolvem a Estação Espacial Internacional (ISS), um, desta Escola e o outro da Escola Secundária Domingos Rebelo (este já em execução), projetos estes que envolvem a ESA.
Destaque para a visita a esta Escola, do astronauta, da NASA, Danny Olivas, que esteve nesta Escola, quer em novembro de 2021 (de surpresa para os alunos), quer na semana ISU, onde realizou três palestras e esteve com os alunos três dias. A convite da Câmara da Lagoa, esteve também, em S. Miguel, nesta semana ISU, o astrofísico açoriano, Pedro Machado, que ao longo desta semana, proferiu cinco palestras (visitando todas as Escolas Secundárias de Ponta Delgada e da Lagoa e esteve em dois eventos de diálogo com os alunos finalistas de duas escolas secundárias. Uma das conferências realizadas foi promovida pela Câmara de Ponta Delgada, outra pela Câmara da Lagoa e ainda outra pela Presidência do governo Regional dos Açores. Realce-se a realização da Feira da Física e STEM (…) do Espaço, que continuará no mês de outubro, bem como das atividades de Robótica e a “observação solar” realizada no Dia Internacional do Sol (3 de maio), que coincidiu com um evento internacional de Geocaching, que esteve Clube “ganhou” como prémio. Foram realizadas várias visitas de estudo, nomeadamente ao OASA e ao Expolab, onde os alunos envolvidos tiveram a oportunidade de realizar várias “aprendizagens” relativas ao “espaço”. Registe-se que, no decorrer da semana ISU, tiveram acesso, a pelos menos uma atividade, cerca de 2.800 alunos dos concelhos da Lagoa e de Ponta Delgada.
Uma referência aos três alunos “ISU”, que tiveram a coragem de se inscrever no programa “Astronauta por 24 horas”, através da participação num voo suborbital, que levará, em setembro, 30 estudantes portugueses ao “espaço”. Nesta altura estes alunos estão a prestar “provas” de seleção para este evento muito especial. Também no próximo ano escolar realizar-se-á o contato direto entre os alunos ISU e os astronautas em missão na ISS, com o apoio direto da REP e da Anacom-Açores, bem como uma visita de estudo, para fora de S. Miguel, onde os alunos ISU, irão visitar várias “entidades” ligadas ao Espaço e “levar” o projeto ISU a estudantes de outras ilhas.
Por fim uma palavra de gratidão, pela visita a este projeto, de S.Exa. o Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores, bem como da senhora Secretária Regional da Educação e Cultura e do Senhor Subsecretário da Presidência, da Senhora Presidente da Câmara da Lagoa e do senhor Presidente da Câmara de Ponta Delgada.
Clube de Geocaching
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
PROJETO ISU
IN THE SEARCH OF THE UNCERTAIN
(projeto escolar sobre o ESPAÇO)
O Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa ESL, está, desde setembro de 2021, a organizar um projeto relativo ao Espaço e à Ciência, denominado ISU – In the search of the uncertain. Desde o 1º período e até final de 2021 este projeto foi estruturado e submetido, às entidades competentes (REP, ARISS, ESA e NASA), uma candidatura para contato com os astronautas em missão na ISS (Estação Espacial Internacional). Foram desenvolvidas várias parcerias, nomeadamente com: o Clube de Robótica da ESL, o Expolab, o OASA, a Anacom – Açores, a Escola Secundária Antero de Quental, a Escola Secundaria domingos Rebelo, a Escola Secundária das Laranjeiras, a Câmara Municipal da Lagoa, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, o Governo Regional dos Açores (através da EMA Space) e a Presidência do Governo Regional dos Açores. Este projeto também conta com o apoio e colaboração da ESERO – Ciência Viva. O projeto teve o seu início, de forma inesperada, em novembro, com a participação de dez professores do Clube na Conferência Internacional sobre o Espaço (promovida pelo Governo Regional dos Açores) e com a visita, de surpresa para os alunos, à escola, do astronauta John Danny Oliver. Integradas neste projeto já foram realizadas as seguintes atividades: formação sobre “impressão 3D”, visita ao OASA (com alunos do secundário) e visita ao Expolab (com cerca de 250 alunos do 3º ciclo),
Está prevista a realização de mais treze atividades/eventos, relativos ao Espaço, durante este ano letivo e no início do próximo ano letivo com a realização de uma visita de estudo, para o exterior de S. Miguel e, finalmente, o contato com a ISS (Estação Espacial Internacional).
Algumas das atividades que irão ser realizadas neste ano letivo são: observação solar no Dia Internacional do Sol, visita à ESL de várias turmas de outras escolas do concelho de Lagoa para participação na Feira da Física, Ciência e STEAM, realização de uma atividade sobre robótica, realização de nove conferências alusivas ao espaço (três das conferências serão proferidas pelo astronauta reformado e atual consultor da NASA e do Governo Regional dos Açores – Danny Oliver; cinco são da responsabilidade do astrofísico Doutor Pedro Mota Machado – que pertence à direção de 3 missões espaciais – MARS Express, Ariel e EnVision, uma será proferida pelo responsável da ANACOM nos Açores – Cmdt. João Vaz e outra pelo Mestre Pedro Garcia do OASA) e realização de uma formação certificada, para professores, sobre a “Física e o Espaço”. Este é um projeto, com grande implantação na comunidade, e interdisciplinar, que conta com a participação direta de 102 alunos e 11 professores. Estima-se que cerca de dois mil alunos tenham também acesso à participação em algumas das atividades deste projeto.
ATIVIDADES A REALIZAR NA SEMANA ISU
(neste mês, de maio, realizar-se-á a Feira da Ciência, realizar-se-ão atividades de “Robótica” e nesta semana ISU, estará montado na ESLagoa um planetário)
-2ª feira, dia 2 de maio, 10H15- conferência pelo astronauta Danny Oliver, no auditório da ESLagoa, destinada a alunos do ensino secundário. Este evento é promovido pelo Governo Regional dos Açores e presidido pelo Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores.
-3ª feira, dia 3 de maio, 10H15- conferência pelo Cmdt. João Vaz (ANACOM-Açores), no auditório da ESLagoa, destinada a alunos do ensino secundário, pela ANACOM-Açores, sobre “Um dia sem satélites…”. Este evento é promovido pela Secretaria Regional da Educação e ANACOM Açores e presidido pela Senhora Secretária Regional da Educação e Cultura.
– 3ª feira, dia 2 de maio (Dia Internacional do Sol), entre as 14H00 1 as 16H00, no pátio da ESLagoa, Observação Solar. Em simultâneo realizar-se-á o evento de Geocaching “Community Cellebration – ISU Project- lets see the sun” – GC9N33N. Este evento é promovido pelo OASA.
– 3ª feira, dia 3 de maio, 20H30 – conferência pelo astronauta Danny Oliver, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada, sobre: “Viver e trabalhar no Espaço”. Este evento é promovido, e presidido, pela Presidência do Governo Regional dos Açores.
– 4ª feira, dia 4 de maio, 10H15 – no auditório da ESLagoa, conferência pelo Mestre Pedro Garcia (OASA) e pelo astronauta Danny Oliver, destinada a alunos do 3º ciclo, sobre “Estação Espacial Internacional: Da ficção passada à esperança futura” e “Tudo o que tu queres saber sobre o Espaço, mas tinhas medo de perguntar…”. Este evento é promovido pela EMA-Space e pelo OASA
– 5ª feira, dia 5 de maio, pelas 10H15, na Escola Secundária Antero de Quental, conferência pelo Doutor Pedro Machado, sobre “Realidade e ficção: espaço no século XIX”. Este evento é promovido pela Escola Antero de Quental.
– 5ª feira, dia 5 de maio, pelas 14H15, na Escola Secundária Domingos Rebelo, conferência pelo Doutor Pedro Machado, sobre “Daqui observa-se a LUA”. Este evento é promovido pela Escola Domingos Rebelo.
– 5ª feira, dia 5 de maio, 21H00- conferência pelo astrofísico professor Doutor Pedro Machado (do OAL e FCL), sobre “Planetas: do Sistema Solar aos Exoplanetas”, no Centro Natália Correia, em Ponta Delgada. Este evento é promovido pela Câmara de Ponta Delgada e presidido pelo Senhor Presidente da CMPD.
– 6ª feira, dia 6 de maio, pelas 14H00, na Escola Secundária das Laranjeiras, conferência pelo Doutor Pedro Machado, sobre “Astronomia e Astrofísica”.Este evento é promovido pela Escola das Laranjeiras.
– 6ª feira, dia 6 de maio, 21H00 – conferência, pelo Doutor Pedro Machado, no Cine Teatro da Lagoa, sobre “Espaço: a Próxima Fronteira”. Este evento é promovido pela Câmara da Lagoa e presidido pela Senhora Presidente da CMLagoa.
Clube de Geocaching
EDUCAÇÃO AMBIENTAL – a SUSTENTABILIDADE dos OCEANOS
No âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 10ºB, com a colaboração dos seus professores e do seu diretor de turma Manuel Pereira, organizaram uma palestra sobre Educação Ambiental, no passado dia 4 de março.
Foram oradores nesta palestra a LOTAÇOR, através do engenheiro Luís Rodrigues e a Câmara Municipal da Lagoa, através da doutora Vanessa Almeida que representa o CEFAL. Estiveram presentes 8 turmas do 10º ano e entre outras matérias, foram discutidas: as Áreas Marinhas Protegidas, o Lixo Marinho, as Alterações Climáticas, o impacto da pesca no meio marinho, a Sobrepesca, o Consumo Sustentável, os Defesos, Tamanhos Mínimos de Captura e outras medidas de conservação do Oceano.
LOTAÇOR: Literacia dos Oceanos (Engenheiro Luís Rodrigues)
A LOTAÇOR, mais do que por Missão, tem a obrigação em contribuir para a garantia da sustentabilidade dos oceanos e dos recursos marinhos. Por ser demonstrativo de que a proteção do ambiente marinho é uma área considerada central na política da empresa, criámos uma área de ação orientada para a “Literacia dos Oceanos”, que inclui atividades de cariz formativo e de sensibilização, não só internamente para todos os funcionários da empresa, porque estamos na “linha da frente” no contacto com os pescadores em cada um dos portos, portinhos e núcleos de pesca, mas também, junto de escolas e outras coletividades, particularmente em comunidades piscatórias.
A LOTAÇOR tem, assim, todo o interesse em construir e participar ativamente em projetos orientados para a conservação do “Mar dos Açores”. Para isso, uma das iniciativas em que está a participar, envolve a escola e as “forças vivas locais”, nomeadamente o “Poder Local”. Exemplo é a parceria com a Escola Secundária da Lagoa e com a Câmara Municipal da Lagoa, representada pelo Centro de Educação e Formação Ambiental da Lagoa.
A iniciativa, para além de uma palestra com as três instituições parceiras, perspetiva ainda criar mensagens alusivas às problemáticas do Oceano, pintadas em espaços públicos na orla costeira, e sensibilizar através da imprensa escrita local, no “Diário da Lagoa”, e no “Neurónio”.
Entre outros objetivos pretendemos que esta campanha que se estenda as 9 ilhas dos Açores. Atendendo à nossa dispersão, por estarmos representados em todas as ilhas, em mais de 50 freguesias costeiras, temos condições privilegiadas para ser um veículo determinante para a disseminação de informação, sermos “porta-voz” na defesa do Oceano e dos seus ecossistemas, na sensibilização da sociedade civil, particularmente da comunidade piscatória.
A Palestra Videojogos na Educação 2.0 tem como objetivo a divulgação de ideias ao nível das STEM e do uso e desenvolvimentos de videojogos em contexto educativo. Os videojogos podem ser adversários ao ensino, mas devidamente escolhidos e utilizados podem tornar-se aliados do professor e facilitadores da aprendizagem dos alunos.
A palestra ocorre no âmbito do Erasmus+ Project Shadows. A sigla S.h.a.d.o.w.s refere-se a School and Home use of Advanced Digital Online Worlds in a Serious Game. O projeto foca-se na criação de um videojogo educativo que pode ser adaptado pelos docentes à sua disciplina, podendo ser jogado localmente ou online.
A palestra terá lugar na Escola Secundária de Lagoa, no dia 5 de Abril, com início às 16:30, com término previsto para as 18:30. A recepção inicia-se às 16:00, estando previstas atividades no Hall da Escola no âmbito das STEM e Videojogos Educativos, que estarão disponíveis no intervalo e no fim, até às 19h.
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
Visita de Estudo ao OASA
No mês de fevereiro um grupo de alunos do secundário, do núcleo STEM e do Clube de Robótica, e no contexto do projeto espacial ISU – In the search of the uncertain, visitaram o OASA – Observatório do Espaço Santana Açores (entidade parceira deste projeto ISU), onde desenvolveram várias atividades relativas aos temas do Espaço. Também “encontraram” as duas caches sobre esta temática, que existem neste centro, nomeadamente “AZGTJ E o Espaço aqui tão perto… OASA” e “StarWars at OASA “. Aproveitaram a oportunidade para fazer manutenção a estas caches e para reformular uma delas.
Clube de Geocaching
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
Caixa “500 Anos da Lagoa”
Foi produzida e publicada, recentemente, a nova cache do Clube de Geocaching, que é uma multi-cache denominada “500 Anos da Vila da Lagoa”. Esta cache foi produzida pelos alunos, que pertencem ao Clube de Geocaching, do 11º C e 11º D e contou com a colaboração, o que agradecemos, da Câmara Municipal da lagoa, da Junta de Freguesia de Santa Cruz e do senhor Arq. Igor França (que foi um dos fundadores deste Clube). Esta nova geocache, que pertence à lagoa Geotour, pretende associar-se às comemorações dos 500 anos deste Concelho e tem por objetivo contribuir para o conhecimento da história deste Concelho.
In search of the uncertain – PROJETO ISU
O Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa realizou, no passado mês de janeiro, uma Visita de Estudo com alunos, deste Clube, de três turmas do ensino secundário, para os trilhos da zona da Praia da Viola, na zona da Lombinha da Maia.
Para além de serem percorridos parte dos trilhos existentes na zona, foram encontradas e registas algumas das caches existentes na zona. Os alunos participantes tiveram uma pequena “formação” sobre: utilização do GPS, comunicações rádio e suas regras.
Clube de Geocaching
Iniciação à Impressão 3D
Realizou-se no passado mês de dezembro uma formação, destinada a alunos (dos Clubes de Geocaching e de Robótica e ligados ao projeto ISU) e a professores destes Clubes, sobre “Iniciação à impressão 3D”. O Professor David Rosa, que contou com a colaboração do Clube de Robótica desta Escola, foi o formador deste evento. Prevê-se que esta formação venha a ter continuidade, com uma formação mais avançada, a realizar no final deste ano letivo, esta com o apoio do Expolab – Centro de Ciência Viva. Ao longo desta formação foram impressos objetos, tendo sido entregue a cada um dos alunos presentes uma recordação, relativa ao projeto ISU e produzidas nestas mesmas impressoras.
In search of the uncertain – PROJETO ISU
O Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa está, desde setembro de 2021, a organizar um projeto relativo ao Espaço e à Ciência, denominado ISU – In the search of the uncertain. Desde o 1º período e até final de 2021 este projeto foi estruturado e submetido, às entidades competentes (ESA e NASA) uma candidatura para contato com os astronautas em missão na ISS (Estação Espacial Internacional). Foram desenvolvidas várias parcerias, nomeadamente com: o Clube de Robótica da ESLagoa, o Expolab, o OASA, a Anacom -Açores, a Câmara Municipal da Lagoa, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, o Governo Regional dos Açores (através da EMA Space) e a Presidência do Governo Regional dos Açores. Este projeto também conta com o apoio e colaboração da ESERO – Ciência Viva. O projeto teve o seu início, de forma inesperada, em novembro, com a participação de dez professores do Clube na Conferência Internacional sobre o Espaço (promovida pelo Governo Regional dos Açores) e com a visita, de surpresa para os alunos, à escola do astronauta Danny Oliver. Está prevista a realização de mais quinze atividades/eventos, relativos ao Espaço, durante este ano letivo e no próximo ano letivo com a realização de uma visita de estudo, para o exterior de S. Miguel e, finalmente, o contato com a ISS. Algumas das atividades que irão ser realizadas neste ano letivo são: visita ao OASA (com alunos do secundário), visita ao Expolab (com alunos do 3º ciclo), observação solar no Dia Internacional do Sol, , visita à escola ESLagoa de várias turmas de outras escolas do concelho de Lagoa para participação na Feira da Física e Ciência, realização de uma atividade sobre robótica, realização de seis conferências alusivas ao espaço e realização de uma formação certificada, para professores, sobre a “Física e o Espaço”.
Este é um projeto, com grande implantação na comunidade, e interdisciplinar.
Clube de Geocaching
Parabéns ESL
Astronauta “Danny Oliver” visita Escola Secundária
No passado mês, o astronauta norte-americano, John “Danny” Oliver, atualmente “NASA advisor” e “conselheiro” do Governo Regional dos Açores, para assuntos relativos ao Espaço, visitou a Escola Secundária da Lagoa, numa atividade organizada pelo Clube de Geocaching desta Escola e patrocinada pela EMA Space (Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço). Acompanharam-no três elementos da EMA Space, em particular o Coordenador da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço – Eng. Luis Santos. Esta comitiva foi recebida pelo Conselho Executivo, tendo assinado o “Livro de Honra” desta Escola.
Visitaram, ainda e de surpresa, cinco turmas do Ensino Secundário, tendo-se estabelecido um diálogo, entre os alunos e o astronauta, muito proveitoso e interessante. Esta comitiva também colaborou com “cross escolar”, entregando os certificados de participação a vários dos vencedores. Registe-se, ainda, que esta atividade, foi a segundo realizada, no contexto do Projeto ISU (In search of the uncerte), neste ano letivo.
Professores participam em conferência sobre o Espaço
A convite do Governo Regional dos Açores, dez professores desta Escola participaram na conferência de apresentação pública da Estratégia dos Açores para o Espaço (um projeto inserido no programa do XIII Governo Regional que, em articulação com a “Estratégia Portugal Espaço 2030 — Uma estratégia de investigação, inovação e crescimento para Portugal” e com a “Estratégia Europeia para o Espaço”), que se realizou, no Teatro Micaelense, nos dias 12 e 13 de novembro. Os professores envolvidos, para além das várias experiências de aprendizagem que vivenciaram, tiveram ainda a oportunidade de estabelecer diversos contatos, com pessoas e entidades, relativamente ao Projeto ISU, que consiste em quinze atividades relacionadas com o espaço, que se realizam durante este ano letivo, com a colaboração de várias entidades parceiras.
V Aniversário do Clube de Geocaching
Coincidindo com o XX aniversário da ESL, este clube comemorou o seu V aniversário, apesar de, e desde 2013, já se realizarem, nesta Escola, atividades ligadas ao Geocaching. Neste evento comemorativo, realizado no auditório desta Escola e presidido por S.Exa. a Sra. Secretária Regional da Educação (em representação de S.Exa. o Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores), estiveram presentes várias entidades e pessoas convidadas, em particular, e entre outros, a Sra. Presidente da Camara da Lagoa e alguns vereadores desta edilidade, o coordenador da EMA Space, os responsáveis das entidades: OASA, OVGA, Expolab, Clube Náutico da Lagoa e Amigos dos Açores (entidades parceiras deste Clube). Também estiveram presentes todos os professores que já pertenceram a este Clube. Na ocasião foi apresentado o filme “% anos em 5 minutos”, sobre o Clube, bem como o filme de apresentação da Lagoa Geotour. Os convidados do Clube receberam uma “medalha” relativa ao projeto ISU/Clube e à comemoração dos “500 anos do concelho de Lagoa”. A Camara Municipal de lagoa também entregou uma lembrança aos professores deste Clube. Foi, também, neste evento, apresentado o Projeto ISU, que está a ser organizado, desde setembro passado, por alunos do secundário em conjunto com os professores do Clube.
Registe-se ainda que este evento, foi transmitido, por streaming, através da plataforma Teams, para todo o mundo.
O Clube de Geocaching agradece a colaboração de todos os envolvidos.
Luis Filipe Machado
Clube de Geocaching
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
Funcionários da Escola em “aventura de Geocaching”
Na passada semana, realizou-se um “passeio” com funcionários da Escola Secundária de Lagoa, promovido pelo Clube de Geocaching desta Escola. Participaram vinte funcionários e professores.
Foram visitadas algumas caches da Lagoa Geotour (em ambiente urbano), nomeadamente: “Os Pilares da História da Lagoa” e o “Museu do Cabouco”. Depois foi percorrido o trilho da “Janela do Inferno”, tendo os participantes encontrado mais cinco caches do “tipo trilho de natureza”. Registe-se que a grande maioria destes elementos não conhecia este trilho. No final da tarde comemorou-se o aniversário de duas funcionárias da Escola, tendo cada participante neste evento recebido uma recordação da Lagoa Geotour.
O Clube de Geocaching agradece, reconhecido, ao sr. Arquiteto Igor França a visita ao Convento de Santo António (também conhecido por Convento dos Frades).
Luís Filipe Machado
Clube de Geocaching
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
A Lagoa Geotour…
No final de julho, foi colocada em funcionamento a Lagoa Geotour, projeto da responsabilidade da Câmara da Lagoa em parceria com o Clube de Geocaching.
As caches “base” desta geotour são de fácil localização e encontram-se todas localizadas em locais turísticos ou históricos deste concelho. Estas caches abordam os temas: os Paços do Concelho, o Convento de Santo António, o trilho da “Janela do Inferno”, a Praça do Rosário, a Cerâmica da Lagoa, a antiga Fábrica do Álcool, o Porto dos Carneiros, a Casa do Romeiro, A Tenda do Ferreiro Ferrador, os antigos “Secadores de Tabaco da Lagoa”, o antigo Forno de Cal da Lagoa, o Nonagon, o Expolab, o OVGA – Casa dos Vulcões, o Clube Náutico da Lagoa, o Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa, o Passeio Marítimo da Lagoa, o Hospital Internacional dos Açores, a “passagem” do rally de S, Miguel pela Lagoa, o navio naufragado “Luso”, antigos “fontenários e lavadeiras” da Lagoa, os “bonecreiros da Lagoa, a “costa do ouro” da Lagoa, o “túnel associado ao Convento dos Frades”, a gruta de Água de Pau, A “Mercearia Central” de Água de Pau, lendas e histórias de Água de Pau…, o Museu de Cultura da Caloura, o posto de Turismo da Caloura, a “arriba fóssil” da Caloura, a Baixa da Areia na Caloura, o “festival de Blues da Caloura, a freguesia do Cabouco (a sua Igreja e o Centro Etnográfico/Núcleo Museológico do cabouco), os Remédios da Lagoa (Ermida, Casa do Povo e Posto de Turismo), a freguesia da Ribeira Chã.
Esta geotour é composta por 33 geocaches (base) e 6 geocaches” joker”. Todas estas caches têm por “prefixo”, no seu nome, LAGT ou LAGTJ, consoante se trate de caches “base” ou caches “joker”. Assim, constituem, de momento, esta geotour, 44 caches, de vários tipos; nomeadamente: 5 Earthcaches, 10 multi-cache, 5 caches enigma, 2 Letter-box, 17 caches tradicionais e 5 Labcaches. De registar que seis destas caches são caches “joker”.
Já doze geocachers completaram esta geotour, tendo atingido o nível prémio.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
LAGOA GEOTOUR
Recentemente foi apresentada, num pequeno evento, organizado pela Câmara Municipal da Lagoa (em parceria com Clube de Geocaching) a LAGOA GEOTOUR, projeto desta edilidade que tem por objetivo e aproveitando a “ferramenta” Geocaching, promover e desenvolver o Turismo neste concelho. Este projeto resulta de uma parceria entre a Câmara da Lagoa e o Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa. Este projeto já vem sido desenvolvido e preparado pelo Clube de Geocaching desde 2017 e pretende envolver o geocacher numa excecional paisagem, levando-o a sentir e conhecer a riqueza cultural e histórica de um concelho com quase 500 anos de história, um concelho com orgulho no seu passado, mas de olhos postos no futuro.
Esta geotour é composta por 33 geocaches (base) e 6 geocaches joker. Todas estas caches têm por “prefixo”, no seu nome, LAGT ou LAGTJ, consoante se trate de caches “base” ou caches “joker”. Todavia e cumprindo as “regras” do Geocaching, para encontrar uma das caches base (a cache bónus das Lab do Passeio Marítimo da Lagoa), é necessário encontrar as cinco Labcaches deste projeto. Assim, constituem, de momento, esta geotour, 44 caches, de vários tipos; nomeadamente: 5 Earthcaches, 10 multi-cache, 5 caches enigma, 2 Letter-box, 17 caches tradicionais e 5 Labcaches. De registar que seis destas caches são caches “joker”.
Os principais pontos do regulamento, associado a esta Geotour são: as geocaches joker são opcionais e substituem qualquer outra cache (entre as 33 caches base”, que por alguma razão, não seja possível encontrar ) isto para se conseguir alcançar o nível de prémio “geocoin silver” ); cada geocacher/team de geocachers só poderá participar na Lagoa Geotour uma única vez; os elementos da equipa de organização da Geotour não podem reclamar os prémios, mas podem completar a geotour para efeitos do souvenir; esta geotour tem o prazo de vigência de 1 (um) ano a partir da data do seu lançamento, renovável, ou não, por períodos idênticos e a organização desta geotour e a Câmara Municipal da Lagoa só garantem a entrega dos prémios, enquanto disponíveis.
São os seguintes, os prémios associados a esta geotour: Geocoin (Gold) alusiva ao antigo Convento de Santo António (conhecido também como Convento dos Frades)- esta geocoin está reservada a entidades, pessoas e geocachers que tenham colaborado com a organização e construção deste projeto, bem como pessoas ou entidades a quem a Câmara Municipal de Lagoa resolva oferecê-la; Geocoin (Silver) alusiva à antiga Fábrica do Álcool – Será entregue aos geocachers, que encontrem e registem 33 caches desta geotour (independentemente de serem caches “base” ou caches Joker), desde que, pelo menos, uma cache seja “encontrada e registada” em data posterior ao lançamento desta Geotour; Souvenir – é atribuído pela Groundspeak a todos os geocachers que encontrem e registem as 33 caches “base” desta geotour. As caches joker não são tidas em conta para a obtenção do souvenir. Também é de ter em consideração, que existirão diversas woodcoins alusivas a esta geotour, distribuídas por várias caches existentes nos Açores. Registe-se que no verso das geocoins prémio existe um QR code, que “conduz” o geocacher a visualizar um filme, relativo a este Concelho e a esta Geotour, onde é “recebido” pela senhora Presidente desta edilidade.
Os geocahers que, tendo terminado esta geotour, poderão requerer o seu prémio através do “site” desta geotour, preenchendo de forma completa e enviando a ficha que aí existe. Também poderão consultar este “site” (para https://lagoa-acores.pt/menu/descobrir-visitar/fazer/geotour) para conhecer melhor este projeto e esclarecer eventuais dúvidas. Esta geotour, que é uma das três geotours existentes atualmente nos Açores, poderá ser encontrada em: https://www.geocaching.com/play/geotours/lagoa-azores
A Organização deste projeto agradece a todas as entidades, pessoas e geocahers que colaboraram na sua organização.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
Uma aventura de canoagem…
O Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa, organizou, no mês de junho, uma atividade de final do ano letivo, com cerca de trinta alunos do Clube, de turmas do 10º ano desta Escola. Foram acompanhados por três professores. Também participou, como convidado, neste projeto o sr. Dr. Cliff Botelho, Diretor do Jornal Diário da Lagoa.
Esta atividade inseriu-se nas comemorações dos XXV anos do Clube Náutico da Lagoa e contou com a colaboração, para além deste Clube Náutico, das Câmaras Municipais de Ponta Delgada e da Lagoa, a quem este Clube agradece a colaboração. Esta atividade realizou-se na zona das Sete Cidades, tendo o grupo visitado alguns dos miradouros “emblemáticos” da zona. Para além disso, os alunos participaram numa “iniciação ao Geocaching”, tendo encontrado algumas caches que existem na zona, muito em particular a letter-box “A lenda das Sete Cidades”, à qual fizeram manutenção.
Sob a orientação do senhor João Cardoso, instrutor de canoagem, do Clube Náutico, os participantes nesta atividade, tiveram uma “aula” de segurança e canoagem, tendo de seguida desenvolvido uma intensa e muito apreciada atividade de canoagem nas lagoas: verde e azul.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
LABS NO VALE PARADISÍACO DAS FURNAS
O Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa, recebeu, recentemente créditos para construir um conjunto de cinco novas Lab Caches, que começaram a funcionar no passado mês. A escolha do tema/local recaiu sob a freguesia das Furnas, pois este Clube já tem um conjunto de Lab caches no Passeio Marítimo da Lagoa.
As Furnas são muito conhecidas pelas suas águas termais, nomeadamente as caldeiras, a Poça da Beija e piscinas térmicas. Para além disso as Furnas são conhecidas pelo Parque Terra Nostra constituído por uma piscina natural de águas termais e um magnifico jardim botânico. Esta localidade possui uma das maiores e mais diversificadas coleções botânicas do arquipélago e neste vale existem mais de 300 diferentes águas minerais, sendo uma das mais conhecidas a água Gloria Pátria. São também tradicionais das Furnas, os bolos lêvedos e o curioso cozido onde os ingredientes são cozinhados debaixo da terra sob o calor dos vulcões (a carne demora cerca de 5 a 6 horas e o bacalhau cerca de 3 a 4 horas).
Registe-se que, nos últimos três meses vários elementos deste Clube têm estado bastante envolvidos, em conjunto com a Câmara Municipal da Lagoa, na construção e organização do novo projeto turístico desta edilidade: a Lagoa Geotour.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
Nova Geotour na Lagoa
Realizou-se recentemente uma conferência sobre Literatura e Geocaching, promovida pelo Clube de Geocaching, que se realizou no auditório desta Escola. Nesta conferência o Vereador Eng. Nelson Santos, que falou sobre a importância do Geocaching para o Concelho da Lagoa, divulgou, em primeira mão, a notícia, tão aguardada por este Clube, que a “Lagoa Geotour”, podia começar tendo o apoio da sua edilidade.
Estiveram presentes muitos alunos, professores e convidados, dentro das regras em vigor, na altura, relativas à pandemia covid19. Estiveram presentes, também alunos, da EBI de Água de Pau, que vieram acompanhados por duas professoras. Nesta conferência a Presidente da Câmara de Ponta Delgada, Maria José Duarte, fez uma “intervenção” sobre o Geocaching no seu concelho, em particular sobre a “Ponta Delgada Geotour” (cuja construção e manutenção contou e conta com a colaboração deste Clube).
Um dos professores responsáveis pelo Clube apresentou objetivos do Clube neste ano letivo, bem como as próximas atividades a desenvolver. Seguiu-se uma excelente apresentação, realizada pela professora Rosa Cabral, que desenvolveu um trabalho sobre a Literatura e o Geocaching, muito em particular na obra literária “Capítulo 41” do premiado escritor açoriano Pedro Almeida Maia. Por sua vez, o Mestre Almeida Maia falou sobre o seu percurso enquanto escritor, apresentando as suas várias obras, já editadas, e o seu atual projeto para uma série televisiva. No final desta sessão foram oferecidas aos presentes várias geocoins, quer relativas ao Clube de Geocaching, quer sobre a “Ponta Delgada Geotour”.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
Cidadania e Geocaching
O Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa, realizou recentemente, uma visita de estudo, às Caldeiras da Ribeira Grande, onde participaram alunos e professores deste Clube, em particular de uma das turmas do Curso de Turismo Rural e Ambiental. Durante a sua realização desta atividade, foram cumpridas todas as regras de segurança, em vigor, relativas à pandemia Covid19. Esta atividade pedagógica foi realizada com o apoio da Câmara Municipal da Lagoa.
Os alunos do 11º G tiveram a oportunidade de realizar a parte prática de um dos seus trabalhos anuais do curso profissional, relativa a um dos seus projetos de Cidadania e Desenvolvimento, neste caso inserida na parte de “sustentabilidade ambiental”. Assim e sob a supervisão da professora Eduarda Moniz, foi recolhido todo o lixo (que era, infelizmente, em grande quantidade) existente na zona das Caldeiras da Ribeira Grande.
Nesta visita de estudo, para além de encontrarem várias caches de Geocaching (de vários tipos: tradicional, multi, enigma, earthcache e labcaches), os alunos participantes ainda tiveram a oportunidade aprender a pilotar um drone e de tirar fotografias 3D. Para além disto foi-lhes explicada a “sinalética” relativa aos trilhos (quer municipais, quer governamentais), por ser um dos conteúdos a trabalhar e aprofundar no seu curso profissional.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
Utilização de “drone” em atividades escolares
Desde outubro que o Clube de Geocaching tem um drone, podendo assim desenvolver várias outras atividades e trabalhos, que também são uma mais valia para as suas atividades habituais de Geocaching. Uma das atividades (realizada neste primeiro período de aulas), consistiu em aprendizagens relativas à utilização do drone do Clube (montagem, preparação, pilotagem e realização de filmes). Este primeiro evento contou com a presença de 8 alunos e 4 professores.
Em várias das atividades promovidas pelo clube, e utilizando o drone, foram produzidos diversos filmes, com o objetivo de apoiarem diversos projetos escolares, nomeadamente: filmagens das lagoas das Furnas e Sete Cidades, para um projeto turístico de um dos grupos de trabalho dos alunos finalistas do 12º G; filmagens e fotos para os projetos de Cidadania (na vertente da Intercultaridade) das turmas PROFIJ, 12º F e 12º G. Este clube colaborou, realizando diversas filmagens, na produção do filme “Jerusalema”, relativo às comemorações do XX aniversário desta Escola.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
Visita de Estudo ao Parque Grená
Realizou-se no passado mês, uma visita de estudo, com duas turmas do 12º ano, dos cursos Profij (uma do curso de Técnico Comercial e a outra do curso de Técnico de Turismo Rural e Ambiental), ao Parque Grená, localizado na Lagoa das Furnas. Todos estes alunos, acompanhados por quatro professores, fazem parte, há vário anos, deste Clube de Geocaching.
Foi um dia muito “bem passado”, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer este maravilhoso parque e de “encontrar” as caixas de Geocaching lá existentes e que são em número de dezassete (incluindo as novas dez Lab-Caches). Por outro lado, uma das turmas realizou filmagens, da área, com o drone do clube, para serem incluídas num trabalho final de uma das disciplinas do curso de Turismo. Ambas as turmas, tiveram ainda, a oportunidade de desenvolver algumas ações relativas aos projetos de Cidadania, nomeadamente na área da interculturalidade, pois “encontraram e falaram” com um jovem russo, atualmente a residir em S. Miguel. Os alunos presentes, que o desejaram, também tiveram a oportunidade de aprender a “pilotar” o drone e de realizar diversos filmes.
Agradecemos, reconhecidos, o apoio da “Feliz Terra” (empresa proprietária do Parque Grená), bem como da Câmara Municipal da Lagoa.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
LAB CACHES no Passeio Marítimo da Lagoa
Foram publicadas, no passado mês de setembro, cinco Lab Caches, localizadas no futuro Passeio Marítimo da Lagoa, projeto denominado “Lagoa – cidade voltada para o mar”. O Clube de Geocaching foi convidado, pela Groundspeak (entidade dona e responsável pelo Geocaching a nível mundial) para construir 5 Lab caches. Este projeto conduz o geocacher a percorrer os 1.300 metros deste “passeio”, visitando, em particular, a zona do Cruzeiro, os passadiços, a Casa dos Vulcões/OVGA, o relógio solar, o mirante e o Portinho de S. Pedro. Como complemento foi publicada a cache enigma- destas Lab cache a cache “Bónus das LAB da Lagoa” – https://coord.info/GC90BKQ, que se localiza algures nesta zona…
Conferência sobre Geocaching e Turismo
Realizou-se, no passado mês de outubro, uma conferência/evento, no auditório da Escola Secundária da Lagoa (sede da Azores Geotour), promovida pela Direção Regional do Turismo, com a colaboração deste Clube. Esteve presente a Dra. Marlene Damião, Diretora Regional do Turismo e a Senhora Presidente da Câmara da lagoa, Dra. Cristina Calisto, entre outros convidados. Neste evento foi assinado um protocolo, relativo ao Geocaching, entre a Direção Regional do Turismo e a Azores Geotour. Nesta altura o ex-aluno desta Escola, Sr. Rodrigo Travassos apresentou a sua PAP (trabalho de final do seu curso Profissional), relativa ao “Geocaching e Turismo nos Açores”.
Registe-se que este evento, foi o primeiro, “pós pandemia”, a ser realizado nesta Escola e que cumpriu todas as regras determinadas pela situação.
Clube de Geocaching finaliza Ponta Delgada Geotour
O Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa, foi o primeiro “geocacher/team” a finalizar a Geotour de Ponta Delgada (neste caso “encontrando” a totalidade das 50 caches). Assim o Clube foi recebido, nos Passos do Concelho da Câmara Municipal de Ponta Delgada, no Salão Nobre, por S.Exa. a senhora Presidente da Câmara de Ponta Delgada, Dra. Maria José Duarte. Estiveram presentes vários alunos e o coordenador do Clube, Prof. Luis Filipe Machado. Registe-se que este Clube colaborou, também, na organização desta Geotour e ficou, desde fevereiro, com a incumbência de colaborar com a manutenção das caches deste projeto turístico.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
Projeto Jerusalema
Apesar dos tempos conturbados em que vivemos, durante os meses de outubro e novembro, viveram-se momentos mágicos na ESLagoa devido ao #jerusalemadancechallenge. Através da música e da dança, escapámos da realidade por breves momentos e sentimo-nos de novo livres. Há duas semanas, no dia em que a ESL teve de encerrar e mandar todos para casa, recolhemos as últimas gravações da coreografia, e hoje, dia em que regressamos às aulas presenciais, damos as boas-vindas com a publicação no nosso vídeo. Agradecemos a todos os que tornaram este desafio uma realidade.
Sara Carreiro e Carmen Miranda
XIX Aniversário
Quando há um ano se celebrava o XVIII aniversário da ESLagoa, não passaria pela cabeça de ninguém que um ano depois, o XIX aniversário fosse passado com uma escola de portas fechadas. A pandemia da Covid 19 continua a provocar diversos transtornos no nosso dia a dia e esta é também uma das suas consequências.
De qualquer forma, mesmo à distância, o Conselho Executivo quer dirigir umas palavras à sua comunidade educativa na passagem de mais um aniversário.
– Começamos por nos dirigir aos nossos alunos que, afinal, são a razão de estarmos aqui. Saudamos aqueles que no ano letivo passado se distinguiram pelo seu mérito académico, felicitando-os pelos resultados obtidos, e também os que foram distinguidos com Mérito Cívico. Logo que possível faremos a cerimónia onde serão entregues os respetivos diplomas. Queremos ainda destacar a forma como têm encarado e vivido a sua presença na escola nesta situação de pandemia. Não podemos dizer que tudo tem sido perfeito, mas percebemos que estão a fazer um esforço em cada dia para cumprir com as orientações que vão surgindo. Agora, pedimos novamente o vosso empenho para este momento de ensino à distância. Estamos todos a tentar fazer com que ninguém fique de fora do processo de ensino.
– Uma palavra também para os Encarregados de Educação e sublinhar como têm sido importantes ao longo destes dezanove anos da Escola Secundária de Lagoa. O cuidado no acompanhamento dos vossos educandos é fundamental para o percurso de sucesso de cada aluno.
– Aos nossos docentes queremos reforçar o quanto são fundamentais na formação de cidadãos preparados para os desafios do século XXI, com todas as multiplicidades de conhecimento, de formação e competências que cada aluno necessita. Daí a necessidade de cada vez mais enveredarmos por um percurso de trabalho interdisciplinar marcadamente transversal na nossa ação pedagógica. Os últimos tempos têm sido de extrema exigência e todos têm sido exímios nas respostas, na dedicação que têm dado aos constantes desafios nesta situação de ensino em tempos de pandemia.
– Ao nosso pessoal não docente queremos dizer obrigado! Também eles são uma parte fundamental na construção da identidade da escola pelo cuidado, pelo empenho, pelo brio com que em cada dia, em cada hora desempenham as suas funções. Também para eles este tempo tem sido de uma maior exigência.
– Lembramos ainda todas as entidades que connosco colaboraram neste último ano. Só com este trabalho de parcerias se consegue atingir patamares de execução de projetos integrados, promotores de formação para os nossos alunos e desenvolvimento para o concelho de Lagoa.
Quando olhamos para o percurso destes dezanove anos de ação da Escola Secundária de Lagoa temos que nos sentir orgulhosos por fazer parte de um projeto formativo que tem deixado marcas em diversas áreas. Os nossos ex-alunos são a marca deste percurso!
Pretendemos continuar a trabalhar de forma integrada, onde o conhecimento, a criatividade, o espírito de iniciativa, a determinação e o humanismo continuem a ser marcas diferenciadoras da nossa ação. Só desta forma conseguiremos promover uma cidadania ativa e empreendedora, tão necessária para responder aos tempos que se avizinham.
Estamos conscientes das dificuldades que o tempo presente nos coloca, mas contamos com todos para as superar e continuar a FAZER ESCOLA!
O Conselho Executivo
Erasmus+ Project Shadows
Nos dias 2 e 3 de novembro, realizou-se a primeira reunião do Erasmus+ Project Shadows que visa a realização de um videojogo educativo, que se enquadra nos denominados Serious Games, cuja função é principalmente educativa. Os elementos lúdicos não são colocados de parte, aliás irá procurar-se uma boa integração da aprendizagem no jogo. Outra componente importante será a possibilidade da aplicação poder ser utilizada remotamente pelos docentes, o que constitui uma mais valia nos tempos atuais. O encontro ocorreu por videoconferência, tendo-se discutido o processo de desenvolvimento que inclui a conceptualização do videojogo e a ciência subjacente. As particularidades de cada uma das instituições participantes foram também tomadas em conta, para que o produto final venha a possuir significado global.
Além da Escola Secundária de Lagoa, são parceiros o colégio Dinamarquês, Grenaa Gymnasium a empresa de desenvolvimento de Videojogos alemã, Ingenious Knowledge, e a escola croata Trnsko.
CLUBE DE GEOCACHING DA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LAGOA
JOVENS EM “GEOAÇÃO”
Clube de Geocaching finaliza Geotour
O Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa, foi o primeiro “geocacher/team” a finalizar a Geotour de Ponta Delgada (neste caso “encontrando” a totalidade das 50 caches).
Assim o Clube foi recebido, nos Passos do Concelho da Câmara Municipal de Ponta Delgada, no Salão Nobre, por S.Exa. a senhora Presidente da Câmara de Ponta Delgada, Dra. Maria José Duarte, que se fez acompanhar pelo responsável pelo “turismo” desta edilidade, Dr. André Leonardo. Estiveram presentes vários alunos e o coordenador do Clube, Prof. Luis Filipe Machado. A Câmara entregou aos alunos presentes várias recordações, em particular a coleção das geocoins associadas a este projeto (geocoin ouro e geocoin prata). Um dos alunos, finalista, presente, Rodrigo Travassos, ofereceu à Senhora Presidente, uma cópia do seu trabalho final do Curso Profissional de Turismo (PAP). Este trabalho conta com a colaboração, da Câmara de Ponta Delgada, entre outras entidades, para a sua elaboração.
Registe-se que este Clube colaborou, também, na organização desta Geotour e ficou, desde fevereiro, com a incumbência de colaborar com a manutenção das caches deste projeto turístico.
Luis Filipe Machado
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
Clube de Geocaching apoia projetos de geotours!
O Clube de Geocaching planeia propor à Câmara Municipal da Lagoa a criação de uma Geotour no concelho da Lagoa, logo que as condições o permitam e o turismo, bem como a vida de nós todos e o Ensino nas escolas, voltem à normalidade.
As geotours são projetos de Geocaching, habitualmente ligados ao Turismo, compostos por um conjunto de caches “especiais” geralmente sobre: locais turísticos (como miradouros, trilhos, museus, centros de ciência, parques, etc…) ou sobre temas de cariz turístico (neste caso para o Concelho). Uma geotour, normalmente, permite que o geocacher que atinja os objectivos fixados, ganhe um prémio, para além de um “prémio virtual” – dito souvenir.
O Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa, já tem alguma experiência com estes projetos pois tem colaborado com as duas geotours existentes actualmente em Portugal; a Azores Geotour (cuja sede se encontra geograficamente na Escola Secundária da Lagoa e que é da responsabilidade da Direção Regional do Turismo) e com a Ponta Delgada Geotour (que foi lançada recentemente e que é da responsabilidade da Câmara Municipal de Ponta Delgada e que foi construída pelos professores Marco Pereira e Luis Machado, responsáveis por este Clube e professores nesta escola da Lagoa).
O objetivo principal da Ponta Delgada Geotour é que cada geocacher participante consiga conhecer melhor, do ponto de vista: turístico, religioso, histórico, etc…, o Concelho de Ponta Delgada, situado na ilha de S. Miguel – arquipélago dos Açores, “rodeado de natureza incalculável”. Esta Geotour é composta por 45 geocaches e 5 geocaches joker. Existem duas geocoins (ouro e prata) que são os prémios para quem completa este projeto. Mais informações a respeito deste projeto podem ser encontradas em: https://geotourpontadelgada.webnode.pt/
O Clube de Geocaching é uma entidade parceira deste projeto, tendo estado presentes, no evento de lançamento desta Geotour, que decorreu no Salão Nobre da Câmara de Ponta Delgada, no passado mês de fevereiro, vários alunos e professores deste Clube.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
PAP sobre Geocaching e Turismo!
“Apenas aqueles que arriscam a ir demasiado longe conseguem descobrir o quão longe se pode ir.”
(Thomas Stearns Eliot)
Foi produzida, e entregue recentemente, a primeira PAP (Prova de Aptidão Profissional), realizada nos Açores, sobre o tema “Geocaching como ferramenta turística”. Esta prova, foi desenvolvida, na Escola Secundária da Lagoa, pelo aluno Rodrigo Medeiros Travassos, aluno finalista do 12º ano, do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural e teve como orientador o professor Luis Filipe Machado. Esta prova também contou com a colaboração do Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa. Contou ainda com a colaboração de vários professores, colegas e amigos do Rodrigo. Registe-se ainda que o aluno Rodrigo pertence ao Clube de Geocaching desde a primeira hora, tendo sido um dos alunos fundadores deste Clube e onde teve, ao longo de 3 anos, uma “posição” de destaque, de influência e de liderança.
“O Clube de Geocaching construiu uma geocache tradicional (“PAP – Geocaching e Turismo” – GC8EM56), cujo tema é exactamente este trabalho e que se localiza na zona dos trilhos da “Janela do Inferno” e que tem um container especial, produzido por elementos do Clube.
As Geotours são colecções de caches que criam passeios/percursos temáticos e auto guiados por locais históricos, parques, museus, monumentos, cidades, entre outros. Estes são normalmente patrocinados por conselhos de turismo locais, associações históricas ou serviços de parques nacionais das câmaras municipais, governos, etc…”
Este trabalho é composto por duas partes! Uma teórica onde o aluno demonstra a grande importância do Geocaching para o Turismo, quer neste Concelho da Lagoa, quer no Concelho de Ponta Delgada, quer ainda na própria Região Açores. São apresentadas todas as geotours que existiram e existem, até à data, em Portugal, mormente: a Geotour Ilha Verde/Green Island Geotour que foi a primeira geotour existente no nosso país e que tinha sede na cidade da Lagoa. Esta geotour teve como tema a ilha de S. Miguel e funcionou durante um ano, tendo sido substituída há quatro anos, por proposta da Direção Regional do Turismo, pela Geotour Açores/Azores Geotour que “cobre” as ilhas todas do arquipélago açoriano. Esta geotour ainda está a funcionar e tem sede na Escola Secundária da Lagoa, pois uma das entidades “parceiras” é o Clube de Geocaching desta cidade. Também é analisada a Geotour de Ponta Delgada/Ponta Delgada Geotour, “lançada no passado mês de fevereiro, esta da responsabilidade da Câmara de Ponta Delgada e que “percorre” o Concelho de Ponta Delgada.
No contexto deste trabalho, o aluno entrevistou alguns dos responsáveis por estes projetos, nomeadamente: a Dra. Maria Odete Cabral, adjunta da Presidente da Câmara da Lagoa; com o Dr. André Leonardo, assessor para o Turismo da Câmara Municipal de Ponta Delgada e com a Dra. Marlene Damião, Directora Regional do Turismo, com intuito de recolher alguma informação sobre o envolvimento destas entidades com o Geocaching e com o turismo, nestes concelhos e na região Açores. Também estabeleceu contacto com os geocachers responsáveis por estes projetos, os professores Luis Machado e Marco Pereira e o Dr. Pedro Almeida.
Relativamente à parte prática deste PAP, o aluno optou por criar uma aplicação que fornecesse aos praticantes algumas caches de relevância para a região, utilizando aí as duas geotours a funcionar em Portugal (nos Açores e em São Miguel). Desta forma, foi utilizada uma plataforma online de criação de aplicações chamada “MIT App Inventor”. Nesta aplicação que funciona em qualquer telemóvel, esta aplicação desenvolve e dá acesso às duas geotours e a todas as caches que e alas pertencem.
Como “prova” da pertinência deste tema, é apresentada, neste trabalho, a revista de Geocaching da Alemanha, que trouxe no mês de março de 2020 uma extensa reportagem (a capa da revista e mais catorze páginas) sobre o Geocaching neste arquipélago; em particular sobre as ilhas: São Miguel, Terceira, Faial e Pico. O texto desta reportagem é extremamente elogioso sobre o Geocaching neste arquipélago, bem como sobre as ilhas em geral. Tenha-se em atenção que até o passado mês de março (AC), o maior fluxo de turistas estrangeiros que visitavam as nossas ilhas era proveniente da Alemanha; país este que é o segundo país a nível mundial, quer relativamente ao número de geocachers quer relativamente ao número de caches.
Registe-se, a propósito, que existe a intenção do Clube de Geocaching de vir a criar, num futuro próximo, uma geotour no Concelho da Lagoa!
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
CLUBE DE GEOCACHING DA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LAGOA
JOVENS EM “GEOAÇÃO”
Geocaching em tempo de verão e férias – Alguns desafios…
O Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa, congratula-se com esta “centésima edição” deste suplemento/jornal Neurónio. Parabéns ao coordenador, atual e anteriores, deste “jornal”, bem como a toda a sua equipe e colaboradores. Este Clube agradece e sente-se honrado com a sua participação, ao longo destes anos, neste interessante e importante jornal!
Desde março passado que as atividades deste Clube têm sido extremamente limitadas em virtude da existência desta pandemia do Covid19. Assim e por decisão superior, foram adiadas várias atividades que estavam projetadas para este terceiro período, nomeadamente: as visitas de estudo para o Salto do Cabrito e para as Sete Cidades (esta última organizada em conjunto com o Clube Náutico da lagoa), a conferência sobre Geocaching e Literatura e os vários eventos previstos (em particular o evento CITO)! Assim neste trimestre as atividades do Clube, limitaram-se à realização da manutenção de algumas das caches do Clube e na participação mensal nos “jornais” Diário da Lagoa e Neurónio. Desde o mês de junho, e sendo possível já algum “desconfinamento”, alguns alunos e professores já foram “encontrar” algumas caches…
O Clube propõe aos membros deste clube alguns desafios para esta época de verão e de férias, em que os alunos podem percorrer, de forma segura, alguns trilhos, com amigos e/ou família (mantendo sempre as agora, habituais condições de segurança) e assim, para além de fazerem algum exercício físico e se divertirem, também poderão procurar encontrar alguma caches! Nesta ocasião também será, eventualmente, uma boa oportunidade para se fazer a manutenção às caches do Clube, existentes no concelho da Lagoa. Como desafio, para os tempos “mortos” em cada, os alunos e professores do Clube, sempre poderão procurar resolver algumas caches enigma… e porque não “construir” uma cache nova?
Até setembro, onde nos iremos reencontrar cheios de ideias, projetos e novidades (…) para o próximo ano escolar!
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
Conferência sobre o Espaço – Porquê? E Geocaching?
Realizou-se no passado mês, no auditório da Escola Secundária da Lagoa, uma conferência, promovida pelo Clube de Geocaching desta Escola, relativa ao tema: “estudar o Espaço – Porquê? E Geocaching?”. Foi palestrante convidado, sobre este interessante tema, o Mestre Pedro Garcia, responsável pelo OASA – Observatório Astronómico de Santana – Açores, que encantou a assistência com várias novidades e informações relativas à Exploração Espacial e sua história.
Presentes mais de duzentos alunos e professores, bem como vários convidados e entidades parceiras. Esta atividade também coincidiu com um evento oficial de Geocaching. Esteve presente, em representação da senhora Presidente da Câmara da Lagoa, o dr. Pedro Tavares, que efetuou uma intervenção onde salientou a importância do Geocaching (bem como deste clube) para o Município. Foi ainda apresentado um projeto, desenvolvida pela Prof. Ana Machado, que consistiu no “lançamento de um trackable” do Clube, que tem por objetivo, “visitar” locais, a nível mundial, onde existam vulcões! Este projeto foi desenvolvido, por uma das turmas da Escola, na disciplina de Ciência da Terra/Geologia.
Depois foi entregue uma lembrança a várias personalidades e entidades presentes, que costumam “apoiar e colaborar” com este Clube aos longo dos três anos da sua existência. De realçar a entrega desta “medalha” aos quatro alunos, cuja atividade em prol do Clube, é de realçar e destacar; sendo eles: Cristina Januário, Rodrigo Medeiros, Roberto Sousa e Alexandre Homem.
Seguiu-se a apresentação de um filme, sobre este Clube, relativo a várias atividades pedagógicas e interdisciplinares, desenvolvidas ao longo do corrente ano letivo, por professores, alunos e turmas deste Clube. Este filme foi produzido pelo Prof. Ivan Gouveia.
Lançamento da geocoin do Clube de Geocaching
Também, no passado mês, foi apresentada a geocoin do Clube de Geocaching. A produção desta geocoin mereceu o apoio da Câmara Municipal da Lagoa e foi “concebida” pela prof. Sofia Catela, elemento deste Clube. Este trackable foi oferecido a alunos, professores e entidades que se relacionam com o Clube. Estes “trackables” de Geocaching, são registados com um código de rastreamento, próprio e individual.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
Atividades pedagógicas com Geocaching…
Recentemente vários elementos do clube de Geocaching, na maioria alunos finalistas – 12º ano – do Curso Técnico Profissional de Turismo Rural e Ambiental, realizaram uma visita de estudo que teve por objetivo principal aprender alguns conteúdos programáticos (de História e de Geologia), enquanto “jogavam”, ou sejam “encontravam” caches de Geocaching. com o apoio de várias entidades. Esta atividade contou com o apoio da Câmara Municipal da Lagoa, da Zona Militar dos Açores e da associação Amigos dos Açores – Associação Ecológica.
Assim os alunos tiveram a possibilidade de visitar a “zona militar” da Castanheira, onde encontraram as peças de artilharia lá existentes e de percorrer os túneis e instalações que constituíam aquela unidade de defesa costeira. Aí os 22 alunos, acompanhados por 5 professores, encontraram a cache letter-box “Coast Watch” e tiveram uma “lição” sobre a história da cidade de Ponta Delgada (em particular entre as duas guerras mundiais). Depois todo o grupo dirigiu-se, a pé, para a zona do Carvão, onde visitaram a Gruta do Carvão. Foi altura de aprender um pouco de Geologia, em particular sobre: escoadas lávicas, tipos de lava, algares, etc… Também foi a oportunidade para naquela zona, realizar-se uma cache tradicional e uma earthcache.
Depois, o grupo dirigiu-se ao Quartel-General da Zona Militar dos Açores, onde se situa o Museu Militar de S. Brás. Neste percurso realizou-se uma paragem, para almoço, no Jardim António Borges (que também foi visitado). Chegados ao Museu Militar, foi efetuada uma visita guiada, onde os alunos tiveram oportunidade de conhecer melhor a “história militar” da nossa região e desta cidade de Ponta delgada; em particular falou-se das campanhas militares portuguesas, que envolveram muitos açorianos, quer na 1ª Grande Guerra, quer na “guerra colonial” no ultramar português. Durante a vista a este museu os alunos recolheram as informações necessárias para encontrarem, de seguida, a multi-cache “Museu Militar de S. Brás” …
Durante esta atividade foram colhidas imagens de forma a se produzir um pequeno filme relativo a esta atividade e ao Clube em geral.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
A interdisciplinaridade do Geocaching na Educação
São vários os professores que, em algumas aulas e em alguns conteúdos, utilizam o Geocaching como “ferramenta” para “ensinar” e mesmo para transmitir conteúdos programáticos da matéria a lecionar! A isto chama-se interdisciplinaridade, pois até pode ser realizado com várias disciplinas em simultâneo e em conjunto. Repare-se que as caches do tipo earthcache (caches sobre fenómenos geológicos) podem ser utilizadas nas disciplinas de Ciências Naturais ou Geologia consoante o ano letivo da turma.
Na “procura” das caches, bem como no seu registo, ou ainda na construção (produção) de caches, podemos pensar na disciplina de Cidadania e “afins”, bastando pensar no cumprimento das regras, no bom relacionamento entre o grupo, etc…
As caches “enigma/mistério”, as caches multi-cache (“tipo” jogo de pistas) e as caches “letter-box”, são uma manancial de recursos para muitas disciplinas (Matemática, Informática/Programação, Física, Química, Geografia, Filosofia, Literatura, História, Geografia, etc…), pois existem caches com enigmas sobre todas as disciplinas e áreas do saber! A própria Geografia pode, e deve ser utilizada, na abordagem das coordenadas geográficas e na navegação para as caches!
Na produção das caches, podemos “contar” com os “Trabalhos Oficinais” /” Desenho/Educação Visual, quer para a produção dos container´s, como para a parte “gráfica” dos “listings” (apresentação das caches, quer no computador, quer nos telemóveis). A abordagem em algumas caches mais “radicais (mergulho, escalada, trilhos…) pode ser preparada e planeada na disciplina de Educação Física.
Na construção do listing das caches, bem como na “produção” de enigmas, pode ser usada a programação/informática. Também na construção dos listing das caches pode se ter em conta, a disciplina de “Português” de forma a que a escrita fique correta! Também aí, na produção das caches pode ser necessário a “ajuda” das “outras línguas” (Inglês, francês, alemão…) de forma a fazer-se a tradução dos listing das caches para outras línguas (muito em particular, o inglês, enquanto língua internacional…)!
E muito mais a este respeito se podia dizer, escrever e exemplificar…!
Recentes atividades do Clube
Recentemente foi publicada uma nova cache do Clube (PAP Geocaching e Turismo). Esta geocache tradicional localiza-se na zona dos trilhos da Janela do Inferno, e o seu tema reporta-se à PAP – Prova de Aptidão Profissional (trabalho de fim do curso profissional ao nível do 12º ano) do aluno, desta escola, Rodrigo Travassos, prova esta que tem por tema a “utilização” do Geocaching como veículo promotor do Turismo nos Açores (em particular em S. Miguel). Registe-se que é primeira PAP, produzida e defendida nos Açores sobre este tema!
No passado mês de dezembro vários alunos e professores deste Clube efetuaram várias “saídas” de campo, tendo sido muitas as caches encontradas e registadas pelo Clube.
Também é de ter em atenção que vários alunos, membros deste Clube de Geocaching, nomeadamente: Roberto Sousa, Cristina Januário, Rodrigo Travassos e Alexandre Homem, apresentaram uma candidatura ao Orçamento Participativo da Lagoa – Jovem 2020 (OPLJ), apresentando à Câmara Municipal um projeto para a criação de uma Geotour (projeto turístico de Geocaching) neste concelho. Este projeto conta com o apoio deste Clube.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
Concurso: «O Amor está no Ar!»
Tendo em conta a adesão verificada, no anterior ano letivo, do Concurso: «O Amor está no Ar!», no âmbito da comemoração do dia de São Valentim, a Biblioteca da Escola Secundária de Lagoa vai promover novamente uma 2.ª edição do mesmo. CONSULTE O REGULAMENTO AQUI!
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
“Geocaching e Trilhos Rurais no concelho da Lagoa! “
Realizou-se, no passado mês de novembro, no auditório desta Escola Secundária, uma apresentação, efetuada pelos alunos do 12º F, e com a presença de vários responsáveis da Câmara da Lagoa, nomeadamente do senhor vereador Nelson Santos e do Dr. Pedro Tavares (responsável pelos trilhos ao nível deste concelho), sobre “Geocaching – Trilhos Rurais no Concelho da Lagoa”. Este “tema” foi objeto de trabalho “curricular”, durante algumas semanas, com esta turma finalista, sob a orientação da sua professora Eduarda Moniz. Os alunos fizeram um “levantamento” preciso e exaustivo das várias caches (dos vários tipos existentes) existentes nos trilhos rurais deste concelho, em particular na “Rota da Água”, que engloba os sub-trilhos: “Janela do Inferno”; “Entre túneis e condutas” (ex-trilho da Lomba) e “Pedras Brancas”. Este trabalho foi disponibilizado, em formato digital, a esta autarquia, de modo a, eventualmente, poder ser integrado nos novos documentos (“brochuras” e placards), relativos a estes trilhos.
Formação – Workshop de “Utilização do GPS”
Também, no mês de novembro, teve lugar um Workshop sobre “Utilização do GPS”, promovido pelo “Newrónio” – Centro de Formação desta Escola, com o apoio do Clube de Geocaching da escola secundária da Lagoa e onde foi formador o professor Luis Filipe Machado, coordenador deste Clube. Participaram 11 elementos, dos quais sete professores e quatro alunos desta Escola. Durante esta formação, os formandos tiveram a oportunidade de ficar a conhecer mais, a nível teórico, sobre os sistemas de posicionamento (quer do GPS, quer do sistema russo Glonast). Mas e mais importante, no contexto das atividades de campo do Clube de Geocaching, os alunos e professores presentes tiveram a oportunidade de aprender a “utilizar” diferentes tipos de GPS, quer ao nível da marcação de pontos, quer ao nível da navegação para pontos previamente determinados. Também foi explorada a “preparação” do instrumento de navegação, quer na colocação (e utilização) de mapas locais, quer ao nível da transferência de caches (gpx) para a unidade GPS.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
Presépio da Biblioteca da ESL a participar no concurso de presépios da Câmara Municipal de Lagoa
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
Sessão de cinema sobre Geocaching: GIFF 2019 – Uma aventura
Realizou-se, no passado dia 7 de novembro, uma sessão de cinema, onde foram apresentados os dezasseis filmes finalistas do “concurso mundial de filmes de Geocaching”. Este evento realizou-se no auditório da escola, que se encontrava completamente lotado. Participaram os elementos que pertencem ao Clube de Geocaching, bem como várias turmas convidadas. Também esteve presente um casal de geocachers finlandeses. Este “espetáculo” também coincidiu com o evento oficial de Geocaching: Giff2019 – Uma aventura (GC8D823), que possibilitou que os geocachers presentes recebessem um “souvenir” virtual. Os geocachers que participaram neste evento (tendo registado a sua participação), puderam participar na votação mundial para a escolha do filme vencedor!
Outras atividades do Clube
Neste mês de novembro foi publicada a nova multi-cache deste Clube, “Starwars at OASA”, que foi produzida em conjunto com o Observatório Astronómico de Santana – Açores, e que tem um container final muito interessante. Registe-se que para “encontrar” esta cache, é necessário visitar este centro de ciência! Neste momento os elementos do Clube encontram-se a “construir” duas outras caches (uma tradicional e uma enigma). Registe-se que vários elementos do Clube, candidataram-se, com um projeto de Geocaching (que conta com o apoio deste clube, na eventualidade do projeto vir a ser aprovado) ao “Orçamento participativo – Jovem da Lagoa”.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
Conferência sobre: “Exploração Espacial – A última fronteira!”
Realizou-se no passado mês de setembro, no auditório da Escola Secundária da Lagoa, uma conferência, denominada “Exploração Espacial – A última fronteira? Geocaching no Espaço?”. Esta palestra destinou-se essencialmente a alunos do ensino secundário, estando o auditório completamente lotado, e foi palestrante o Professor Doutor Pedro Mota Machado, que se havia deslocado a S. Miguel, a convite do Governo Regional dos Açores, para participar na Noite do Cientista. Esteve também presente a Sra. Vereadora Albertina Oliveira, em representação da Câmara Municipal da Lagoa.
O coordenador do Clube de Geocaching, Professor Luis Machado, efetuou uma pequena apresentação sobre as caches alusivas ao espaço, que existem um pouco por todo o mundo (e também aqui em S. Miguel) e também salientou a existência de um trackable de Geocaching na Estação Espacial Internacional. Referiu ainda a cache “Starwars no Oasa” que o Clube está a produzir em conjunto com o Observatório Espacial de Santana – Açores. De seguida o conferencista efetuou uma apresentação sobre a exploração espacial, tendo referido vários dos projetos que estão a ser planeados e sobre outros já em execução. Também falou sobre algumas das mais recentes descobertas relativas aos “exo-planetas”.
Clube encontra 1.000 caches
Têm sido muitas as caches encontradas pelos membros (alunos e professores) deste Clube de Geocaching, nestes últimos meses, tendo, recentemente, sido atingida a “marca” das mil caches!
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
Atividades do Clube de Geocaching
Com o início do ano escolar, tiveram também início as atividades deste clube. Realizou-se, nesta Escola Secundária, a 16 de setembro, o Dia do Prosucesso, tendo este Clube participado com um “stand”, por onde todas as turmas da Escola passaram, tendo, na altura, sido apresentadas as atividades e projetos do clube, previstas para este ano letivo. Vários alunos, aproveitaram a ocasião para se inscrever.
Já na segunda semana de aulas, realizou-se uma interessante conferência, no auditório da Escola, sobre o Espaço, denominada: “Exploração espacial – a última fronteira? – Geocaching no Espaço?!?”, sendo orador o astrofísico Doutor Pedro Mota Machado.
Este Clube também participou, a convite da Associação de Pais da EBI da Lagoa, no passado dia 21 de setembro, na 7ª Feira de Ocupação de Tempos Livres, realizada no Nonagon. Este evento organizado pelo Gabinete de Desporto e Juventude, consistiu na “possibilidade de troca de experiências e conexões entre as entidades do concelho e os seus habitantes, divulgando as oportunidades existentes, mas também promovendo estilos de vida saudáveis e práticas variadas”. Os professores deste Clube, acompanhados por vários alunos, tiveram, assim a oportunidade de divulgar as atividades educativas que este Clube, disponibiliza.
Entretanto vários alunos e professores deste clube participaram, no passado dia 25 de setembro, num evento CITO (cash in trash out), CITO – Vamos limpar a orla costeira – https://coord.info/GC89QXC, que se realizou, na orla marítima, junto ao campo de futebol do Operário. Este evento teve como objetivo principal a limpeza daquela zona. Os participantes neste evento oficial receberam um “souvenir” relativo ao tema. Os eventos CITO integram-se na proteção do meio ambiente, onde o Geocaching procura ter um papel muito ativo e importante.
Inscrições para participação no Clube
Este Clube destina-se a alunos da Escola Secundária de Lagoa, com interesse nesta área e que se poderão inscrever até ao dia 15 de outubro, podendo os pais/encarregados de educação, destes alunos, participar e colaborar nas atividades do Clube, através dos seus filhos/educandos. De realçar que as turmas dos Cursos Profissionais de Técnico de Turismo Ambiental e Rural e de Gestão Ambiental, terão, de novo, um grande envolvimento nas atividades deste Clube. Para contato com este Clube de Geocaching poderá ser utilizado o email: [email protected]. Os alunos interessados deverão contactar com o seu diretor de turma ou com os responsáveis deste Clube.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
Enchanted Crystals obteve segundo lugar na ECGBL 2019
O Videojogo Educativo Enchanted Crystals obteve segundo lugar na 7ª Competição Internacional de Jogos Educativos, evento alojado na ECGBL 2019: 13th European Conference on Games Based Learning, que teve lugar, este ano, na University of Southern Denmark (SDU). O jogo foi colocado a concurso e apresentado dois especialistas em videojogos, David Farrell e Spyros Blatsios, que se deslocaram à Dinamarca para esse efeito.
O Enchanted Crystals foi desenvolvido no âmbito do Erasmus+ Project Level, no qual a Escola Secundária de Lagoa colaborou com a universidade escocesa, Glagow Caledonian University, a empresa alemã, Ingenious Knowledge, e a escola grega, Platon M.E.P.E.
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
4º Curso de Formação para professores sobre Geocaching como ferramenta educativa
Realizou-se, na Escola Secundária da Lagoa, entre 15 e 17 de julho (janela formativa para professores), o 4º curso de formação, certificado, para professores que lecionam em escolas dos Açores, sobre: Geocaching – Uma ferramenta educativa (4). Encontravam-se inscritos vinte e dois professores, de dez escolas da ilha de S. Miguel, nomeadamente: de Ponta Delgada (ES Domingos Rebelo e EBI Roberto Ivens), da Lagoa (ESL), da Vila Franca (EBS Armando Cortes Rodrigues), de Água de Pau (EBI), de Ponta Garça (da EBI), da Ribeira Grande (ESRG), dos Arrifes (EBI dos Arrifes), do Nordeste (EBS), das Capelas (EB da Vila das Capelas), da Maia (EBI) e de Rabo de Peixe (EBIRP).
Participaram professores de diversas áreas disciplinares, em particular: português, inglês, filosofia, matemática, físico-química, ciências-naturais, biologia, geologia, geografia, educação física, educação visual e história. Integrada nesta ação formativa, realizou-se uma visita de estudo, no concelho de Lagoa, onde os formandos, para além de visitarem o ExpoLab e o OVGA-Casa dos Vulcões, também participaram num evento oficial de Geocaching (GC88EFB – Geocaching – Uma ferramenta educativa) e encontraram treze de caches (de sete tipos diferentes), nomeadamente: caixas tradicionais, multi-caches, letter-box, caches enigma, cache virtual, cache wherigo e earthcaches.
Este curso foi promovido pelo Newrónio, centro de formação da Escola Secundária da Lagoa, sendo sido formador o professor Luis Filipe Machado, coordenador do Clube de Geocaching desta Escola.
Também e no âmbito da formação para professores, relativa ao Geocaching como ferramenta educativa (em contexto escolar), foi realizado, no mês de julho e também na Escola Secundária da Lagoa, um Workshop sobre Geocaching, no âmbito dos” encontros” Topa Tape, da responsabilidade do programa Pro-sucesso, organizado pela Direção Regional da Educação.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
IX Encontro Regional de Grupos Escolares de Expressão Dramática
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
Atividade de final do ano letivo
No dia 13 de junho o Clube de Geocaching promoveu uma atividade, de um dia, de final do ano letivo, para os alunos deste Clube que frequentam o 10º ano da escolaridade. Foi percorrido o “Trilho Urbano” da cidade da Lagoa, tendo sido visitadas as caches encontradas durante este percurso, bem como feita a manutenção a várias caches do Clube. Participaram 30 alunos e seis professores.
Durante esta atividade foi desenvolvida uma atividade náutica de canoagem, organizada pelo Clube Náutico da Lagoa, com quem este Clube tem uma parceria. Os alunos e professores começaram por assistir uma sessão teórica de iniciação à canoagem, bem como sobre “regras de segurança no mar”. Depois os alunos dirigiram-se, pelo mar, nas canoas ou no semirrígido para as piscinas da Lagoa. Aí os alunos conviveram, tomaram banho e almoçaram. Depois do almoço, o grupo foi recebido na Câmara Municipal da Lagoa, tendo tido uma visita guiada às várias instalações e serviços desta Câmara.
O Clube de Geocaching agradece, reconhecido, a todas as pessoas e entidades que apoiaram as suas atividades durante este ano letivo.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
Os meses de abril e maio foram pródigos em atividades realizadas por este Clube, que envolveram mais de trezentos alunos e professores desta Escola Secundária de Lagoa, bem como da Escola Básica de Água de Pau. Registe-se que, de momento, este Clube, é “proprietário” de 24 caches de Geocaching, no seu perfil, tendo o Clube já encontrado mais de 800 caches. Entretanto foi estabelecida uma parceria entre este Clube de Geocaching e os Amigos dos Açores – Associação Ecológica.
Entretanto a professora Sofia Borracha também se juntou a este Clube. Os alunos do clube receberam a oferta de uma t-shirt, alusiva ao Clube, e os professores um “polar”. Os elementos do Clube mais dedicados a estas atividades, também receberam, como recordação, uma “wood-coin” do Clube de Geocaching. Passamos, ainda, a ter acesso a um conjunto de quatro walky-talkys, sendo este um equipamento bastante útil para as saídas da Escola.
O Clube agradece à Câmara Municipal de Lagoa os apoios concedidos.
Visita de Estudo à Lagoa de São Brás e CITO
No final do mês de abril, 32 alunos e professores do Clube, percorreram o “trilho” Monte Escuro/Lagoa de S. Brás. Durante esta atividade foram encontradas dez caches (enigma e tradicionais) e também se praticou orientação, com os vários GPS´s do Clube.Depois do almoço, tomado junto à Lagoa de S. Brás, os alunos e professores presentes, participaram num evento CITO (cash in trash out). Foi recolhido o lixo que se encontrava na margem desta lagoa. A participação neste evento de “proteção ambiental”, permitiu a obtenção do respetivo souvenir! No final desta atividade, que foi realizada com o apoio das carrinhas da nossa autarquia, o grupo visitou ainda a Fábrica de Chá Gorreana.
Trilho Janela do Inferno/Trilho da Lomba e CITO
No dia 10 de maio, o Clube realizou outra grande atividade, tendo-se percorrido o trilho compreendido entre a Janela do Inferno e a freguesia de Água de Pau, através do trilho da Lomba. Na “janela do Inferno”, foi tempo de se ter uma pequena aula de Geologia, com vista à realização da earthcache que existe no local. Durante o percurso foram encontradas mais seis caches tradicionais, tendo-se feitos dois STF (segundos a encontrar…) e também se participou em mais um evento CITO, tendo-se recolhido (e transportado até Água de Pau) o lixo encontrado ao longo do trilho. Todo o grupo almoçou na zona das “nascentes de Água de Pau”.
CONFERÊNCIA: Trilhos, Grutas e Algares
No dia 8 de maio, mais de 220 alunos e professores desta escola assistiram a uma conferência muito interessante em que foi orador, o Mestre Diogo Caetano, presidente da Direção dos Amigos dos Açores – Associação Ecológica, que falou sobre “Trilhos, Grutas e Algares”. Foram visionadas imagens muito interessantes do nosso património ambiental. Nesta conferência, que também foi um evento oficial de Geocaching, estiveram presentes vários convidados, em particular a senhora Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto e o senhor Presidente da Direção do Clube Náutico de Lagoa, Dr. Rui Dias.
Na altura, os presentes foram informados que este Clube é coproprietário (co-owner) da cache “A Montanha…teto de Portugal”, que é a cache (neste caso uma earthcache) que se localiza à maior altitude de Portugal (“Piquinho” da Montanha do Pico).
Iniciação ao Geocaching
Recentemente este Clube organizou, por proposta do Conselho Executivo desta Escola, uma “iniciação ao Geocaching”, com os alunos do 9º ano da Escola Básica de Água de Pau. Mais de 50 alunos, acompanhados por 4 professores, deslocaram-se a esta Escola Secundária, de forma a conhecer a oferta formativa relativa ao Ensino Secundário, que esta Escola disponibiliza, bem como os Clubes existentes nesta Escola. Depois de visitarem e almoçarem na nossa Escola, assistiram a uma apresentação, feita pelo Conselho Executivo, no auditório e, também, tiveram uma pequena iniciação teórica ao Geocaching. Depois foi efetuada uma “saída de campo”, orientada por alunos deste Clube, tendo sido encontradas 5 caches existentes na zona circundante desta Escola.
A Câmara Municipal de Lagoa, realizou, nos dias 8 e 9 maio, o projeto intitulado “Europa dos Pequeninos”, destinado a alunos do 3.º ano de escolaridade, do 1.º ciclo do ensino básico, da rede pública do Município de Lagoa. Esta iniciativa surgiu no âmbito da celebração do Dia da Europa, comemorado, anualmente, no dia 9 de maio.
Este evento teve o propósito de incentivar os mais pequenos a conhecer os países da União Europeia, em diferentes perspetivas, tornando-se imperativo para o conhecimento não só da realidade onde estão inseridos, mas também das culturas e costumes dos diferentes países. Esta é, também, uma forma de desenvolver o pensamento crítico e construtivo, tal como a consciencialização do ser cidadão.
O projeto “Europa dos Pequeninos” conta com um jogo interativo, desenvolvido na plataforma digital Kahoot, pela turma D do 11º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos da Escola Secundária de Lagoa, no âmbito do seu projeto “Learn&Play With Kahoot”, com a coordenação da docente Marlene Furtado. Esta atividade, envolveu a participação de três turmas da Escola Básica e Integrada de Lagoa e duas da Escola Básica e Integrada de Água de Pau.
Na manhã do dia 8 de maio, realizou-se a semifinal na escola EBI de Água de Pau, onde participaram três turmas do 3º. Ano, nomeadamente da EB1/JI, Dr. Francisco Carreiro da Costa, acompanhado pela Profª. Ana Margarida Rocha e duas turmas da EBI de Água de Pau, acompanhadas pela Profª. Maria da Graça Sociedade e pela Profª. Prof.ª Elsa Cristina Ferreira. No qual saiu como vencedora a equipa “Europa Kids” da EBI de Água de Pau, acompanhada pela Profª. Maria da Graça Sociedade.
Na tarde do dia 8 de maio, realizou-se a semifinal na escola EBI de lagoa, onde participaram duas turmas do 3º. Ano, nomeadamente uma turma da EB1/JI, Dr. Francisco Carreiro da Costa, acompanhado pela Profª. Marisa Barbosa e uma turma da EB1/JI Tavares Canário acompanhada pela Profª. Paula Botelho. No qual saiu como vencedora a equipa “Os verdes” da EB1/JI Tavares Canário, acompanhada pela Profª. Paula Botelho.
No dia 9 de maio realizou-se a final do projeto na Escola Secundária de Lagoa, com as equipas vencedoras das semifinais realizadas no dia anterior, nomeadamente a equipa “Europa Kids” da EBI de Água de Pau, acompanhada pela Profª. Maria da Graça Sociedade e a equipa “Os verdes” da EB1/JI Tavares Canário, acompanhada pela Profª. Paula Botelho, no qual saiu como vencedora
Neste sentido, este projeto é importante para a transmissão das boas práticas de utilização das novas tecnologias na educação e em ambiente de sala de aula, sendo uma forma de mostrar aos alunos e professores que, através das tecnologias, é possível aprender e adquirir novos conhecimentos.
Também esteve em exposição, durante toda a semana, de 6 a 10 de maio, na Escola Secundária de Lagoa, uma coleção intitulada “Rostos da União Europeia”, do Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas.
Recorde-se que, a União Europeia foi formada em 1957, tendo atualmente 28 estados-membros. Portugal aderiu à União Europeia a 1 de janeiro de 1986 e, atualmente, representa-se por 21 deputados no Parlamento Europeu. Desde a sua adesão, Portugal tem representação permanente em Bruxelas, garantindo, assim, uma defesa eficiente dos interesses do país.
8.ª edição do PLAYNESTI – Festival tecnológico dos Açores – Nonagon
O NESTI (Núcleo de Estudantes de Informática da Universidade dos Acores) organiza anualmente, e desde as suas origens, o festival tecnológico PLAYNESTI, que está atualmente na sua oitava edição, e outros eventos, assim como apoia todo o evento da Hora da Programação.
Nos dias 23, 24 e 26 de abril, os alunos da turma F do décimo ano do Curso Profissional, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, da Escola Secundária de Lagoa, assistiram à 8ª Edição do PLAYNESTI – Festival tecnológico dos Açores, no Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel – Nonagon.
A turma assistiu a todos os seminários, palestras e workshops, orientados e discursados por oradores de renome, que permitiu fomentar os seus conhecimento nas mais diversas áreas do campo tecnológico e permitiu valorizar as suas competências em diversas áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente: Linguagens e textos; Informação e comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; Pensamento crítico e pensamento criativo; Relacionamento interpessoal; Desenvolvimento pessoal e autonomia e o Saber científico, técnico e tecnológico.
É de salientar o enorme interesse e o excelente comportamento manifestado pelos alunos e gostaríamos de agradecer a autorização de participação do evento dada pelos pais/encarregados de educação, ao conselho executivo e aos docentes do conselho de turma que dispensar a cedência das suas aulas para os alunos participaram no respetivo festival.
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
ATIVIDADES
Durante o mês de abril foram várias as atividades realizadas pelo Clube de Geocaching desta Escola. O Clube organizou, em parceria, o evento: Creation Celebration: How to build good caches…” (https://coord.info/GC8403Z). Este evento realizou-se na videoteca da Escola, tendo estado presentes cerca de quarenta alunos do Clube, bem como professores e geocachers estrangeiros (da Alemanha e da Noruega). O tema da “palestra” foi: “O que é uma boa cache?”. Também estiveram visíveis vários “tipos” de containers especiais.
Durante esta época, os alunos e professores também se dedicaram à organização e construção do primeiro “power-trail” do Clube. Este PT é constituído por cinco caches tradicionais, que se encontram colocadas em alguns dos viadutos que existem no concelho de Lagoa.
Também durante estas últimas semanas os alunos e professores “encontraram” muitas caches, o que permitiu ao clube obter mais seis souvenirs de Geocaching.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
Um Encontro Participativo – é um espaço de encontro e debate presencial entre os cidadãos, para a apresentação de antepropostas (ideias de investimento público a executar pelo Governo Regional). Os cidadãos são convidados a participarem em mesas redondas com outras pessoas, para apresentarem as suas ideias de investimento no âmbito do OP Açores, debaterem-nas e concretizarem-nas em uma ou mais antepropostas. As áreas temáticas, no âmbito das quais podem ser apresentadas ideias para o OP Açores, edição 2019, são:
– Juventude: Cidadania e Hábitos de Vida Saudável;
– Ambiente;
– Cultura;
– Inclusão Social;
– Turismo.
Para mais informações consulte a página de Facebook https://www.facebook.com/OPAZORES/
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
CONFERÊNCIA SOBRE
“GEOCACHING E EDUCAÇÃO”
Realizou-se no passado dia 27 de fevereiro, uma conferência, denominada “Geocaching e Educação”, no anfiteatro desta Escola, onde foram oradores convidados o senhor Ricardo Moura (campeão de rallys) e o senhor José Serra (jornalista e realizador cinematográfico de filmes subaquáticos). Cada um destes conferencistas falou da sua vida e realizações, tendo se esforçado por “passar” a mensagem para os alunos, de que “nada na vida, se consegue sem esforço, dedicação, sacrifício, trabalho e persistência”.
Coube aos professores e alunos deste Clube, fazer a “ligação” do Geocaching aos dois conferencistas, o que não foi difícil pois existem em S. Miguel (e nos Açores em geral), várias “caches” relativas ao desporto automóvel e 6 caches “submarinas”, que só podem ser “encontradas” com mergulho de escafandro.
Estiveram presentes mais de 200 alunoss, maioritariamente membros do Clube de Geocaching desta Escola, bem como vários convidados, representantes das entidades parceiras deste Clube. Também esteve presente e em representação da senhora Presidente da Câmara Municipal da Lagoa, a Dra. Albertina Oliveira, vereadora desta edilidade, que falou sobre o envolvimento da Câmara da Lagoa com este Lagoa. Foram, ainda, visionados vários filmes, relativos ao Geocaching, muito em particular um relativo à atividade náutica de colocação da cache Luso, que foi organizada e realizada com o apoio do Clube Náutico de Lagoa.
GEOTOUR AZORES NA ESCOLA SECUNDÁRIA
Desde o final do mês de fevereiro que a sede da Geotour Azores (AZGT) é na Escola Secundária da Lagoa. Esta Geotour é um projeto do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional do Turismo, que conta, a partir de agora, com o envolvimento e colaboração do Clube de Geocaching desta Escola. Este projeto de Geocaching é uma ferramenta utilizada pela Direção Regional do Turismo com o objetivo de promover o turismo na Região Açores. Esta Geotour é única e pioneira em Portugal, sendo uma das 67 existentes no mundo. Existe uma placa, oferecida pela Câmara Municipal da Lagoa e colocada na entrada desta Escola, a assinalar esta sede e parceria.
A este propósito informa-se que na apresentação desta Geotour na Feira Internacional de Turismo de Lisboa, realizada no passado mês de março, este Clube de Geocaching esteve presente, através da apresentação do filme “Dream”, produzido por este Clube, aquando do concurso de filmes internacionais de Geocaching “GIFF 2018”, onde esta produção alcançou uma posição bastante honrosa.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
Programa
Dia 13 de março – quarta-feira
10.00 — HALL de ENTRADA
Abertura do Encontro com “ Folhas soltas”, ” performance pelo Clube de Teatro “ A Faísca “, da Escola Secundária de Lagoa.
10.30 — AUDITÓRIO
Abertura do Encontro
Apresentação da peça “A menina que não gostava de ler”, uma adaptação da obra “O menino que não gostava de ler” de Susanna Tamaro, pelo Clube de Teatro “A Faísca “, da Escola Secundária de Lagoa
12.00— «A Rainha das cores», de Jutta Bauer, uma adaptação apresentada por alunos do 5ºAno do Colégio do Castanheiro, encenada pela docente Katarina Rodrigues.
12.45—ALMOÇO
14.30— Workshop: TEATRO de SOMBRAS, com a Formadora Katarina Rodrigues, no CineTeatro Lagoense.
Dia 14 de março – quinta-feira
9.15 – .“A Cruzada das Crianças”, de Afonso Cruz, pela turma 9ºA de Expressão Dramática da Escola Básica Integrada de Água de Pau, encenada pela docente Sónia Ferreira
10.30 — “ Viagem aos mundos das Histórias“ . Peça de teatro infantil de Carlos Ribeiro, pelo Grupo de Expressão Dramática das turmas do 9º Ano de Expressão dramática da Escola Básica e Secundária de Velas, S. Jorge, encenada pelo docente Paulo Ribeiro.
12.00 — “Tem talento?!”, pelos alunos de Expressão Dramática da turma 7C da Escola Secundária Antero de Quental, encenados pela docente Cátia Costa.
12.45—ALMOÇO
14.00— “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente com adaptação de Mário Costa, pelo grupo “Sortes à Ventura” da Escola Secundária Manuel de Arriaga, Faial, encenada pelo docente Victor Rui Dores.
15.30— “ Uma Escola Especial”, de Mário Pyrro, pela turma 8ºE da ESLagoa de Expressão Dramática, encenada pela docente Beatriz Ferreira
Dia 15 de março – sexta-feira
9.15 — “ História desencantada”, trabalho da autoria da turma 9ºE da ESLagoa e da docente de Expressão Dramática, Rosa Cabral, com encenação da docente Rosa Cabral.
10.30 — ” Dirty Dancing“, pelo Grupo de Teatro da Escola Básica e Secundária de Madalena, do Pico, encenada pela docente Gilberta Baptista.
12.45—ALMOÇO
14.30— “A Cantora Careca”, de Eugène Ionesco, pelo Clube de Teatro “ A Faísca “, da Escola Secundária de Lagoa, encenado pelas docentes Beatriz Ferreira e Rosa Cabral.
15.30– Encerramento
Coordenadores
Beatriz Ferreira
Rosa Cabral
Alexandre Oliveira
GEOCACHING NO EXPOLAB
“O Expolab é um Centro Ciência Viva situado na cidade de Lagoa, na Ilha de S. Miguel, e tem como missão promover uma cidadania ativa apoiada no conhecimento científico. No Expolab é possível explorar vários temas científicos desde a biologia à física, testar novas tecnologias e até realizar experiências em verdadeiros laboratórios. É um lugar onde a ciência é abordada de uma forma apelativa e onde uma equipa de entusiastas procura, continuadamente, novas formas de comunicar ciência, sempre de maneira simples e divertida. Constituído por três laboratórios, duas salas de exposições, uma sala de módulos interativos, uma oficina Do’ing, uma TechRoom e vários espaços polivalentes, o Expolab é um centro onde, ao longo de todo o ano, decorrem exposições e várias atividades, como workshops, palestras, experiências laboratoriais, jogos e ateliers para todas as idades. O Expolab, da responsabilidade da Sociedade Afonso Chaves, integra a Rede Regional de Centros de Ciência dos Açores, financiado pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar Ciência e Tecnologia”.
Desde o início das atividades deste Clube de Geocaching, que existe uma parceria e colaboração entre este Clube e o Centro de Ciência Viva: Expolab; tendo sido várias as atividades e projetos realizados em conjunto. Agora foi a altura de colocar esta entidade no “mapa” do Geocaching.
Durante os últimos meses os alunos e professores deste Clube, com a colaboração dos responsáveis deste Centro, organizaram e produziram, uma cache de Geocaching muito interessante e que se baseia em “ciência”, pois é uma “letter-box híbrida”, que leva o geocacher, que pretende “encontrar” esta cache, a visitar a totalidade do Expolab (utilizando um mapa e um conjunto de questões/tarefas que existe no listing desta cache), realizando diversas e interessantes experiências e pesquisas. Assim e com base neste “jogo interativo” os geocacher´s ficarão a conhecer melhor as diversas potencialidades deste centro. No final encontrarão uma cache com “material” alusivo ao Expolab, entre o qual existe um “carimbo” e várias peças produzidas na impressora 3D existente no local. Registe-se que uma das primeiras atividades com os elementos que deram origem à criação deste Clube, foi a participação num “curso sobre Impressão 3D”.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
Concurso Proteção Civil
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
CACHES TEMÁTICAS NA LAGOA
O Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa tem construído, nos últimos dois anos, caches temáticas, com importância histórica, cultural, científica e educativa, para o Concelho de Lagoa. Estas caches encontram-se devidamente assinaladas nos “placards turísticos”, da responsabilidade da Câmara Municipal de Lagoa, existentes em locais de preceito deste concelho, bem como nos “panfletos informativos” disponibilizados pela edilidade.
Como geocaches culturais foram construídas as caches: “Cerâmica da Lagoa” – GC7EXV3; “Os Bonecreiros da Lagoa” – GC7H0F2 e “O antigo Forno de Cal” – GC80BMR. Como caches “históricas” foram produzidas as caches: “Lagoa Stage” – GC7EXTT; “Luso” – GC7RBJF; e “Clube Náutico da Lagoa” – GC7Z7ZP. Relativamente ao tema “Ciência”, foram elaboradas as caches: “Nonagon” – GC7ZJKW; “Casa dos Vulcões – OVGA” – GC811HP e “ExpoLab” – GC7R7WC. Relacionadas com “Educação” foram publicadas as caches: “Clube de Geocaching ESL” – GC80T2X e “Geocaching na Lagoa” – GC7DHFB e relativas a “Religião” foram disponibilizadas as caches: “Casa do Romeiro” – GC7EXV8 e “Nossa Senhora” – GC7RH1C. Neste momento encontram-se em final de produção as caches “Convento dos Frades”, “Tenda do Ferreiro Ferrador”, bem como outras caches de interesse para o concelho.
O clube identifica-se no Geocaching como “ClubedeGeocachingESL”, podendo ser contatado através do E-mail: [email protected] ou através da página do Facebook: “Clube Geocaching ESL”.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
PARCERIA ENTRE O CLUBE DE GEOCACHING E O CLUBE NÁUTICO DA LAGOA
Recentemente foi estabelecida uma parceria entre este Clube de Geocaching e o Clube Náutico desta cidade de Lagoa, que tem por objetivo principal a colaboração e interajuda entre estas duas entidades. Assim no passado mês de outubro foi realizada uma atividade náutica e de geocaching, onde estiveram presentes mais de vinte elementos, entre alunos e professores da Escola Secundária e monitores e responsáveis do Clube Náutico. O objetivo principal desta atividade consistiu na colocação de uma cache tradicional, de mergulho (com escafandro), de dificuldade máxima 5/5, no navio Luso (https://coord.info/GC7RBJF ), que se encontra naufragado no exterior do Porto dos Carneiros nesta cidade. Esta objetivo foi atingido com sucesso, com o auxílio de dois mergulhadores amigos, a quem este clube agradece. Entretanto os alunos realizaram uma atividade náutica de canoagem, sob a orientação dos monitores do Clube Náutico, que decorreu entre o Portinho de S. Pedro e o Porto da Lagoa. Durante esta atividade foram colhidas imagens para a realização de um filme e, também, com o auxílio da embarcação semirrígida do Clube Náutico, foi estudada a possibilidade de colocação de outras caches náuticas na zona litoral da Lagoa (em particular entre esta cidade e a Caloura. Desta parceria também resultou a publicação de uma multi-cache, sobre o Clube Náutico da Lagoa (https://coord.info/GC7ZQ2P).
LUSO
O n/v “LUSO” naufragou a 27 de julho de 1883 nos Baixios dos Carneiros, ao largo da, então, Vila de Lagoa, sob cerração, enquanto em viagem da Vila do Porto para Ponta Delgada, sem perda de vidas. Encontra-se a uma profundidade média de 13 metros. Este paquete Luso foi construído e completado em novembro de 1875 pelos estaleiros ingleses Bowdler, Chaffer e Co, Ltd. De Liverpool, com o número de construção 116 e com um comprimento de 72 metros, uma “boca” de 8,89 metros, um “calado” de 4,5 metros e uma tonelagem bruta de 999 toneladas. Tinha uma máquina horizontal a vapor do tipo “compound”, fabricada pelas oficinas marítimas inglesas John Jones & Sons de Liverpool, com 2 cilindros medindo em diâmetro 0.813m e 1.625m, com um curso dos êmbolos de 0.838m, desenvolvendo 180 cavalos de força “nominais”, acionando 2 hélices à velocidade média de 12 nós. Tinha, ainda, duas caldeiras de chama invertida, trabalhando à pressão de 80 libras por polegada quadrada. O seu porto de registo era Lisboa!
APRESENTAÇÃO DO FILME “DREAM”
Realizou-se no passado mês, uma atividade, muito especial, de Geocaching, que se realizou no auditório da Escola Secundária da Lagoa, contando com mais de 250 presenças, entre alunos, funcionários e professores desta Escola, bem como de alguns geocachers estrangeiros. Esta atividade também foi um evento oficial de Geocaching – GIFF Weekend 2018 – Apresentação do filme “DREAM” (https://coord.info/GC7Y4DE). No início deste evento foi apresentado, pela primeira vez em público, o filme Dream, produzido por este clube de Geocaching e foi concorrente ao concurso mundial de filmes de Geocaching – Giff 2018, e em que ficou classificado numa posição muito honrosa, Este filme foi produzido no passado ano escolar. Também durante este evento, foram visionados os filmes finalistas, a nível mundial, do referido concurso. Durante este evento este Clube foi obsequiado com a oferta de dois aparelhos GPS, um dos quais oferecido por um dos geocachers estrangeiros presente. Os geocachers que participaram neste evento receberam um souvenir virtual no seu perfil de Geocaching.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
Peça ID: A tua marca na net na Escola Secundária de Lagoa
No passado dia 26 de novembro (2.ª feira) no auditório da nossa Escola tivemos a apresentação da Peça ID: A tua marca na net, com os autores Alexandre Silva, Pedro Górgia e Tiago Aldeia. A peça faz parte do Programa Comunicar em Segurança da Fundação Portugal Telecom / Altice, cujo objetivo é contribuir para uma cidadania digital consciente e foi inserida no Plano de atividades da Saúde Escolar da nossa Escola. Durante uma hora os três atores abordaram, de uma forma muito divertida, diversos temas sobre a utilização da internet: importância da mesma, Bullying / Cyberbullying, partilha de dados pessoais, perfis falsos, perigos, viciação em jogos, … através de vários sketchs que apreenderam a atenção de todos os presentes. Assistiram à peça 14 turmas, desde do 7.º ao 11.º ano, contabilizando mais de 220 pessoas. No final da Peça a Comissão Executiva Provisória entregou à representante da Fundação, dra. Ana Costa, o dinheiro que foi angariado por todos os alunos e professores que assistiram à peça e que será entregue pela referida Fundação a uma instituição de Solidariedade Social.
À Fundação PT / Altice e aos atores o nosso muito obrigado por terem vindo à nossa Escola Secundária de Lagoa.
Gincana na Escola Secundária de Lagoa
No passado dia 23 de novembro de 2018 o clube Atlético Desportivo de São Pedro da freguesia da Ribeira Seca, concelho da Ribeira Grande realizou uma “gincana de ciclismo” em parceria com a ESL.
Importa salientar que nesta atividade participaram 11 alunos. Os vencedores da gincana foram: em primeiro lugar o aluno Ruben Alcaidinho da turma 11ºE, em segundo lugar o aluno Rafael Varão da turma 11ºE e em terceiro lugar o aluno Leonardo Verdinho da turma 8ºF. Os restantes alunos participantes foram, Manuel Duarte, Tomás Sousa, Afonso Cunha, Francisco Luz e Alexandre Almeida da turma 7ºA, Luís Linhares e Diogo Medeiros da turma 8ºA e Rafael Pacheco da turma 8ºF. Acresço que esta atividade foi patrocinada pela empresa INSCO (Supermercado Continente) que ofereceu barritas de chocolate e águas a todos os participantes e o clube ADSP ofereceu caixas de bombons aos três primeiros classificados.
A convite do Centro de Ciência Viva Expolab, no âmbito do evento AZORESTEK, dedicado à tecnologia, à inovação e ao empreendedorismo, cerca de 100 alunos, acompanhados por alguns docentes da ESL, assistiram a uma palestra com a temática “Robótica para todos”, proferida pelo orador Jaime Rei, que pertence ao Agrupamento de Escolas São Gonçalo e é Coordenador do Clube de Robótica. Este orador pretendeu transmitir aos docentes e alunos que a atividade de iniciação à programação e robótica deve ser uma prioridade junto das gerações mais jovens, como contributo para estimular e promover a literacia digital de forma simples e intuitiva e combater a infoexclusão. Referiu também que a atividade tecnológica nas escolas, deve deste modo, dar ênfase às ciências da computação e robótica, possibilitando assim de uma forma simples a compreensão das mesmas e consequentemente o gosto por estas áreas do conhecimento. No final da sua apresentação, procurou motivar os alunos para a construção e desenvolvimento de projetos nas escolas, com recurso à utilização da programação e robótica, pois esta possibilita que o aluno faça uma aprendizagem multidisciplinar com enfoque nas áreas STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, pondo a Ciência e a Tecnologia ao serviço do progresso tecnológico.
Com este projeto internacional pretende-se partilhar conhecimentos e experiências educativas na área da ciência biomolecular, eDNA e DNA Barcoding. O princípio básico é mapear segmentos de DNA das células e organismos.
Um dos objetivos é tentar identificar outros animais hospedeiros intermédios do parasita Fasciola hepatica. Este parasita, presente na nossa região, causa a Fasciolose que afeta o gado e, em algumas partes do mundo, também os humanos.
Outro objetivo é sublinhar a importância do DNA Barcoding como ferramenta para mapear a presença de espécies ameaçadas e garantir que as mesmas e o seu ambiente são protegidos.
O trabalho é desenvolvido em colaboração com a instituição Sueca AquaBiota , o Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade dos Açores e a Universidade Sueca de Ciências Agrárias.
Além disso, pretende-se fomentar e promover a literacia científica e o gosto pelo conhecimento científico nos nossos alunos.
Os alunos da Escola Secundária de Lagoa visitarão a escola Secundária de Örkelljunga em Fevereiro de 2019. Nessa visita haverá partilha de experiências e discussão de resultados obtidos entre os alunos das duas nacionalidades. Os alunos Suecos visitam a nossa escola posteriormente, em Maio de 2019 com o mesmo objetivo.
Os alunos divulgarão a informação sobre o desenrolar do projeto na plataformas eTwinning e TwinSpace.
Escola Secundária de Lagoa has received Erasmus + Strategic Partnerships scholarship for working with science methodology during the academic year 2018/2019.
In this project, an exchange will take place with some of our 12th grade students and students from Örkelljunga Upper Secondary School, in Sweden. The overall goal of the international project is to share knowledge and educational experiences in biomolecular science with each other. The work will be about eDNA and DNA barcoding. The basic principle is to map DNA segments of cells and organisms in the vicinity. One of the aims is to try to identify if other intermediate host animals contain a parasite called Fasciola hepatica – liver flundra. The parasite causes Fascioliasis, a disease that causes a lot of suffering among cattle and in some parts of the world also in humans.
Another goal is to highlight the importance of DNA barcoding as a tool to map the presence of red listed species in nature and ensure that such species and environments are protected for the future. The work is done in collaboration with the company Aquabiota and the University of Sao Miguel and the Swedish University of Agricultural Sciences.
Furthermore is the aim to promote interest in natural science in this way and hopefully recruit new natural science students!
Pupils from Escola Secundária de Lagoa visit Örkelljunga Upper Secondary School in February 2019. Then the students come together to exchange experiences and in a seminar discuss the results and experiences from the project. The Swedish students visit Escola Secundária de Lagoa as well later that year in May.
Students use eTwinning and the TwinSpace platform to spread information about the project.
O Geocaching nos Açores e no concelho de Lagoa
No concelho de Lagoa existem várias caixas emblemáticas que fazem parte do projeto GeoTour Azores, sendo também na cidade de Lagoa que se encontra a sede desta geotour!
Nos últimos cinco anos, ou seja, desde 2013, o Geocaching no arquipélago dos Açores sofreu mudanças profundas; nomeadamente: passou-se das cerca de mil caches existentes em 2013 para mais de três mil caches existentes em 2018; passou-se de cerca de cem geocachers (praticantes desta modalidade) para mais de quinhentos geocachers locais ativos e o número de geocachers visitantes, portanto turistas, passou para uma média mensal de cerca de quinhentos. O Geocaching nos Açores, sempre foi alvo de grande destaque, a nível nacional, pois e desde logo, foi nos Açores que apareceu a primeira geocache portuguesa; chamada Translant Chees Cache localizada na Praia da Vitória, na ilha Terceira, desde maio de 2001 (tenha-se em atenção que o Geocaching apareceu neste mesmo ano). Registe-se também, que a melhor cache dos Açores, relativa ao ano de 2013, se situa neste concelho.
Observe-se também que a 1ª geotour portuguesa, GeoTour Ilha Verde/Green Island (GIGT), localizada em S. Miguel, apareceu em 2015, sendo um projeto do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional do Turismo, tendo como responsáveis os geocachers: Luis Filipe Machado e Pedro Almeida. Este projeto funcionou durante um ano. Foi substituído, por proposta da Direção Regional do Turismo, por uma nova GeoTour, a GeoTour Azores, que abrangesse as novas ilhas do nosso arquipélago. Esta nova geotour (AZGT) envolve as mesmas entidades e pessoas, funciona desde março de 2016 e envolve todos os municípios dos Açores, em particular a Câmara Municipal de Lagoa. De registar que a sede destas geotours se localiza na cidade de Lagoa, mormente nas instalações do OVGA (Casa dos Vulcões). São várias as entidades deste concelho que colaboram com esta geotour, nomeadamente: o Expolab e o OVGA. Estas duas geotours, existentes nos Açores, continuam a ser caso único em Portugal.
Todas as caches desta geotour estão em locais turísticos ou são sobre temas turísticos, relativos a este arquipélago. É a maior geotour (entre as 68 existentes na atualidade) existente no mundo, tendo 150 caches normais e 20 caches jocker. Mais de cinco mil geocachers já encontraram caches desta geotour, dos quais mais de cem já atingiram o “nível de prémio”. Registe-se também o facto de que, até esta data, dois geocachers conseguiram realizar a totalidade das caches da GeoTour Azores, tendo recebido um souvenir internacional, disponibilizado pela Groundspeak. Desde maio de 2018 que Groundspeak (entidade proprietária do Geocaching a nível mundial) disponibiliza, em nome do Governo Regional dos Açores, este especial souvenir, que é um dos mais cobiçados, atendendo à sua raridade e dificuldade na obtenção, não só devido ao número de caches envolvidas (150 mais 20 caches jockers), como pela sua distribuição geográfica por nove ilhas.
Nos Açores várias caches encontram-se localizadas dentro de museus, centros de ciência, bibliotecas e outras entidades similares. Tenha-se em atenção que esta geotour foi criada de raiz com o objetivo de ser mais fácil completá-la, ou seja atingir o nível de prémio, através das ilhas mais pequenas, de forma a fomentar um incremento de turismo nestas ilhas (Corvo, Flores, Graciosa e Santa Maria). Todas as caches desta geotour são de dificuldade reduzida, para que uma família de turistas com crianças as consiga encontrar.
Em março de 2017, os Açores receberam pela primeira vez a vista de um dos responsáveis a nível mundial deste jogo de aventuras, a lackey Cindy Potter. Também foi organizado, na altura, um evento de Geocaching, realizado na cidade de Lagoa, com a presença da lackey, em questão.
Existem mais alguns marcos relativos ao Geocaching açoriano, nomeadamente: nos Açores foi publicada a primeira e segunda earthcaches submarinas existente em Portugal; a primeira cache portuguesa, que utiliza tecnologia NFC. Por outro lado, os Açores são a região do país com mais earthcaches, em percentagem (caixas virtuais ligadas à geologia e Ciências da Terra). Também é de ter em conta que foram várias as caches açorianas que obtiveram prémios a nível nacional, em particular a cache que ganhou o melhor local do país; que nos Açores se localizam: a cache a maior altitude e a cache a menor altitude de Portugal. Nos Açores existe o único Clube de Geocaching (devidamente legalizado) existente em Portugal, que é o Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa, que conta, de novo, neste ano letivo, com mais de cem estudantes inscritos e que tem por principal entidade parceira a Câmara da Lagoa.
Desde o passado ano letivo que são ministrados, neste concelho, formações creditadas para professores (chamadas: Geocaching – Uma ferramenta educativa). Estas formações são reconhecidas para avaliação de professores na RAA, tendo já se realizado dois cursos, com o total de 44 formandos (professores colocados em várias ilhas da RAA). Está planeada a realização de mais dois cursos (agora de nível avançado), nesta escola, durante o corrente ano letivo.
Finalmente é de ter em conta a grande qualidade da generalidade das caches existentes nos Açores, como o atestam os muitos testemunhos registados nos “logs” das caches, por muitos turistas geocachers continentais e estrangeiros.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
A Escola Secundária de Lagoa ganhou o terceiro prémio, do 2º escalão, do Concurso Nacional “Poster eco-código 2018”. A todos os que se envolveram nesta atividade, os nossos Parabéns!!!
Clube de Robótica e Programação
Pretende-se com a criação deste clube incentivar os alunos para as áreas das ciências e tecnologias através da construção de robôs educativos e o contato com várias linguagens de programação. A combinação deste dois conceitos está a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamentais, não só na área das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, mas também em outras áreas, por auxiliarem no desenvolvimento de capacidades transversais, tais como o pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade dos alunos do século XXI.
Alguns dos objetivos pedagógicos do clube estão relacionados com a promoção de áreas de aprendizagem que são, muitas vezes, preteridas pelos alunos, pela falta de motivação. Assim, entendemos que este clubes irá, naturalmente, promover o interesse pela informática, física, matemática, eletrónica, telecomunicações e automação.
Pretende-se também realizar outras atividades que contemplem a realização de projetos interdisciplinares e multidisciplinares, onde os robôs possam ser utilizados no seu expoente máximo. Entre as quais, a possível participação em atividades/encontros/torneios/campeonatos regionais e/ou nacionais relacionadas com a Robótica e Programação, desenvolvendo, desta forma, competências sociais e de comunicação, dentro e fora da escola, em grupo.
Relativamente aos projectos de programação, pretende este clube prestar auxilio no desenvolvimento de aplicações para smartphones e tablets, e inscrever equipas de alunos dos 13 aos 18 anos na 5ª edição do concurso da CDI Portugal, em parceria com a Direção Regional da Educação, Apps for Good.
No que respeita à interdisciplinaridade, espera-se que nas atividades a desenvolver os alunos possam abordar os conceitos de diversas disciplinas (por exemplo: Matemática, Física, Química, Educação Tecnológica, Informática, Inglês e Educação Visual). Assim, sugerimos que, com colegas das diferentes áreas, se identifiquem possíveis atividades em que os alunos possam adquirir competências nessas áreas curriculares.
Novo curso de formação para professores sobre Geocaching
Realizou-se, na Escola Secundária da Lagoa, entre 3 a 7 de setembro, um novo curso de formação certificada para professores das escolas dos Açores, do 2º, 3º ciclo e secundário.
O curso Geocaching – uma ferramenta educativa (2ª edição), foi promovido pelo Newrónio, centro de formação da Escola Secundária da Lagoa, com a colaboração deste Clube, sendo formador o professor Luís Filipe Machado, coordenador do Clube de Geocaching desta escola. Participaram 19 professores de várias escolas de S. Miguel, de S. Jorge e do Pico. Durante o curso foi realizada uma visita de estudo à cidade de Lagoa, tendo sido visitadas várias caches, de diversos tipos, com importância para o concelho de Lagoa. Os formandos também tiveram a oportunidade de participar num evento oficial de Geocaching.
Atividades do Clube de Geocaching
Com o início do ano escolar, tiveram também início as atividades deste clube. Vários alunos do clube, bem como alguns geocachers estrangeiros (de férias em S. Miguel), participaram, no passado dia 19 de setembro, num evento CITO (cash in trash out), que se realizou na orla marítima, junto ao campo de futebol do Clube Operário. Este evento teve como objetivo principal a limpeza daquela zona. Os participantes neste evento oficial receberam um “souvenir” relativo ao tema. Os eventos CITO integram-se na proteção do meio ambiente, onde o Geocaching procura ter um papel muito ativo e importante.
Este Clube também participou, a convite da Câmara Municipal de Lagoa, no passado dia 22 de setembro, na 6ª Feira de Ocupação de Tempos Livres, realizada na escola do Fisher. Este evento organizado pelo Gabinete de Desporto e Juventude, consistiu na “possibilidade de troca de experiências e conexões entre as entidades do concelho e os seus habitantes, divulgando as oportunidades existentes, mas também promovendo estilos de vida saudáveis e práticas variadas”. Os professores deste Clube, tiveram assim a oportunidade de divulgar as atividades educativas que o Clube disponibiliza.
Inscrições para participação no Clube
Este Clube destina-se a alunos da Escola Secundária de Lagoa, com interesse nesta área e que se poderão inscrever até ao dia 30 de outubro, podendo os seus pais/encarregados de educação participar e colaborar nas atividades do Clube através dos seus filhos/educandos. De realçar que as turmas dos Cursos Profissionais de Técnico de Turismo Ambiental e Rural e de Gestão do Ambiente, terão novamente um grande envolvimento nas atividades deste Clube.
Para contacto com o Clube de Geocaching poderá ser utilizado o email: [email protected]. Os alunos interessados deverão contactar com o seu diretor de turma.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
Visita de Estudo às Furnas
No dia 13 de junho, as turmas do décimo ano do curso profissional de Turismo Ambiental e Rural deslocaram-se às Furnas para uma visita de estudo, com o intuito de incutir boas práticas ambientais e de alertar para a importância da preservação dos recursos turísticos, sensibilizando para os impactos do turismo no meio ambiente e fomentando o respeito pela natureza e património, contribuindo, assim, para uma atitude mais responsável e participativa.
Após um trabalho prévio de preparação, em sala de aula, os alunos visitaram o jardim José do Canto, o Furnas Lake Villas, o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, a Lagoa e Caldeiras das Furnas e o Parque Terra Nostra.
CLUBE DE GEOCACHING
da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
Visita de Estudo à Lagoa das Furnas
No dia 26 de abril realizou-se uma visita de estudo à Lagoa das Furnas, onde participaram 52 alunos do clube, acompanhados por 9 professores (alguns de outras escolas, mas que se encontravam a realizar o curso de Geocaching para professores na Escola Secundária de Lagoa). Logo pela manhã, todo o grupo foi transportado em carrinhas, gentilmente cedidas pela Câmara Municipal de Lagoa, para o Pico de Ferro, onde depois de uma reunião organizativa, se iniciou o percurso/trilho da Grená. Ao longo deste trilho, os alunos procuraram encontrar muitas das caches existentes. Também participaram no evento CITO (“cash in, trash out), que teve por objetivo a limpeza do eventual lixo existente neste trilho. Veio, felizmente, a confirmar-se que o trilho estava num ótimo estado de manutenção e sem lixo. A participação nesta atividade permitiu aos geocachers participantes a obtenção de um souvenir virtual.
Durante esta atividade os alunos tiveram oportunidade de encontrar caches de sete tipos diferentes, nomeadamente: evento, caixas tradicionais, cache letter-box, caches enigma, multi-cache, earthcache e cache-wherigo. Também tiveram a possibilidade de “treinar” a navegação para as caches, quer com o GPS, quer com os telefones.
Na Lagoa das Furnas, todo o grupo visitou a maior araucária de Portugal (e uma das maiores do mundo), visitou ainda o Centro de Monotorização e Investigação das Furnas (CMIF), onde aproveitou para almoçar. Depois do almoço, foi altura de visitar a Mata-Jardim José do Canto, onde os participantes nesta atividade, gostaram muito de ver a maior sequoia de Portugal (e também uma das maiores do mundo…) e conhecer a queda-de-água do Rosal.
Durante esta visita de estudo, foi também feita a “rodagem” do filme que este Clube se encontra a produzir desde o mês de fevereiro do corrente ano, onde alguns alunos foram os “figurantes”.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
Erasmus + GameON – Glasgow
Os docentes da Escola Secundária de Lagoa deslocaram-se a Glasgow, na última semana de maio, para estarem presentes em reuniões no âmbito do Erasmus + Key action 2 “Projeto GameON”. O plenário ocorreu na Glasgow Caledonian University, local onde foram tomadas as últimas decisões em relação ao conteúdo final do livro sobre a exploração educativa dos videojogos na sala de aula. Neste momento, quase não existe informação sobre esta matéria, pelo que o livro pretende preencher este vazio. A publicação ocorrerá em versão digital e física, sendo a primeira gratuita. Estiveram presentes na reunião os representantes das Escolas Platão, da Universidade de Paderborn, da Glasgow Caledonian University e da empresa Ingenious Knowledge.
Este Erasmus, que agora se aproxima do seu final, foi possível graças à aposta feita pelo Conselho Executivo no programa Erasmus, à participação dos de vários docentes da nossa escola e à capacidade técnica dos nossos Serviços Administrativos. Queremos deixar a todos o nosso mais sincero muito obrigado.
João Freitas
Coordenador do Projeto
Clube participa em atividade organizada pela Câmara da Lagoa
O Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa participou, a convite da Câmara Municipal de Lagoa, no passado dia sete de abril, na iniciativa desportiva, relativa aos Dias Mundiais: da Atividade Física e da Saúde com Desporto. Esta atividade realizou-se no Campo Municipal João Gualberto Borges Arruda e esteve presente, em representação deste Clube, a professora Ana Luísa Machado.
1º Curso de formação para professores sobre Geocaching como ferramenta educativa
Realizou-se, na Escola Secundária da Lagoa, entre 14 de abril e 2 de maio, o 1º curso de formação, certificado, para professores que lecionam em escolas dos Açores, sobre: Geocaching – Uma ferramenta educativa. Estiveram presentes vinte professores, de nove escolas da ilha de S. Miguel, nomeadamente: de Ponta Delgada (ES Antero de Quental, ES Domingos Rebelo, EBI Roberto Ivens e EBI Canto da Maia), da Lagoa (ESL), da Vila Franca (EBS), de Ponta Garça (da EBI), da Ribeira Grande (ESRG) e de Rabo de Peixe (EBIRP).
Participaram professores de diversas áreas disciplinares, em particular: português, inglês, matemática, físico-química, ciências-naturais, biologia, geologia, geografia, educação física, economia educação visual. história e agropecuária. Integrada nesta ação formativa, realizou-se uma visita de estudo, no concelho de Lagoa, onde os formandos , para além de visitarem o ExpoLab e o OVGA-Casa dos Vulcões, também participaram num evento oficial de Geocaching (GC7KPTK – Geocaching – Uma ferramenta educativa) e encontraram oito de caches (de seis tipos diferentes), nomeadamente: as caixas tradicionais: GC7EXTT – Lagoa Stage/Rally Lagoa e GC7DHFB – Clube de Geocaching; a multi-cache: GC7EXU3 – Cerâmica da Lagoa; a cache-enigma GC5X7PC – O enigma das earthcaches Lusitanas; as letter-box: GC3927V – T-Rex e GC377T9 – Tomaz com Z e as earthcaches: GC5MCYP – As cordas dos vulcões e GC5P1V9 – Gemas Verdes. Este curso foi promovido pelo Newrónio, centro de formação da Escola Secundária da Lagoa, sendo sido formador o professor Luis Filipe Machado, coordenador do Clube de Geocaching desta escola. Esta ação de formação vai ter, brevemente, mais duas edições: a primeira entre 2 e67 de julho, na Escola Secundária da Lagoa (janela formativa de julho para professores) e a segunda na janela formativa de setembro (de 3 a 7 de setembro, na Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo).
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
Erasmus + GameON – Paderborn
Vários docentes da Escola Secundária de Lagoa têm feito contribuições para o Erasmus + Key action 2 “Projeto GameON” que almeja a elaboração de um livro sobre a utilidade educativa dos videojogos com base em experiências de sala de aula e estudos académicos relativos à utilização deste tipo de média interativo em contexto educativo. No seguimento deste projeto, decorreram, entre os dias 17 e 19 de Maio, em Paderborn, reuniões de trabalho onde se analisaram as contribuições dos vários parceiros Erasmus para futura compilação. Além da Escola Secundária de Lagoa este projeto conta com a participação de especialistas na área das Escolas Platão, da Universidade de Paderborn, da Glasgow Caledonian University e da empresa Ingenious Knowledge.
João Freitas
Coordenador do Projeto
Sessão Família e Desafios do Uso das TIC
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através do Centro Internet Segura, Departamento da Sociedade de Informação, nos dias 26 e 27 de abril próximos desloca-se à ilha de S. Miguel para dinamizar ações de sensibilização nas Escolas Secundárias de Ponta Delgada e Lagoa. Este Centro Internet Segura faz parte das redes INSAFE e INHOPE presentes em todos os países da União Europeia e que visam uma ação concertada e coordenada a nível Europeu contra os conteúdos nocivos e maliciosos, formando os cidadãos para uma utilização crítica da Internet. A Escola Secundária de Lagoa, através do seu Clube de Programação e Robótica, vem convidar os pais/Encarregados de Educação a assistir a uma sessão sobre a temática “O uso das TIC” no próximo dia 27 de abril, no auditório da Escola, às 17:30.
Escola Secundária de Lagoa no Parlamento dos Jovens – Sessão Regional
“Igualdade de Género. Um debate para todos”, constituiu o tema da Sessão Regional do Parlamento dos Jovens, que se realizou nos dias 5 e 6 de março, na sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na cidade da Horta. Durante o debate, os jovens deputados, representantes de Escolas Básicas, Secundárias e Profissionais de todas as ilhas dos Açores, refletiram sobre a importância que a igualdade de género assume na sociedade, e as medidas que deverão ser implementadas para se construir uma sociedade melhor.
Nesta Sessão do Parlamento dos Jovens, a presidente do parlamento dos Açores, Ana Luís, instigou os Jovens Deputados a questionarem sempre, a contrariarem o que não é justo, a ousarem mudar as mentalidades que estigmatizam e, por fim, fez um apelo aos presentes, e em especial aos jovens, para que estes primem as suas ações pelo respeito ao próximo. Ana Luís congratulou, ainda, os professores e sobretudo os alunos pelo brilhante desempenho demonstrado ao longo de todo o processo que culminou com a eleição e apresentação dos seus trabalhos, no Parlamento Açoriano.
A Escola Secundária de Lagoa foi representada nesta Sessão Regional do Ensino Básico pelas alunas Alexandra Costa e Carla Santos, do nono ano de escolaridade, e na Sessão Regional do Ensino Secundário pelos alunos Francisco Oliveira e Mariana Silva, do décimo segundo ano de escolaridade
O Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa, conta, de momento, com 99 membros (entre os quais 7 professores), e está a desenvolver, desde o passado mês de outubro, um projeto denominado “Geocaching e Educação”, com várias turmas do Secundário, em particular, mas não só, dos Cursos Profissionais de: Técnico de Turismo Ambiental e Rural Técnico Profissional de Gestão Ambiental. Este Clube tem como entidades parceiras: a Câmara da Lagoa, o Expolab e o Clube de Fotografia desta escola.
A 15 de fevereiro um grupo de 51 alunos e professores participou numa “aventura” à caldeira da Lagoa do Fogo, tendo percorrido o trilho Lagoa do Fogo/Lagos/Água D´Alto. Durante esta vista de estudo foram encontradas 8 geocaches.
No dia 16 de fevereiro realizou-se uma visita de estudo ao Expolab, onde os 20 alunos participantes tiveram a oportunidade de encontrar a geocache lá existente, bem como em participar numa visita guiada à “seção” de tecnologia e robótica deste Centro de Ciência.
Conferência sobre Geocaching e Educação
Uma das atividades realizadas consistiu numa conferência, relativa ao tema do projeto, onde estiveram presentes mais de 220 alunos e vários convidados, realizada no dia 16 de fevereiro, no anfiteatro da escola, onde foram oradores, para além dos professores responsáveis por este projeto, o Delegado de Turismo de S. Miguel, Dr. Filipe Frias, em representação de S.Exa. o senhor Diretor Regional do Turismo, e o senhor vereador Dr. Nelson em representação da senhora Presidente da Câmara Municipal da Lagoa. Durante esta sessão foram visualizados vários filmes e fotos, quer relativos às várias atividades desenvolvidas por este Clube, quer relativos ao Geocaching em geral, tendo sido, na altura, entregues algumas recordações (polo e logotipo 3D do clube) às entidades parceiras e convidados. Realizou-se, em simultâneo com esta conferência o evento oficial de Geocaching, “Geocaching na Escola” – GC7HAGP.
Luis Filipe Machado e Marco Pereira
Itinerários e Circuitos Turísticos
No âmbito do módulo ‘Itinerários e Circuitos Turísticos’, da disciplina de Turismo de Técnicas de Gestão, os alunos do 11º ano do curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural desenvolveram um trabalho de projeto, que culminou com a sua apresentação pública, no passado dia 23 de fevereiro.
Após o levantamento das potencialidades da cidade da Lagoa, de um trabalho de pesquisa/ seleção de informação e da visita a alguns locais específicos, foi elaborado um circuito turístico que incluiu referencias às fábricas Finançor e Sinaga, ao cineteatro Lagoense, às igrejas do Rosário e de Santa Cruz, à ermida da Nossa Senhora do Cabo, ao convento dos Franciscanos, aos Paços dos Concelho e à Cerâmica Vieira.
Para além destes espaços emblemáticos da cidade da Lagoa, os alunos elaboraram um roteiro gastronómico e um outro relativo às festividades religiosas e pagãs. Fizeram ainda dois itinerários municipais, um das zonas balneares e outro dos trilhos pedestres.
Na referida apresentação pública, e para uma maior aproximação à realidade e ao trabalho que os espera, foram convidados a participar os alunos das turmas do 10º ano, do mesmo curso, que adotaram o papel de turistas. Assim, os alunos diretamente envolvidos na elaboração deste projeto assumiram, por algumas horas, o papel de guias turísticos. De referir, ainda, que foram utilizadas as línguas portuguesa, inglesa, francesa e alemã, na apresentação do potencial turístico material e imaterial do concelho da Lagoa.
Erasmus +
Entre 28 janeiro e 2 de fevereiro decorreram, na cidade de Colónia, as reuniões de trabalho relativas aos projetos Erasmus + Key action 2 – Cooperation for innovation and Exchange of Good Practices relativas aos Projetos LEVEL, onde se está a desenvolver um videojogos para a aquisição de competências ao nível da Matemática e GameON, no qual se pretende a elaboração de um livro que almeja apoiar os docentes na introdução dos videojogos na sala de aula. São parceiros neste projeto a Glasgow Caledonian University(Escócia), a Universidade de Paderborn (Alemanha), a Ingenious Knowledge (Alemanha), as Escolas Platão (Grécia) e a Escola Secundária de Lagoa.
Neste momento o videojogo educativo já começa a tomar forma, prevendo-se uma versão melhorada para Abril, e o livro que pretende abordar as possibilidades didáticas dos videojogos na sala passou por um processo final de organização, tendo-se entrado numa fase de produção escrita sobre experiências de sala de aula com videojogos.
João Freitas
Coordenador dos projetos
CORTA MATO ESCOLAR DA ILHA DE SÃO MIGUEL
No passado dia 10 de janeiro a Escola Secundária de Lagoa participou no Corta Mato Escolar da Ilha de São Miguel, que realizou-se no Estádio de São Miguel das 13h às 16h30m, com uma comitiva de 28 alunos mais 4 professores. Participámos com 12 raparigas divididas pelos escalões de Infantis B, Iniciados e Juvenis e 16 rapazes que correram nos escalões referidos e mais o aluno Rúben Metade no escalão dos Juniores. Os alunos foram acompanhados pelos professores Sara Carreiro, Luís Sousa, Nuno Branco e Vítor Simas.
No total foram realizadas 8 corridas, cujas distâncias variaram entre os 1000 e os 3500 metros. Da nossa representação destacámos todos os nossos alunos que participaram, o esforço e o comportamento dos mesmos ao longo da tarde desportiva no maior estádio dos Açores. Em termos de classificações, três alunos da nossa Escola conseguiram terminar no pódio, a saber: o João Correia ficou em 2.º lugar dos Infantis B, o Milton Coelho na mesma posição dos Juvenis e o aluno Rúben Metade alcançou o lugar mais alto do pódio no escalão dos Juniores.
Nós, Grupo de Educação Física, queremos agradecer e enaltecer a participação de todos os nossos alunos, ao Conselho Executivo e à Câmara Municipal de Lagoa por ter assegurado o transporte da nossa comitiva.
Vista de Estudo à Reserva Florestal da Macela
Os docentes Alfredo Ganhão e Filomena Faria, deslocaram-se à Reserva Florestal da Macela, no dia 06 de dezembro de 2017, acompanhados por quinze alunos da turma F, de décimo primeiro ano (curso técnico profissional de gestão ambiental).
A deslocação entre a Escola Secundária de Lagoa e a Reserva Florestal da Macela, foi efetuada em veículos gentilmente cedidos pela Direção Regional de Recursos Florestais.
A visita de estudo teve uma duração de aproximadamente cento e vinte minutos.
Na Reserva Florestal da Macela, a turma e os dois docentes foram recebidos, pelo Sr. Secretário Regional da Agricultura e Florestas (Eng. João Ponte), pela Sra. Diretora Regional dos Recursos Florestais (Dra. Anabela Isidoro) e pelos técnicos responsáveis pela área (guardas florestais , técnicos florestais e engenheiro do ambiente).
No início da atividade foi realizada uma breve explicação do papel da direção regional dos recursos florestais na gestão sustentável da floresta e como se processa essa mesma gestão, nomeadamente da espécie florestal criptoméria.
Posteriormente todos os intervenientes tiveram oportunidade de plantar algumas criptomérias em zona de pasto.
Foi publicada recentemente uma cache tradicional sobre este Clube, denominada “Clube de Geocaching da ESL”, com o código GC7DHFB. Esta cache localiza-se nos Paços de Concelho desta cidade de Lagoa e a sua criação teve a colaboração da Câmara Municipal de Lagoa. Estão, neste momento, inscritos neste Clube cerca de 50 alunos. Registe-se que o Clube de Geocaching, também já criou a sua “conta oficial de Geocaching”, com o nick: ClubeDeGeocachingESL, prevendo-se assim a publicação, durante o corrente ano letivo, de quatro novas caixas. De realçar que um dos objetivos deste Clube, consiste em colaborar com a Câmara Municipal de Lagoa, na organização de trilhos e passeios pedestres.
Durante os últimos quatro anos realizaram-se, nesta escola, quatro projetos educativos anuais, com interesse escolar, nomeadamente sobre os temas: aventura, geologia, ciência e turismo. Foram estes quatro projetos PAA, que tiveram na gênese da criação deste Clube. Neste contexto os alunos e professores participantes nestes projetos, visitaram vários centros de ciência, em particular: o ExpoLab, o OVGA e o OASA. Também realizaram várias visitas de estudo, para a Lagoa do Canário, para a Macela e à Caldeira Velha. Participou-se ainda num trilho, atividade esta promovida pela Câmara de Lagoa, à Janela do Inferno e à rota da Água. Durante estas várias atividades, os alunos tiveram a oportunidade de “encontrar” várias caches de Geocaching, bem como de construir/criar outras três novas caches. Registe-se ainda a realização anual, nesta Escola, de uma conferência, com diversos oradores convidados, sobre cada um dos temas associados ao projeto em cada ano e onde participaram cerca de 250 alunos, em cada ano.
Programa
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) é uma iniciativa internacional que tenciona promover a implementação de ações de sensibilização sobre a gestão sustentável dos recursos e dos resíduos durante uma única semana. O seu objetivo é alterar o comportamento dos cidadãos europeus em relação aos seus padrões e hábitos de consumo.
Dada a importância desta temática, e uma vez que a nível da comunidade educativa ainda se notam lacunas, no que concerne à separação de resíduos e reutilização, decidimos promover uma semana de sensibilização, intitulada “Reutilizar é Inovar”. Esta ação, irá permitir à Comunidade Educativa, desenvolver diversas competências, entre as quais promover a consciência ecológica e a adoção de comportamentos e atitudes sustentáveis e aprender novas técnicas de reutilização de materiais e de empreendedorismo.
Durante a semana de 20 a 24 de novembro, o átrio da nossa escola sofrerá uma transformação, onde se pretende que sejam desenvolvidas várias atividades, como exposições, workshops, oficinas de reutilização, formação entre pares, sessões de cinema eco e outras.
Para concretizar a ação julgamos ser necessária uma preparação, no sentido de recolha de material diverso, desde rolhas a material informático inutilizado. Logo, durante a semana decorrente, de 13 a 17 de novembro, lançamos um desafio à comunidade escolar para que tragam para a escola esse material, que terá no fim uma nova vida! A escola dispõe de um local próprio para a recolha, no átrio.
Para obter informação mais detalhada sobre a semana e as atividades, clicando aqui. Poderá sergui-nos no Instragam “Reutilizar é Inovar” !
O Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa apareceu no seguimento dos vários projetos do Plano Anual de Atividades, sobre Geocaching, realizados, com assinalável sucesso, nos últimos quatro anos. Este Clube tem como entidades parceiras, a Câmara Municipal de Lagoa e o Expolab, sendo dinamizadores deste Clube, os professores: Ana Luísa Machado, José Carreiro, José Paulo Silva, Luis Filipe Machado e Marco Pereira, sendo estes últimos dois os coordenadores deste Clube.
As suas finalidades e objetivos, são a promoção da ocupação dos tempos livres dos alunos de uma forma lúdica que permita um desenvolvimento harmonioso da sua vida pessoal e escolar, especificamente: pensar a escola como um lugar de desafios pessoais; possibilitar aos alunos conhecimentos a respeito do jogo mundial de aventuras – o Geocaching, incentivando nestes o gosto pela descoberta e prazer pelo conhecimento; dar a conhecer aos alunos outros locais deste arquipélago e desta ilha; fomentar o respeito pela natureza, património e meio ambiente, contribuindo para uma atitude mais responsável e participativa relativamente à conservação do meio ambiente, natureza e património; desenvolver conhecimentos e capacidades relativas à orientação e utilização das novas tecnologias e também, em particular das tecnologias de comunicação multimédia.
PLAY&CODE
No âmbito da Code Week, que se realiza de 7 a 22 de Outubro, a Escola Secundária de Lagoa irá desenvolver uma atividade aberta a todos os seus alunos, na qual irão ser colocados computadores no hall da escola com o videojogo “Human Resource Machine”, que contém ideias básicas de programação. A atividade decorrerá entre as 10 e as 12 horas, no dia 18 de outubro.
Hiperligação do evento na codeweek.eu
“Certificado da atividade PLAY&CODE realizada no âmbito da CodeWeek no Hall da Escola Secundária de Lagoa.”
Erasmus+ LEVEL e GameON na Escola Secundária de Lagoa
Na semana de 2 a 6 de Outubro decorreram reuniões de trabalho relativas aos projetos Erasmus + Key action 2 – Cooperation for innovation and Exchange of Good Practices, uma relativa ao Project LEVEL, onde se está a desenvolver um videojogos para a aquisição de competências ao nível da Matemática e outra no âmbito do projeto GameON, no qual se pretende a elaboração de um livro que almeja apoiar os docentes na introdução dos videojogos na sala de aula. São parceiros neste projeto a Glasgow Caledonian University (Glasgow), a Universidade de Paderborn (Alemanha), a Ingenious Knowledge, as Escolas Platão (Grécia) e a Escola Secundária de Lagoa (ESL).
Estiveram presentes nestas reuniões vários docentes da nossa escola, como foram os caso dos professores João Freitas, Marco Medeiros, Artur Ferreira, David Rosa e Anabela Frias.
No dia 3 de outubro ocorreu um Workshop, que foi organizado pelo docente de informática Artur Ferreira, onde vários alunos aprenderam as regras básicas de construção de níveis de videojogos com a orientação dos especialistas Rasmus Pechuel e David Farrell.
No dia 6 de Outubro teve lugar na Escola Secundária de Lagoa uma palestra relativa aos Videojogos na Educação, onde na sessão de abertura participaram, Alexandre Oliveira, Presidente do Conselho Executivo da ESL, João Freitas, Coordenador dos projetos Erasmus na ESL e José Silva, docente de informática da ESL. A palestra teve como oradores principais os especialistas em videojogos David Farrell, Rasmus Pechuel e Spyridon Blatsios.
Nesta palestra foram apresentados textos originais, feitos de propósito para a mesma, da autoria de grandes mestres da indústria dos videojogos, a pedido do professor universitário de Glasgow, David Farrell, que discursou sobre como começar a fazer videojogos. Ramus Pechuel falou de como entrar na indústria dos videojogos e Spyros Blatsios apresentou um exemplo de utilização de um videojogos no ensino da História.
Participaram turmas/alunos de várias Escolas Secundárias de S.Miguel, da Universidade dos Açores, do ENTA, estando ainda representantes de várias organizações, como foi o caso do NONAGON, onde decorreram algumas das reuniões de trabalho destes Erasmus e ainda muito outros participantes com forte ligação aos videojogos, às tecnologias e ao ensino em geral, como foi o caso da Cereal Games. Marcou também presença a Câmara Municipal de Lagoa, que muito apoiou este evento, tendo garantido o transporte dos visitantes, aquando da sua chegada, já tardia, no dia 1 de outubro.
A filmagem em stream da palestra, foi totalmente feita por alunos, podendo mais informação ser encontrada no Diário da Lagoa, que fez a cobertura do evento.
Coordenador do Erasmus+
na Escola Secundária de Lagoa
Programa Erasmus +, “Key action 2 – Cooperation for Innovation and Exchange of Good Practices” em destaque no Jornal Diário da Lagoa
Consulte o artigo aqui
A Expedição EPIS, que premeia todos os anos os jovens com melhores resultados dos seus programas de recuperação escolar, teve como tema, este ano, a sustentabilidade ambiental. Com o lema “Planeta Terra”, o roteiro pelo mundo de empresas que apostam na proteção do meio ambiente levou 50 alunos de escolas públicas, com idades entre os 15 e os 17 anos, a ter o primeiro contacto com o mundo profissional.
Os jovens tiveram oportunidade de visitar a fábrica da BA Glass Portugal na Amadora, o Centro Ciência Viva de Constância, a ETA da Asseiceira (EPAL), a Central Hidroelétrica de Castelo de Bode (EDP), a Fundação Calouste Gulbenkian, o MAAT (Fundação EDP), as instalações da Navigator e da Polymer, em Setúbal, e as instalações da Repsol e da REN, em Sines.
Os alunos tiveram ainda acesso a outras iniciativas, nomeadamente, um passeio de barco pelo Rio Sado, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, visita e jantar na Pousada de Palmela, com o apoio do Grupo Pestana, e almoço na Sede da Santa Casa da Misericórdia com o apoio do Grupo Trivalor. O grupo de alunos ficou instalado na Escola Naval, no Alfeite, em Almada.
A aluna premiada da nossa escola foi a Bianca Medeiros, do 9ºB que revelou ter sido uma experiência fantástica, onde fez muitos novos amigos e conheceu o que o nosso país faz pelo ambiente e partes de Portugal que nunca tinha visitado. Foi uma experiência muito gratificante e reconhece que se não fosse o trabalho realizado no âmbito do programa rede de mediadores na escola não teria tido essa possibilidade. A aluna irá com horizontes mais alargados ingressar no ensino secundário e com ferramentas a vários níveis para trilhar um caminho de sucesso.