Menu Fechar

Clube de Astronomia, Geocaching e Multimédia

Iniciação à Impressão 3D

Realizou-se no passado mês de dezembro uma formação, destinada a alunos (dos Clubes de Geocaching e de Robótica e ligados ao projeto ISU) e a professores destes Clubes, sobre “Iniciação à impressão 3D”. O Professor David Rosa, que contou com a colaboração do Clube de Robótica desta Escola, foi o formador deste evento. Prevê-se que esta formação venha a ter continuidade, com uma formação mais avançada, a realizar no final deste ano letivo, esta com o apoio do Expolab – Centro de Ciência Viva. Ao longo desta formação foram impressos objetos, tendo sido entregue a cada um dos alunos presentes uma recordação, relativa ao projeto ISU e produzidas nestas mesmas impressoras.

In search of the uncertain – PROJETO ISU

O Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa está, desde setembro de 2021, a organizar um projeto relativo ao Espaço e à Ciência, denominado ISU – In the search of the uncertain. Desde o 1º período e até final de 2021 este projeto foi estruturado e submetido, às entidades competentes (ESA e NASA) uma candidatura para contato com os astronautas em missão na ISS (Estação Espacial Internacional). Foram desenvolvidas várias parcerias, nomeadamente com: o Clube de Robótica da ESLagoa, o Expolab, o OASA, a Anacom -Açores, a Câmara Municipal da Lagoa, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, o Governo Regional dos Açores (através da EMA Space) e a Presidência do Governo Regional dos Açores. Este projeto também conta com o apoio e colaboração da ESERO – Ciência Viva. O projeto teve o seu início, de forma inesperada, em novembro, com a participação de dez professores do Clube na Conferência Internacional sobre o Espaço (promovida pelo Governo Regional dos Açores) e com a visita, de surpresa para os alunos, à escola do astronauta Danny Oliver. Está prevista a realização de mais quinze atividades/eventos, relativos ao Espaço, durante este ano letivo e no próximo ano letivo com a realização de uma visita de estudo, para o exterior de S. Miguel e, finalmente, o contato com a ISS. Algumas das atividades que irão ser realizadas neste ano letivo são: visita ao OASA (com alunos do secundário), visita ao Expolab (com alunos do 3º ciclo), observação solar no Dia Internacional do Sol, , visita à escola ESLagoa de várias turmas de outras escolas do concelho de Lagoa para participação na Feira da Física e Ciência, realização de uma atividade sobre robótica, realização de seis conferências alusivas ao espaço e realização de uma formação certificada, para professores, sobre a “Física e o Espaço”.

Este é um projeto, com grande implantação na comunidade, e interdisciplinar.

Clube de Geocaching

CLUBE DE GEOCACHING

da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA

Uma aventura de canoagem…

O Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa, organizou, no mês de junho, uma atividade de final do ano letivo, com cerca de trinta alunos do Clube, de turmas do 10º ano desta Escola. Foram acompanhados por três professores. Também participou, como convidado, neste projeto o sr. Dr. Cliff Botelho, Diretor do Jornal Diário da Lagoa.

Esta atividade inseriu-se nas comemorações dos XXV anos do Clube Náutico da Lagoa e contou com a colaboração, para além deste Clube Náutico, das Câmaras Municipais de Ponta Delgada e da Lagoa, a quem este Clube agradece a colaboração. Esta atividade realizou-se na zona das Sete Cidades, tendo o grupo visitado alguns dos miradouros “emblemáticos” da zona. Para além disso, os alunos participaram numa “iniciação ao Geocaching”, tendo encontrado algumas caches que existem na zona, muito em particular a letter-box “A lenda das Sete Cidades”, à qual fizeram manutenção.

Sob a orientação do senhor João Cardoso, instrutor de canoagem, do Clube Náutico, os participantes nesta atividade, tiveram uma “aula” de segurança e canoagem, tendo de seguida desenvolvido uma intensa e muito apreciada atividade de canoagem nas lagoas: verde e azul.

Luis Filipe Machado e Marco Pereira

 

CLUBE DE GEOCACHING

da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA

Cidadania e Geocaching

O Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa, realizou recentemente, uma visita de estudo, às Caldeiras da Ribeira Grande, onde participaram alunos e professores deste Clube, em particular de uma das turmas do Curso de Turismo Rural e Ambiental. Durante a sua realização desta atividade, foram cumpridas todas as regras de segurança, em vigor, relativas à pandemia Covid19. Esta atividade pedagógica foi realizada com o apoio da Câmara Municipal da Lagoa.

Os alunos do 11º G tiveram a oportunidade de realizar a parte prática de um dos seus trabalhos anuais do curso profissional, relativa a um dos seus projetos de Cidadania e Desenvolvimento, neste caso inserida na parte de “sustentabilidade ambiental”. Assim e sob a supervisão da professora Eduarda Moniz, foi recolhido todo o lixo (que era, infelizmente, em grande quantidade) existente na zona das Caldeiras da Ribeira Grande.

Nesta visita de estudo, para além de encontrarem várias caches de Geocaching (de vários tipos: tradicional, multi, enigma, earthcache e labcaches), os alunos participantes ainda tiveram a oportunidade aprender a pilotar um drone e de tirar fotografias 3D. Para além disto foi-lhes explicada a “sinalética” relativa aos trilhos (quer municipais, quer governamentais), por ser um dos conteúdos a trabalhar e aprofundar no seu curso profissional.

 

Luis Filipe Machado e Marco Pereira

 

CLUBE DE GEOCACHING

da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA

Utilização de “drone” em atividades escolares

Desde outubro que o Clube de Geocaching tem um drone, podendo assim desenvolver várias outras atividades e trabalhos, que também são uma mais valia para as suas atividades habituais de Geocaching. Uma das atividades (realizada neste primeiro período de aulas), consistiu em aprendizagens relativas à utilização do drone do Clube (montagem, preparação, pilotagem e realização de filmes). Este primeiro evento contou com a presença de 8 alunos e 4 professores.

Em várias das atividades promovidas pelo clube, e utilizando o drone, foram produzidos diversos filmes, com o objetivo de apoiarem diversos projetos escolares, nomeadamente: filmagens das lagoas das Furnas e Sete Cidades, para um projeto turístico de um dos grupos de trabalho dos alunos finalistas do 12º G; filmagens e fotos para os projetos de Cidadania (na vertente da Intercultaridade) das turmas PROFIJ, 12º F e 12º G. Este clube colaborou, realizando diversas filmagens, na produção do filme “Jerusalema”, relativo às comemorações do XX aniversário desta Escola.

 

Luis Filipe Machado e Marco Pereira

 

CLUBE DE GEOCACHING

da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA

Visita de Estudo ao Parque Grená

Realizou-se no passado mês, uma visita de estudo, com duas turmas do 12º ano, dos cursos Profij (uma do curso de Técnico Comercial e a outra do curso de Técnico de Turismo Rural e Ambiental), ao Parque Grená, localizado na Lagoa das Furnas. Todos estes alunos, acompanhados por quatro professores, fazem parte, há vário anos, deste Clube de Geocaching.

Foi um dia muito “bem passado”, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer este maravilhoso parque e de “encontrar” as caixas de Geocaching lá existentes e que são em número de dezassete (incluindo as novas dez Lab-Caches). Por outro lado, uma das turmas realizou filmagens, da área, com o drone do clube, para serem incluídas num trabalho final de uma das disciplinas do curso de Turismo. Ambas as turmas, tiveram ainda, a oportunidade de desenvolver algumas ações relativas aos projetos de Cidadania, nomeadamente na área da interculturalidade, pois “encontraram e falaram” com um jovem russo, atualmente a residir em S. Miguel. Os alunos presentes, que o desejaram, também tiveram a oportunidade de aprender a “pilotar” o drone e de realizar diversos filmes.

Agradecemos, reconhecidos, o apoio da “Feliz Terra” (empresa proprietária do Parque Grená), bem como da Câmara Municipal da Lagoa.

Luis Filipe Machado e Marco Pereira

 

CLUBE DE GEOCACHING

da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA

LAB CACHES no Passeio Marítimo da Lagoa

Foram publicadas, no passado mês de setembro, cinco Lab Caches, localizadas no futuro Passeio Marítimo da Lagoa, projeto denominado “Lagoa – cidade voltada para o mar”. O Clube de Geocaching foi convidado, pela Groundspeak (entidade dona e responsável pelo Geocaching a nível mundial) para construir 5 Lab caches. Este projeto conduz o geocacher a percorrer os 1.300 metros deste “passeio”, visitando, em particular, a zona do Cruzeiro, os passadiços, a Casa dos Vulcões/OVGA, o relógio solar, o mirante e o Portinho de S. Pedro. Como complemento foi publicada a cache enigma- destas Lab cache a cache “Bónus das LAB da Lagoa” – https://coord.info/GC90BKQ, que se localiza algures nesta zona…

Conferência sobre Geocaching e Turismo

Realizou-se, no passado mês de outubro, uma conferência/evento, no auditório da Escola Secundária da Lagoa (sede da Azores Geotour), promovida pela Direção Regional do Turismo, com a colaboração deste Clube. Esteve presente a Dra. Marlene Damião, Diretora Regional do Turismo e a Senhora Presidente da Câmara da lagoa, Dra. Cristina Calisto, entre outros convidados. Neste evento foi assinado um protocolo, relativo ao Geocaching, entre a Direção Regional do Turismo e a Azores Geotour. Nesta altura o ex-aluno desta Escola, Sr. Rodrigo Travassos apresentou a sua PAP (trabalho de final do seu curso Profissional), relativa ao “Geocaching e Turismo nos Açores”.

Registe-se que este evento, foi o primeiro, “pós pandemia”, a ser realizado nesta Escola e que cumpriu todas as regras determinadas pela situação.

 

Clube de Geocaching finaliza Ponta Delgada Geotour

O Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa, foi o primeiro “geocacher/team” a finalizar a Geotour de Ponta Delgada (neste caso “encontrando” a totalidade das 50 caches). Assim o Clube foi recebido, nos Passos do Concelho da Câmara Municipal de Ponta Delgada, no Salão Nobre, por S.Exa. a senhora Presidente da Câmara de Ponta Delgada, Dra. Maria José Duarte. Estiveram presentes vários alunos e o coordenador do Clube, Prof. Luis Filipe Machado. Registe-se que este Clube colaborou, também, na organização desta Geotour e ficou, desde fevereiro, com a incumbência de colaborar com a manutenção das caches deste projeto turístico.

 

Luis Filipe Machado e Marco Pereira

CLUBE DE GEOCACHING da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA

Clube de Geocaching apoia projetos de geotours!

O Clube de Geocaching planeia propor à Câmara Municipal da Lagoa a criação de uma Geotour no concelho da Lagoa, logo que as condições o permitam e o turismo, bem como a vida de nós todos e o Ensino nas escolas, voltem à normalidade. As geotours são projetos de Geocaching, habitualmente ligados ao Turismo, compostos por um conjunto de caches “especiais” geralmente sobre: locais turísticos (como miradouros, trilhos, museus, centros de ciência, parques, etc…) ou sobre temas de cariz turístico (neste caso para o Concelho). Uma geotour, normalmente, permite que o geocacher que atinja os objectivos fixados, ganhe um prémio, para além de um “prémio virtual” – dito souvenir. O Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa, já tem alguma experiência com estes projetos pois tem colaborado com as duas geotours existentes actualmente em Portugal; a Azores Geotour (cuja sede se encontra geograficamente na Escola Secundária da Lagoa e que é da responsabilidade da Direção Regional do Turismo) e com a Ponta Delgada Geotour (que foi lançada recentemente e que é da responsabilidade da Câmara Municipal de Ponta Delgada e que foi construída pelos professores Marco Pereira e Luis Machado, responsáveis por este Clube e professores nesta escola da Lagoa). O objetivo principal da Ponta Delgada Geotour é que cada geocacher participante consiga conhecer melhor, do ponto de vista: turístico, religioso, histórico, etc…, o Concelho de Ponta Delgada, situado na ilha de S. Miguel – arquipélago dos Açores, “rodeado de natureza incalculável”.  Esta Geotour é composta por 45 geocaches e 5 geocaches joker. Existem duas geocoins (ouro e prata) que são os prémios para quem completa este projeto. Mais informações a respeito deste projeto podem ser encontradas em: https://geotourpontadelgada.webnode.pt/ O Clube de Geocaching é uma entidade parceira deste projeto, tendo estado presentes, no evento de lançamento desta Geotour, que decorreu no Salão Nobre da Câmara de Ponta Delgada, no passado mês de fevereiro, vários alunos e professores deste Clube.

Luis Filipe Machado e Marco Pereira

 

CLUBE DE GEOCACHING da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA

PAP sobre Geocaching e Turismo! “Apenas aqueles que arriscam a ir demasiado longe conseguem descobrir o quão longe se pode ir.” (Thomas Stearns Eliot)

Foi produzida, e entregue recentemente, a primeira PAP (Prova de Aptidão Profissional), realizada nos Açores, sobre o tema “Geocaching como ferramenta turística”. Esta prova, foi desenvolvida, na Escola Secundária da Lagoa, pelo aluno Rodrigo Medeiros Travassos, aluno finalista do 12º ano, do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural e teve como orientador o professor Luis Filipe Machado. Esta prova também contou com a colaboração do Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa. Contou ainda com a colaboração de vários professores, colegas e amigos do Rodrigo. Registe-se ainda que o aluno Rodrigo pertence ao Clube de Geocaching desde a primeira hora, tendo sido um dos alunos fundadores deste Clube e onde teve, ao longo de 3 anos, uma “posição” de destaque, de influência e de liderança. “O Clube de Geocaching construiu uma geocache tradicional (“PAP – Geocaching e Turismo” – GC8EM56), cujo tema é exactamente este trabalho e que se localiza na zona dos trilhos da “Janela do Inferno” e que tem um container especial, produzido por elementos do Clube. As Geotours são colecções de caches que criam passeios/percursos temáticos e auto guiados por locais históricos, parques, museus, monumentos, cidades, entre outros. Estes são normalmente patrocinados por conselhos de turismo locais, associações históricas ou serviços de parques nacionais das câmaras municipais, governos, etc…” Este trabalho é composto por duas partes! Uma teórica onde o aluno demonstra a grande importância do Geocaching para o Turismo, quer neste Concelho da Lagoa, quer no Concelho de Ponta Delgada, quer ainda na própria Região Açores. São apresentadas todas as geotours que existiram e existem, até à data, em Portugal, mormente: a Geotour Ilha Verde/Green Island Geotour que foi a primeira geotour existente no nosso país e que tinha sede na cidade da Lagoa. Esta geotour teve como tema a ilha de S. Miguel e funcionou durante um ano, tendo sido substituída há quatro anos, por proposta da Direção Regional do Turismo, pela Geotour Açores/Azores Geotour que “cobre” as ilhas todas do arquipélago açoriano. Esta geotour ainda está a funcionar e tem sede na Escola Secundária da Lagoa, pois uma das entidades “parceiras” é o Clube de Geocaching desta cidade. Também é analisada a Geotour de Ponta Delgada/Ponta Delgada Geotour, “lançada no passado mês de fevereiro, esta da responsabilidade da Câmara de Ponta Delgada e que “percorre” o Concelho de Ponta Delgada. No contexto deste trabalho, o aluno entrevistou alguns dos responsáveis por estes projetos, nomeadamente: a Dra. Maria Odete Cabral, adjunta da Presidente da Câmara da Lagoa; com o Dr. André Leonardo, assessor para o Turismo da Câmara Municipal de Ponta Delgada e com a Dra. Marlene Damião, Directora Regional do Turismo, com intuito de recolher alguma informação sobre o envolvimento destas entidades com o Geocaching e com o turismo, nestes concelhos e na região Açores. Também estabeleceu contacto com os geocachers responsáveis por estes projetos, os professores Luis Machado e Marco Pereira e o Dr. Pedro Almeida. Relativamente à parte prática deste PAP, o aluno optou por criar uma aplicação que fornecesse aos praticantes algumas caches de relevância para a região, utilizando aí as duas geotours a funcionar em Portugal (nos Açores e em São Miguel). Desta forma, foi utilizada uma plataforma online de criação de aplicações chamada “MIT App Inventor”. Nesta aplicação que funciona em qualquer telemóvel, esta aplicação desenvolve e dá acesso às duas geotours e a todas as caches que e alas pertencem. Como “prova” da pertinência deste tema, é apresentada, neste trabalho, a revista de Geocaching da Alemanha, que trouxe no mês de março de 2020 uma extensa reportagem (a capa da revista e mais catorze páginas) sobre o Geocaching neste arquipélago; em particular sobre as ilhas: São Miguel, Terceira, Faial e Pico. O texto desta reportagem é extremamente elogioso sobre o Geocaching neste arquipélago, bem como sobre as ilhas em geral. Tenha-se em atenção que até o passado mês de março (AC), o maior fluxo de turistas estrangeiros que visitavam as nossas ilhas era proveniente da Alemanha; país este que é o segundo país a nível mundial, quer relativamente ao número de geocachers quer relativamente ao número de caches. Registe-se, a propósito, que existe a intenção do Clube de Geocaching de vir a criar, num futuro próximo, uma geotour no Concelho da Lagoa!

Luis Filipe Machado e Marco Pereira

 

CLUBE DE GEOCACHING DA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LAGOA JOVENS EM “GEOAÇÃO” Geocaching em tempo de verão e férias – Alguns desafios…

O Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa, congratula-se com esta “centésima edição” deste suplemento/jornal Neurónio. Parabéns ao coordenador, atual e anteriores, deste “jornal”, bem como a toda a sua equipe e colaboradores. Este Clube agradece e sente-se honrado com a sua participação, ao longo destes anos, neste interessante e importante jornal! Desde março passado que as atividades deste Clube têm sido extremamente limitadas em virtude da existência desta pandemia do Covid19. Assim e por decisão superior, foram adiadas várias atividades que estavam projetadas para este terceiro período, nomeadamente: as visitas de estudo para o Salto do Cabrito e para as Sete Cidades (esta última organizada em conjunto com o Clube Náutico da lagoa), a conferência sobre Geocaching e Literatura e os vários eventos previstos (em particular o evento CITO)! Assim neste trimestre as atividades do Clube, limitaram-se à realização da manutenção de algumas das caches do Clube e na participação mensal nos “jornais” Diário da Lagoa e Neurónio. Desde o mês de junho, e sendo possível já algum “desconfinamento”, alguns alunos e professores já foram “encontrar” algumas caches… O Clube propõe aos membros deste clube alguns desafios para esta época de verão e de férias, em que os alunos podem percorrer, de forma segura, alguns trilhos, com amigos e/ou família (mantendo sempre as agora, habituais condições de segurança) e assim, para além de fazerem algum exercício físico e se divertirem, também poderão procurar encontrar alguma caches! Nesta ocasião também será, eventualmente, uma boa oportunidade para se fazer a manutenção às caches do Clube, existentes no concelho da Lagoa. Como desafio, para os tempos “mortos” em cada, os alunos e professores do Clube, sempre poderão procurar resolver algumas caches enigma… e porque não “construir” uma cache nova? Até setembro, onde nos iremos reencontrar cheios de ideias, projetos e novidades (…) para o próximo ano escolar!

 

CLUBE DE GEOCACHING

da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA

A interdisciplinaridade do Geocaching na Educação

São vários os professores que, em algumas aulas e em alguns conteúdos, utilizam o Geocaching como “ferramenta” para “ensinar” e mesmo para transmitir conteúdos programáticos da matéria a lecionar! A isto chama-se interdisciplinaridade, pois até pode ser realizado com várias disciplinas em simultâneo e em conjunto. Repare-se que as caches do tipo earthcache (caches sobre fenómenos geológicos) podem ser utilizadas nas disciplinas de Ciências Naturais ou Geologia consoante o ano letivo da turma.

Na “procura” das caches, bem como no seu registo, ou ainda na construção (produção) de caches, podemos pensar na disciplina de Cidadania e “afins”, bastando pensar no cumprimento das regras, no bom relacionamento entre o grupo, etc…

As caches “enigma/mistério”, as caches multi-cache (“tipo” jogo de pistas) e as caches “letter-box”, são uma manancial de recursos para muitas disciplinas (Matemática, Informática/Programação, Física, Química, Geografia, Filosofia, Literatura, História, Geografia, etc…), pois existem caches com enigmas sobre todas as disciplinas e áreas do saber! A própria Geografia pode, e deve ser utilizada, na abordagem das coordenadas geográficas e na navegação para as caches!

Na produção das caches, podemos “contar” com os “Trabalhos Oficinais” /” Desenho/Educação Visual, quer para a produção dos container´s, como para a parte “gráfica” dos “listings” (apresentação das caches, quer no computador, quer nos telemóveis). A abordagem em algumas caches mais “radicais (mergulho, escalada, trilhos…) pode ser preparada e planeada na disciplina de Educação Física.

Na construção do listing das caches, bem como na “produção” de enigmas, pode ser usada a programação/informática. Também na construção dos listing das caches pode se ter em conta, a disciplina de “Português” de forma a que a escrita fique correta! Também aí, na produção das caches pode ser necessário a “ajuda” das “outras línguas” (Inglês, francês, alemão…) de forma a fazer-se a tradução dos listing das caches para outras línguas (muito em particular, o inglês, enquanto língua internacional…)!

E muito mais a este respeito se podia dizer, escrever e exemplificar…!

Recentes atividades do Clube

Recentemente foi publicada uma nova cache do Clube (PAP Geocaching e Turismo). Esta geocache tradicional localiza-se na zona dos trilhos da Janela do Inferno, e o seu tema reporta-se à PAP – Prova de Aptidão Profissional (trabalho de fim do curso profissional ao nível do 12º ano) do aluno, desta escola, Rodrigo Travassos, prova esta que tem por tema a “utilização” do Geocaching como veículo promotor do Turismo nos Açores (em particular em S. Miguel). Registe-se que é primeira PAP, produzida e defendida nos Açores sobre este tema!

No passado mês de dezembro vários alunos e professores deste Clube efetuaram várias “saídas” de campo, tendo sido muitas as caches encontradas e registadas pelo Clube.

Também é de ter em atenção que vários alunos, membros deste Clube de Geocaching, nomeadamente: Roberto Sousa, Cristina Januário, Rodrigo Travassos e Alexandre Homem, apresentaram uma candidatura ao Orçamento Participativo da Lagoa – Jovem 2020 (OPLJ), apresentando à Câmara Municipal um projeto para a criação de uma Geotour (projeto turístico de Geocaching) neste concelho. Este projeto conta com o apoio deste Clube.

Luis Filipe Machado e Marco Pereira

 

CLUBE DE GEOCACHING

da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA

“Geocaching e Trilhos Rurais no concelho da Lagoa! “

Realizou-se, no passado mês de novembro, no auditório desta Escola Secundária, uma apresentação, efetuada pelos alunos do 12º F, e com a presença de vários responsáveis da Câmara da Lagoa, nomeadamente do senhor vereador Nelson Santos e do Dr. Pedro Tavares (responsável pelos trilhos ao nível deste concelho), sobre “Geocaching – Trilhos Rurais no Concelho da Lagoa”. Este “tema” foi objeto de trabalho “curricular”, durante algumas semanas, com esta turma finalista, sob a orientação da sua professora Eduarda Moniz. Os alunos fizeram um “levantamento” preciso e exaustivo das várias caches (dos vários tipos existentes) existentes nos trilhos rurais deste concelho, em particular na “Rota da Água”, que engloba os sub-trilhos: “Janela do Inferno”; “Entre túneis e condutas” (ex-trilho da Lomba) e “Pedras Brancas”. Este trabalho foi disponibilizado, em formato digital, a esta autarquia, de modo a, eventualmente, poder ser integrado nos novos documentos (“brochuras” e placards), relativos a estes trilhos.

Formação – Workshop de “Utilização do GPS”

Também, no mês de novembro, teve lugar um Workshop sobre “Utilização do GPS”, promovido pelo “Newrónio” – Centro de Formação desta Escola, com o apoio do Clube de Geocaching da escola secundária da Lagoa e onde foi formador o professor Luis Filipe Machado, coordenador deste Clube. Participaram 11 elementos, dos quais sete professores e quatro alunos desta Escola. Durante esta formação, os formandos tiveram a oportunidade de ficar a conhecer mais, a nível teórico, sobre os sistemas de posicionamento (quer do GPS, quer do sistema russo Glonast). Mas e mais importante, no contexto das atividades de campo do Clube de Geocaching, os alunos e professores presentes tiveram a oportunidade de aprender a “utilizar” diferentes tipos de GPS, quer ao nível da marcação de pontos, quer ao nível da navegação para pontos previamente determinados. Também foi explorada a “preparação” do instrumento de navegação, quer na colocação (e utilização) de mapas locais, quer ao nível da transferência de caches (gpx) para a unidade GPS.

Luis Filipe Machado e Marco Pereira

 

CLUBE DE GEOCACHING

da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA

Sessão de cinema sobre Geocaching: GIFF 2019 – Uma aventura

Realizou-se, no passado dia 7 de novembro, uma sessão de cinema, onde foram apresentados os dezasseis filmes finalistas do “concurso mundial de filmes de Geocaching”. Este evento realizou-se no auditório da escola, que se encontrava completamente lotado. Participaram os elementos que pertencem ao Clube de Geocaching, bem como várias turmas convidadas. Também esteve presente um casal de geocachers finlandeses. Este “espetáculo” também coincidiu com o evento oficial de Geocaching: Giff2019 – Uma aventura (GC8D823), que possibilitou que os geocachers presentes recebessem um “souvenir” virtual. Os geocachers que participaram neste evento (tendo registado a sua participação), puderam participar na votação mundial para a escolha do filme vencedor!

Outras atividades do Clube

Neste mês de novembro foi publicada a nova multi-cache deste Clube, “Starwars at OASA”, que foi produzida em conjunto com o Observatório Astronómico de Santana – Açores, e que tem um container final muito interessante. Registe-se que para “encontrar” esta cache, é necessário visitar este centro de ciência! Neste momento os elementos do Clube encontram-se a “construir” duas outras caches (uma tradicional e uma enigma). Registe-se que vários elementos do Clube, candidataram-se, com um projeto de Geocaching (que conta com o apoio deste clube, na eventualidade do projeto vir a ser aprovado) ao “Orçamento participativo – Jovem da Lagoa”.

Luis Filipe Machado e Marco Pereira

 

CLUBE DE GEOCACHING

da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA

Conferência sobre: “Exploração Espacial – A última fronteira!”

Realizou-se no passado mês de setembro, no auditório da Escola Secundária da Lagoa, uma conferência, denominada “Exploração Espacial – A última fronteira? Geocaching no Espaço?”. Esta palestra destinou-se essencialmente a alunos do ensino secundário, estando o auditório completamente lotado, e foi palestrante o Professor Doutor Pedro Mota Machado, que se havia deslocado a S. Miguel, a convite do Governo Regional dos Açores, para participar na Noite do Cientista. Esteve também presente a Sra. Vereadora Albertina Oliveira, em representação da Câmara Municipal da Lagoa.

O coordenador do Clube de Geocaching, Professor Luis Machado, efetuou uma pequena apresentação sobre as caches alusivas ao espaço, que existem um pouco por todo o mundo (e também aqui em S. Miguel) e também salientou a existência de um trackable de Geocaching na Estação Espacial Internacional. Referiu ainda a cache “Starwars no Oasa” que o Clube está a produzir em conjunto com o Observatório Espacial de Santana – Açores. De seguida o conferencista efetuou uma apresentação sobre a exploração espacial, tendo referido vários dos projetos que estão a ser planeados e sobre outros já em execução. Também falou sobre algumas das mais recentes descobertas relativas aos “exo-planetas”.

Clube encontra 1.000 caches

Têm sido muitas as caches encontradas pelos membros (alunos e professores) deste Clube de Geocaching, nestes últimos meses, tendo, recentemente, sido atingida a “marca” das mil caches!

Luis Filipe Machado e Marco Pereira

 

CLUBE DE GEOCACHING

da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA

Atividades do Clube de Geocaching

Com o início do ano escolar, tiveram também início as atividades deste clube. Realizou-se, nesta Escola Secundária, a 16 de setembro, o Dia do Prosucesso, tendo este Clube participado com um “stand”, por onde todas as turmas da Escola passaram, tendo, na altura, sido apresentadas as atividades e projetos do clube, previstas para este ano letivo. Vários alunos, aproveitaram a ocasião para se inscrever.

Já na segunda semana de aulas, realizou-se uma interessante conferência, no auditório da Escola, sobre o Espaço, denominada: “Exploração espacial – a última fronteira? – Geocaching no Espaço?!?”, sendo orador o astrofísico Doutor Pedro Mota Machado.

Este Clube também participou, a convite da Associação de Pais da EBI da Lagoa, no passado dia 21 de setembro, na 7ª Feira de Ocupação de Tempos Livres, realizada no Nonagon. Este evento organizado pelo Gabinete de Desporto e Juventude, consistiu na “possibilidade de troca de experiências e conexões entre as entidades do concelho e os seus habitantes, divulgando as oportunidades existentes, mas também promovendo estilos de vida saudáveis e práticas variadas”. Os professores deste Clube, acompanhados por vários alunos, tiveram, assim a oportunidade de divulgar as atividades educativas que este Clube, disponibiliza.

Entretanto vários alunos e professores deste clube participaram, no passado dia 25 de setembro, num evento CITO (cash in trash out), CITO – Vamos limpar a orla costeira – https://coord.info/GC89QXC, que se realizou, na orla marítima, junto ao campo de futebol do Operário. Este evento teve como objetivo principal a limpeza daquela zona. Os participantes neste evento oficial receberam um “souvenir” relativo ao tema. Os eventos CITO integram-se na proteção do meio ambiente, onde o Geocaching procura ter um papel muito ativo e importante.

Inscrições para participação no Clube

Este Clube destina-se a alunos da Escola Secundária de Lagoa, com interesse nesta área e que se poderão inscrever até ao dia 15 de outubro, podendo os pais/encarregados de educação, destes alunos, participar e colaborar nas atividades do Clube, através dos seus filhos/educandos. De realçar que as turmas dos Cursos Profissionais de Técnico de Turismo Ambiental e Rural e de Gestão Ambiental, terão, de novo, um grande envolvimento nas atividades deste Clube. Para contato com este Clube de Geocaching poderá ser utilizado o email: [email protected]. Os alunos interessados deverão contactar com o seu diretor de turma ou com os responsáveis deste Clube.

Luis Filipe Machado e Marco Pereira

 

4º Curso de Formação para professores sobre Geocaching como ferramenta educativa

Realizou-se, na Escola Secundária da Lagoa, entre 15 e 17 de julho (janela formativa para professores), o 4º curso de formação, certificado, para professores que lecionam em escolas dos Açores, sobre: Geocaching – Uma ferramenta educativa (4). Encontravam-se inscritos vinte e dois professores, de dez escolas da ilha de S. Miguel, nomeadamente: de Ponta Delgada (ES Domingos Rebelo e EBI Roberto Ivens), da Lagoa (ESL), da Vila Franca (EBS Armando Cortes Rodrigues), de Água de Pau (EBI), de Ponta Garça (da EBI), da Ribeira Grande (ESRG), dos Arrifes (EBI dos Arrifes), do Nordeste (EBS), das Capelas (EB da Vila das Capelas), da Maia (EBI) e de Rabo de Peixe (EBIRP).

Participaram professores de diversas áreas disciplinares, em particular: português, inglês, filosofia, matemática, físico-química, ciências-naturais, biologia, geologia, geografia, educação física, educação visual e história. Integrada nesta ação formativa, realizou-se uma visita de estudo, no concelho de Lagoa, onde os formandos, para além de visitarem o ExpoLab e o OVGA-Casa dos Vulcões, também participaram num evento oficial de Geocaching (GC88EFB – Geocaching – Uma ferramenta educativa) e encontraram treze de caches (de sete tipos diferentes), nomeadamente: caixas tradicionais, multi-caches, letter-box, caches enigma, cache virtual, cache wherigo e earthcaches.

Este curso foi promovido pelo Newrónio, centro de formação da Escola Secundária da Lagoa, sendo sido formador o professor Luis Filipe Machado, coordenador do Clube de Geocaching desta Escola.

Também e no âmbito da formação para professores, relativa ao Geocaching como ferramenta educativa (em contexto escolar), foi realizado, no mês de julho e também na Escola Secundária da Lagoa, um Workshop sobre Geocaching, no âmbito dos” encontros” Topa Tape, da responsabilidade do programa Pro-sucesso, organizado pela Direção Regional da Educação.

 

Luis Filipe Machado e Marco Pereira

 

Atividade de final do ano letivo

No dia 13 de junho o Clube de Geocaching promoveu uma atividade, de um dia, de final do ano letivo, para os alunos deste Clube que frequentam o 10º ano da escolaridade. Foi percorrido o “Trilho Urbano” da cidade da Lagoa, tendo sido visitadas as caches encontradas durante este percurso, bem como feita a manutenção a várias caches do Clube. Participaram 30 alunos e seis professores.

Durante esta atividade foi desenvolvida uma atividade náutica de canoagem, organizada pelo Clube Náutico da Lagoa, com quem este Clube tem uma parceria. Os alunos e professores começaram por assistir uma sessão teórica de iniciação à canoagem, bem como sobre “regras de segurança no mar”. Depois os alunos dirigiram-se, pelo mar, nas canoas ou no semirrígido para as piscinas da Lagoa. Aí os alunos conviveram, tomaram banho e almoçaram. Depois do almoço, o grupo foi recebido na Câmara Municipal da Lagoa, tendo tido uma visita guiada às várias instalações e serviços desta Câmara.

O Clube de Geocaching agradece, reconhecido, a todas as pessoas e entidades que apoiaram as suas atividades durante este ano letivo.

Luis Filipe Machado e Marco Pereira

 

CLUBE DE GEOCACHING

da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA

Os meses de abril e maio foram pródigos em atividades realizadas por este Clube, que envolveram mais de trezentos alunos e professores desta Escola Secundária de Lagoa, bem como da Escola Básica de Água de Pau. Registe-se que, de momento, este Clube, é “proprietário” de 24 caches de Geocaching, no seu perfil, tendo o Clube já encontrado mais de 800 caches. Entretanto foi estabelecida uma parceria entre este Clube de Geocaching e os Amigos dos Açores – Associação Ecológica.

Entretanto a professora Sofia Borracha também se juntou a este Clube. Os alunos do clube receberam a oferta de uma t-shirt, alusiva ao Clube, e os professores um “polar”. Os elementos do Clube mais dedicados a estas atividades, também receberam, como recordação, uma “wood-coin” do Clube de Geocaching. Passamos, ainda, a ter acesso a um conjunto de quatro walky-talkys, sendo este um equipamento bastante útil para as saídas da Escola.

O Clube agradece à Câmara Municipal de Lagoa os apoios concedidos.

Visita de Estudo à Lagoa de São Brás e CITO

No final do mês de abril, 32 alunos e professores do Clube, percorreram o “trilho” Monte Escuro/Lagoa de S. Brás. Durante esta atividade foram encontradas dez caches (enigma e tradicionais) e também se praticou orientação, com os vários GPS´s do Clube. Depois do almoço, tomado junto à Lagoa de S. Brás, os alunos e professores presentes, participaram num evento CITO (cash in trash out). Foi recolhido o lixo que se encontrava na margem desta lagoa. A participação neste evento de “proteção ambiental”, permitiu a obtenção do respetivo souvenir! No final desta atividade, que foi realizada com o apoio das carrinhas da nossa autarquia, o grupo visitou ainda a Fábrica de Chá Gorreana.

Trilho Janela do Inferno/Trilho da Lomba e CITO

No dia 10 de maio, o Clube realizou outra grande atividade, tendo-se percorrido o trilho compreendido entre a Janela do Inferno e a freguesia de Água de Pau, através do trilho da Lomba. Na “janela do Inferno”, foi tempo de se ter uma pequena aula de Geologia, com vista à realização da earthcache que existe no local. Durante o percurso foram encontradas mais seis caches tradicionais, tendo-se feitos dois STF (segundos a encontrar…) e também se participou em mais um evento CITO, tendo-se recolhido (e transportado até Água de Pau) o lixo encontrado ao longo do trilho. Todo o grupo almoçou na zona das “nascentes de Água de Pau”.

CONFERÊNCIA: Trilhos, Grutas e Algares

No dia 8 de maio, mais de 220 alunos e professores desta escola assistiram a uma conferência muito interessante em que foi orador, o Mestre Diogo Caetano, presidente da Direção dos Amigos dos Açores – Associação Ecológica, que falou sobre “Trilhos, Grutas e Algares”. Foram visionadas imagens muito interessantes do nosso património ambiental. Nesta conferência, que também foi um evento oficial de Geocaching, estiveram presentes vários convidados, em particular a senhora Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto e o senhor Presidente da Direção do Clube Náutico de Lagoa, Dr. Rui Dias.

Na altura, os presentes foram informados que este Clube é coproprietário (co-owner) da cache “A Montanha…teto de Portugal”, que é a cache (neste caso uma earthcache) que se localiza à maior altitude de Portugal (“Piquinho” da Montanha do Pico).

Iniciação ao Geocaching

Recentemente este Clube organizou, por proposta do Conselho Executivo desta Escola, uma “iniciação ao Geocaching”, com os alunos do 9º ano da Escola Básica de Água de Pau. Mais de 50 alunos, acompanhados por 4 professores, deslocaram-se a esta Escola Secundária, de forma a conhecer a oferta formativa relativa ao Ensino Secundário, que esta Escola disponibiliza, bem como os Clubes existentes nesta Escola. Depois de visitarem e almoçarem na nossa Escola, assistiram a uma apresentação, feita pelo Conselho Executivo, no auditório e, também, tiveram uma pequena iniciação teórica ao Geocaching. Depois foi efetuada uma “saída de campo”, orientada por alunos deste Clube, tendo sido encontradas 5 caches existentes na zona circundante desta Escola.

 

CLUBE DE GEOCACHING

da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA

ATIVIDADES

Durante o mês de abril foram várias as atividades realizadas pelo Clube de Geocaching desta Escola. O Clube organizou, em parceria, o evento: Creation Celebration: How to build good caches…” (https://coord.info/GC8403Z). Este evento realizou-se na videoteca da Escola, tendo estado presentes cerca de quarenta alunos do Clube, bem como professores e geocachers estrangeiros (da Alemanha e da Noruega). O tema da “palestra” foi: “O que é uma boa cache?”. Também estiveram visíveis vários “tipos” de containers especiais.

Durante esta época, os alunos e professores também se dedicaram à organização e construção do primeiro “power-trail” do Clube. Este PT é constituído por cinco caches tradicionais, que se encontram colocadas em alguns dos viadutos que existem no concelho de Lagoa.

Também durante estas últimas semanas os alunos e professores “encontraram” muitas caches, o que permitiu ao clube obter mais seis souvenirs de Geocaching.

                                                                                                                                                                                                                                                       Luis Filipe Machado e Marco Pereira

 

CONFERÊNCIA SOBRE

“GEOCACHING E EDUCAÇÃO”  

Realizou-se no passado dia 27 de fevereiro, uma conferência, denominada “Geocaching e Educação”, no anfiteatro desta Escola, onde foram oradores convidados o senhor Ricardo Moura (campeão de rallys) e o senhor José Serra (jornalista e realizador cinematográfico de filmes subaquáticos). Cada um destes conferencistas falou da sua vida e realizações, tendo se esforçado por “passar” a mensagem para os alunos, de que “nada na vida, se consegue sem esforço, dedicação, sacrifício, trabalho e persistência”.

Coube aos professores e alunos deste Clube, fazer a “ligação” do Geocaching aos dois conferencistas, o que não foi difícil pois existem em S. Miguel (e nos Açores em geral), várias “caches” relativas ao desporto automóvel e 6 caches “submarinas”, que só podem ser “encontradas” com mergulho de escafandro.

Estiveram presentes mais de 200 alunoss, maioritariamente membros do Clube de Geocaching desta Escola, bem como vários convidados, representantes das entidades parceiras deste Clube. Também esteve presente e em representação da senhora Presidente da Câmara Municipal da Lagoa, a Dra. Albertina Oliveira, vereadora desta edilidade, que falou sobre o envolvimento da Câmara da Lagoa com este Lagoa. Foram, ainda, visionados vários filmes, relativos ao Geocaching, muito em particular um relativo à atividade náutica de colocação da cache Luso, que foi organizada e realizada com o apoio do Clube Náutico de Lagoa.

 

GEOTOUR AZORES NA ESCOLA SECUNDÁRIA

Desde o final do mês de fevereiro que a sede da Geotour Azores (AZGT) é na Escola Secundária da Lagoa. Esta Geotour é um projeto do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional do Turismo, que conta, a partir de agora, com o envolvimento e colaboração do Clube de Geocaching desta Escola. Este projeto de Geocaching é uma ferramenta utilizada pela Direção Regional do Turismo com o objetivo de promover o turismo na Região Açores. Esta Geotour é única e pioneira em Portugal, sendo uma das 67 existentes no mundo. Existe uma placa, oferecida pela Câmara Municipal da Lagoa e colocada na entrada desta Escola, a assinalar esta sede e parceria.

A este propósito informa-se que na apresentação desta Geotour na Feira Internacional de Turismo de Lisboa, realizada no passado mês de março, este Clube de Geocaching esteve presente, através da apresentação do filme “Dream”, produzido por este Clube, aquando do concurso de filmes internacionais de Geocaching “GIFF 2018”, onde esta produção alcançou uma posição bastante honrosa.

Luis Filipe Machado e Marco Pereira

 

CACHES TEMÁTICAS NA LAGOA

O Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa tem construído, nos últimos dois anos, caches temáticas, com importância histórica, cultural, científica e educativa, para o Concelho de Lagoa. Estas caches encontram-se devidamente assinaladas nos “placards turísticos”, da responsabilidade da Câmara Municipal de Lagoa, existentes em locais de preceito deste concelho, bem como nos “panfletos informativos” disponibilizados pela edilidade.

Como geocaches culturais foram construídas as caches: “Cerâmica da Lagoa” – GC7EXV3; “Os Bonecreiros da Lagoa” – GC7H0F2 e “O antigo Forno de Cal” – GC80BMR. Como caches “históricas” foram produzidas as caches: “Lagoa Stage” – GC7EXTT; “Luso” – GC7RBJF; e “Clube Náutico da Lagoa” – GC7Z7ZP. Relativamente ao tema “Ciência”, foram elaboradas as caches: “Nonagon” – GC7ZJKW; “Casa dos Vulcões – OVGA” – GC811HP e “ExpoLab” – GC7R7WC. Relacionadas com “Educação” foram publicadas as caches: “Clube de Geocaching ESL” – GC80T2X e “Geocaching na Lagoa” – GC7DHFB e relativas a “Religião” foram disponibilizadas as caches: “Casa do Romeiro” – GC7EXV8 e “Nossa Senhora” – GC7RH1C. Neste momento encontram-se em final de produção as caches “Convento dos Frades”, “Tenda do Ferreiro Ferrador”, bem como outras caches de interesse para o concelho.

O clube identifica-se no Geocaching como “ClubedeGeocachingESL”, podendo ser contatado através do Email: [email protected] ou através da página do Facebook: “Clube Geocaching ESL”.                                                                                                                                                                                                                                                       Luis Filipe Machado e Marco Pereira

 

PARCERIA ENTRE O CLUBE DE GEOCACHING E O CLUBE NÁUTICO DA LAGOA

Recentemente foi estabelecida uma parceria entre este Clube de Geocaching e o Clube Náutico desta cidade de Lagoa, que tem por objetivo principal a colaboração e interajuda entre estas duas entidades. Assim no passado mês de outubro foi realizada uma atividade náutica e de geocaching, onde estiveram presentes mais de vinte elementos, entre alunos e professores da Escola Secundária e monitores e responsáveis do Clube Náutico. O objetivo principal desta atividade consistiu na colocação de uma cache tradicional, de mergulho (com escafandro), de dificuldade máxima 5/5, no navio Luso (https://coord.info/GC7RBJF ), que se encontra naufragado no exterior do Porto dos Carneiros nesta cidade. Esta objetivo foi atingido com sucesso, com o auxílio de dois mergulhadores amigos, a quem este clube agradece. Entretanto os alunos realizaram uma atividade náutica de canoagem, sob a orientação dos monitores do Clube Náutico, que decorreu entre o Portinho de S. Pedro e o Porto da Lagoa. Durante esta atividade foram colhidas imagens para a realização de um filme e, também, com o auxílio da embarcação semirrígida do Clube Náutico, foi estudada a possibilidade de colocação de outras caches náuticas na zona litoral da Lagoa (em particular entre esta cidade e a Caloura. Desta parceria também resultou a publicação de uma multi-cache, sobre o Clube Náutico da Lagoa (https://coord.info/GC7ZQ2P).

LUSO

O n/v “LUSO” naufragou a 27 de julho de 1883 nos Baixios dos Carneiros, ao largo da, então, Vila de Lagoa, sob cerração, enquanto em viagem da Vila do Porto para Ponta Delgada, sem perda de vidas. Encontra-se a uma profundidade média de 13 metros. Este paquete Luso foi construído e completado em novembro de 1875 pelos estaleiros ingleses Bowdler, Chaffer e Co, Ltd. De Liverpool, com o número de construção 116 e com um comprimento de 72 metros, uma “boca” de 8,89 metros, um “calado” de 4,5 metros e uma tonelagem bruta de 999 toneladas. Tinha uma máquina horizontal a vapor do tipo “compound”, fabricada pelas oficinas marítimas inglesas John Jones & Sons de Liverpool, com 2 cilindros medindo em diâmetro 0.813m e 1.625m, com um curso dos êmbolos de 0.838m, desenvolvendo 180 cavalos de força “nominais”, acionando 2 hélices à velocidade média de 12 nós. Tinha, ainda, duas caldeiras de chama invertida, trabalhando à pressão de 80 libras por polegada quadrada. O seu porto de registo era Lisboa!

 

 

APRESENTAÇÃO DO FILME “DREAM”

Realizou-se no passado mês, uma atividade, muito especial, de Geocaching, que se realizou no auditório da Escola Secundária da Lagoa, contando com mais de 250 presenças, entre alunos, funcionários e professores desta Escola, bem como de alguns geocachers estrangeiros. Esta atividade também foi um evento oficial de Geocaching – GIFF Weekend 2018 – Apresentação do filme “DREAM” (https://coord.info/GC7Y4DE). No início deste evento foi apresentado, pela primeira vez em público, o filme Dream, produzido por este clube de Geocaching e foi concorrente ao concurso mundial de filmes de Geocaching – Giff 2018, e em que ficou classificado numa posição muito honrosa, Este filme foi produzido no passado ano escolar. Também durante este evento, foram visionados os filmes finalistas, a nível mundial, do referido concurso. Durante este evento este Clube foi obsequiado com a oferta de dois aparelhos GPS, um dos quais oferecido por um dos geocachers estrangeiros presente. Os geocachers que participaram neste evento receberam um souvenir virtual no seu perfil de Geocaching.

Luis Filipe Machado e Marco Pereira

 

O Geocaching nos Açores e no concelho de Lagoa

No concelho de Lagoa existem várias caixas emblemáticas que fazem parte do projeto GeoTour Azores, sendo também na cidade de Lagoa que se encontra a sede desta geotour!

Nos últimos cinco anos, ou seja, desde 2013, o Geocaching no arquipélago dos Açores sofreu mudanças profundas; nomeadamente: passou-se das cerca de mil caches existentes em 2013 para mais de três mil caches existentes em 2018; passou-se de cerca de cem geocachers (praticantes desta modalidade) para mais de quinhentos geocachers locais ativos e o número de geocachers visitantes, portanto turistas, passou para uma média mensal de cerca de quinhentos. O Geocaching nos Açores, sempre foi alvo de grande destaque, a nível nacional, pois e desde logo, foi nos Açores que apareceu a primeira geocache portuguesa; chamada Translant Chees Cache localizada na Praia da Vitória, na ilha Terceira, desde maio de 2001 (tenha-se em atenção que o Geocaching apareceu neste mesmo ano). Registe-se também, que a melhor cache dos Açores, relativa ao ano de 2013, se situa neste concelho.

Observe-se também que a 1ª geotour portuguesa, GeoTour Ilha Verde/Green Island (GIGT), localizada em S. Miguel, apareceu em 2015, sendo um projeto do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional do Turismo, tendo como responsáveis os geocachers: Luis Filipe Machado e Pedro Almeida. Este projeto funcionou durante um ano. Foi substituído, por proposta da Direção Regional do Turismo, por uma nova GeoTour, a GeoTour Azores, que abrangesse as novas ilhas do nosso arquipélago. Esta nova geotour (AZGT) envolve as mesmas entidades e pessoas, funciona desde março de 2016 e envolve todos os municípios dos Açores, em particular a Câmara Municipal de Lagoa. De registar que a sede destas geotours se localiza na cidade de Lagoa, mormente nas instalações do OVGA (Casa dos Vulcões). São várias as entidades deste concelho que colaboram com esta geotour, nomeadamente: o Expolab e o OVGA. Estas duas geotours, existentes nos Açores, continuam a ser caso único em Portugal.

Todas as caches desta geotour estão em locais turísticos ou são sobre temas turísticos, relativos a este arquipélago. É a maior geotour (entre as 68 existentes na atualidade) existente no mundo, tendo 150 caches normais e 20 caches jocker. Mais de cinco mil geocachers já encontraram caches desta geotour, dos quais mais de cem já atingiram o “nível de prémio”. Registe-se também o facto de que, até esta data, dois geocachers conseguiram realizar a totalidade das caches da GeoTour Azores, tendo recebido um souvenir internacional, disponibilizado pela Groundspeak. Desde maio de 2018 que Groundspeak (entidade proprietária do Geocaching a nível mundial) disponibiliza, em nome do Governo Regional dos Açores, este especial souvenir, que é um dos mais cobiçados, atendendo à sua raridade e dificuldade na obtenção, não só devido ao número de caches envolvidas (150 mais 20 caches jockers), como pela sua distribuição geográfica por nove ilhas.

Nos Açores várias caches encontram-se localizadas dentro de museus, centros de ciência, bibliotecas e outras entidades similares. Tenha-se em atenção que esta geotour foi criada de raiz com o objetivo de ser mais fácil completá-la, ou seja atingir o nível de prémio, através das ilhas mais pequenas, de forma a fomentar um incremento de turismo nestas ilhas (Corvo, Flores, Graciosa e Santa Maria). Todas as caches desta geotour são de dificuldade reduzida, para que uma família de turistas com crianças as consiga encontrar.

Em março de 2017, os Açores receberam pela primeira vez a vista de um dos responsáveis a nível mundial deste jogo de aventuras, a lackey Cindy Potter. Também foi organizado, na altura, um evento de Geocaching, realizado na cidade de Lagoa, com a presença da lackey, em questão.

Existem mais alguns marcos relativos ao Geocaching açoriano, nomeadamente: nos Açores foi publicada a primeira e segunda earthcaches submarinas existente em Portugal; a primeira cache portuguesa, que utiliza tecnologia NFC. Por outro lado, os Açores são a região do país com mais earthcaches, em percentagem (caixas virtuais ligadas à geologia e Ciências da Terra). Também é de ter em conta que foram várias as caches açorianas que obtiveram prémios a nível nacional, em particular a cache que ganhou o melhor local do país; que nos Açores se localizam: a cache a maior altitude e a cache a menor altitude de Portugal. Nos Açores existe o único Clube de Geocaching (devidamente legalizado) existente em Portugal, que é o Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa, que conta, de novo, neste ano letivo, com mais de cem estudantes inscritos e que tem por principal entidade parceira a Câmara da Lagoa.

Desde o passado ano letivo que são ministrados, neste concelho, formações creditadas para professores (chamadas: Geocaching – Uma ferramenta educativa). Estas formações são reconhecidas para avaliação de professores na RAA, tendo já se realizado dois cursos, com o total de 44 formandos (professores colocados em várias ilhas da RAA). Está planeada a realização de mais dois cursos (agora de nível avançado), nesta escola, durante o corrente ano letivo.

Finalmente é de ter em conta a grande qualidade da generalidade das caches existentes nos Açores, como o atestam os muitos testemunhos registados nos “logs” das caches, por muitos turistas geocachers continentais e estrangeiros.

Luis Filipe Machado e Marco Pereira

 

Novo curso de formação para professores sobre Geocaching

Realizou-se, na Escola Secundária da Lagoa, entre 3 a 7 de setembro, um novo curso de formação certificada para professores das escolas dos Açores, do 2º, 3º ciclo e secundário.

 

O curso Geocaching – uma ferramenta educativa (2ª edição), foi promovido pelo Newrónio, centro de formação da Escola Secundária da Lagoa, com a colaboração deste Clube, sendo formador o professor Luís Filipe Machado, coordenador do Clube de Geocaching desta escola. Participaram 19 professores de várias escolas de S. Miguel, de S. Jorge e do Pico. Durante o curso foi realizada uma visita de estudo à cidade de Lagoa, tendo sido visitadas várias caches, de diversos tipos, com importância para o concelho de Lagoa. Os formandos também tiveram a  oportunidade de participar num evento oficial de Geocaching.

 

Atividades do Clube de Geocaching

Com o início do ano escolar, tiveram também início as atividades deste clube. Vários alunos do clube, bem como alguns geocachers estrangeiros (de férias em S. Miguel), participaram, no passado dia 19 de setembro, num evento CITO (cash in trash out), que se realizou na orla marítima, junto ao campo de futebol do Clube Operário. Este evento teve como objetivo principal a limpeza daquela zona. Os participantes neste evento oficial receberam um “souvenir” relativo ao tema. Os eventos CITO integram-se na proteção do meio ambiente, onde o Geocaching procura ter um papel muito ativo e importante.

Este Clube também participou, a convite da Câmara Municipal de Lagoa, no passado dia 22 de setembro, na 6ª Feira de Ocupação de Tempos Livres, realizada na escola do Fisher. Este evento organizado pelo Gabinete de Desporto e Juventude, consistiu na “possibilidade de troca de experiências e conexões entre as entidades do concelho e os seus habitantes, divulgando as oportunidades existentes, mas também promovendo estilos de vida saudáveis e práticas variadas”. Os professores deste Clube, tiveram assim a oportunidade de divulgar as atividades educativas que o Clube disponibiliza.

Inscrições para participação no Clube

Este Clube destina-se a alunos da Escola Secundária de Lagoa, com interesse nesta área e que se poderão inscrever até ao dia 30 de outubro, podendo os seus pais/encarregados de educação participar e colaborar nas atividades do Clube através dos seus filhos/educandos. De realçar que as turmas dos Cursos Profissionais de Técnico de Turismo Ambiental e Rural e de Gestão do Ambiente, terão novamente um grande envolvimento nas atividades deste Clube.

Para contacto com o Clube de Geocaching poderá ser utilizado o email: [email protected]. Os alunos interessados deverão contactar com o seu diretor de turma.

Luis Filipe Machado e Marco Pereira

 

CLUBE DE GEOCACHING

da ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA

Visita de Estudo à Lagoa das Furnas

No dia 26 de abril realizou-se uma visita de estudo à Lagoa das Furnas, onde participaram 52 alunos do clube, acompanhados por 9 professores (alguns de outras escolas, mas que se encontravam a realizar o curso de Geocaching para professores na Escola Secundária de Lagoa). Logo pela manhã, todo o grupo foi transportado em carrinhas, gentilmente cedidas pela Câmara Municipal de Lagoa, para o Pico de Ferro, onde depois de uma reunião organizativa, se iniciou o percurso/trilho da Grená. Ao longo deste trilho, os alunos procuraram encontrar muitas das caches existentes. Também participaram no evento CITO (“cash in, trash out), que teve por objetivo a limpeza do eventual lixo existente neste trilho. Veio, felizmente, a confirmar-se que o trilho estava num ótimo estado de manutenção e sem lixo. A participação nesta atividade permitiu aos geocachers participantes a obtenção de um souvenir virtual.

Durante esta atividade os alunos tiveram oportunidade de encontrar caches de sete tipos diferentes, nomeadamente: evento, caixas tradicionais, cache letter-box, caches enigma, multi-cache, earthcache e cache-wherigo. Também tiveram a possibilidade de “treinar” a navegação para as caches, quer com o GPS, quer com os telefones.

Na Lagoa das Furnas, todo o grupo visitou a maior araucária de Portugal (e uma das maiores do mundo), visitou ainda o Centro de Monotorização e Investigação das Furnas (CMIF), onde aproveitou para almoçar. Depois do almoço, foi altura de visitar a Mata-Jardim José do Canto, onde os participantes nesta atividade, gostaram muito de ver a maior sequoia de Portugal (e também uma das maiores do mundo…) e conhecer a queda-de-água do Rosal.

Durante esta visita de estudo, foi também feita a “rodagem” do filme que este Clube se encontra a produzir desde o mês de fevereiro do corrente ano, onde alguns alunos foram os “figurantes”.

 

Luis Filipe Machado e Marco Pereira

 

Clube participa em atividade organizada pela Câmara da Lagoa

O Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa participou, a convite da Câmara Municipal de Lagoa, no passado dia sete de abril, na iniciativa desportiva, relativa aos Dias Mundiais: da Atividade Física e da Saúde com Desporto. Esta atividade realizou-se no Campo Municipal João Gualberto Borges Arruda e esteve presente, em representação deste Clube, a professora Ana Luísa Machado.

1º Curso de formação para professores sobre Geocaching como ferramenta educativa

Realizou-se, na Escola Secundária da Lagoa, entre 14 de abril e 2 de maio, o 1º curso de formação, certificado, para professores que lecionam em escolas dos Açores, sobre: Geocaching – Uma ferramenta educativa. Estiveram presentes vinte professores, de nove escolas da ilha de S. Miguel, nomeadamente: de Ponta Delgada (ES Antero de Quental, ES Domingos Rebelo, EBI Roberto Ivens e EBI Canto da Maia), da Lagoa (ESL), da Vila Franca (EBS), de Ponta Garça (da EBI), da Ribeira Grande (ESRG) e de Rabo de Peixe (EBIRP).

Participaram professores de diversas áreas disciplinares, em particular: português, inglês, matemática, físico-química, ciências-naturais, biologia, geologia, geografia, educação física, economia educação visual. história e agropecuária. Integrada nesta ação formativa, realizou-se uma visita de estudo, no concelho de Lagoa, onde os formandos , para além de visitarem o ExpoLab e o OVGA-Casa dos Vulcões, também participaram num evento oficial de Geocaching (GC7KPTK – Geocaching – Uma ferramenta educativa) e encontraram oito de caches (de seis tipos diferentes), nomeadamente: as caixas tradicionais: GC7EXTT – Lagoa Stage/Rally Lagoa e GC7DHFB – Clube de Geocaching; a multi-cache: GC7EXU3 – Cerâmica da Lagoa; a cache-enigma GC5X7PC – O enigma das earthcaches Lusitanas; as letter-box: GC3927V – T-Rex e GC377T9 – Tomaz com Z e as earthcaches: GC5MCYP – As cordas dos vulcões e GC5P1V9 – Gemas Verdes. Este curso foi promovido pelo Newrónio, centro de formação da Escola Secundária da Lagoa, sendo sido formador o professor Luis Filipe Machado, coordenador do Clube de Geocaching desta escola. Esta ação de formação vai ter, brevemente, mais duas edições: a primeira entre 2 e67 de julho, na Escola Secundária da Lagoa (janela formativa de julho para professores) e a segunda na janela formativa de setembro (de 3 a 7 de setembro, na Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo).

Luis Filipe Machado e Marco Pereira

 

O Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa, conta, de momento, com 99 membros (entre os quais 7 professores), e está a desenvolver, desde o passado mês de outubro, um projeto denominado “Geocaching e Educação”, com várias turmas do Secundário, em particular, mas não só, dos Cursos Profissionais de: Técnico de Turismo Ambiental e Rural Técnico Profissional de Gestão Ambiental. Este Clube tem como entidades parceiras: a Câmara da Lagoa, o Expolab e o Clube de Fotografia desta escola.

A 15 de fevereiro um grupo de 51 alunos e professores participou numa “aventura” à caldeira da Lagoa do Fogo, tendo percorrido o trilho Lagoa do Fogo/Lagos/Água D´Alto. Durante esta vista de estudo foram encontradas 8 geocaches.

No dia 16 de fevereiro realizou-se uma visita de estudo ao Expolab, onde os 20 alunos participantes tiveram a oportunidade de encontrar a geocache lá existente, bem como em participar numa visita guiada à “seção” de tecnologia e robótica deste Centro de Ciência.

Conferência sobre Geocaching e Educação

Uma das atividades realizadas consistiu numa conferência, relativa ao tema do projeto, onde estiveram presentes mais de 220 alunos e vários convidados, realizada no dia 16 de fevereiro, no anfiteatro da escola, onde foram oradores, para além dos professores responsáveis por este projeto, o Delegado de Turismo de S. Miguel, Dr. Filipe Frias, em representação de S.Exa. o senhor Diretor Regional do Turismo, e o senhor vereador Dr. Nelson em representação da senhora Presidente da Câmara Municipal da Lagoa. Durante esta sessão foram visualizados vários filmes e fotos, quer relativos às várias atividades desenvolvidas por este Clube, quer relativos ao Geocaching em geral, tendo sido, na altura, entregues algumas recordações (polo e logotipo 3D do clube) às entidades parceiras e convidados. Realizou-se, em simultâneo com esta conferência o evento oficial de Geocaching, “Geocaching na Escola” – GC7HAGP.

Luis Filipe Machado e Marco Pereira

Foi publicada recentemente uma cache tradicional sobre este Clube, denominada “Clube de Geocaching da ESL”, com o código GC7DHFB. Esta cache localiza-se nos Paços de Concelho desta cidade de Lagoa e a sua criação teve a colaboração da Câmara Municipal de Lagoa. Estão, neste momento, inscritos neste Clube cerca de 50 alunos. Registe-se que o Clube de Geocaching, também já criou a sua “conta oficial de Geocaching”, com o nick: ClubeDeGeocachingESL, prevendo-se assim a publicação, durante o corrente ano letivo, de quatro novas caixas. De realçar que um dos objetivos deste Clube, consiste em colaborar com a Câmara Municipal de Lagoa, na organização de trilhos e passeios pedestres.

Durante os últimos quatro anos realizaram-se, nesta escola, quatro projetos educativos anuais, com interesse escolar, nomeadamente sobre os temas: aventura, geologia, ciência e turismo. Foram estes quatro projetos PAA, que tiveram na gênese da criação deste Clube. Neste contexto os alunos e professores participantes nestes projetos, visitaram vários centros de ciência, em particular: o ExpoLab, o OVGA e o OASA. Também realizaram várias visitas de estudo, para a Lagoa do Canário, para a Macela e à Caldeira Velha. Participou-se ainda num trilho, atividade esta promovida pela Câmara de Lagoa, à Janela do Inferno e à rota da Água. Durante estas várias atividades, os alunos tiveram a oportunidade de “encontrar” várias caches de Geocaching, bem como de construir/criar outras três novas caches. Registe-se ainda a realização anual, nesta Escola, de uma conferência, com diversos oradores convidados, sobre cada um dos temas associados ao projeto em cada ano e onde participaram cerca de 250 alunos, em cada ano.

O Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa apareceu no seguimento dos vários projetos do Plano Anual de Atividades, sobre Geocaching, realizados, com assinalável sucesso, nos últimos quatro anos. Este Clube tem como entidades parceiras, a Câmara Municipal de Lagoa e o Expolab, sendo dinamizadores deste Clube, os professores: Ana Luísa Machado, José Carreiro, José Paulo Silva, Luis Filipe Machado e Marco Pereira, sendo estes últimos dois os coordenadores deste Clube.

As suas finalidades e objetivos, são a promoção da ocupação dos tempos livres dos alunos de uma forma lúdica que permita um desenvolvimento harmonioso da sua vida pessoal e escolar, especificamente: pensar a escola como um lugar de desafios pessoais; possibilitar aos alunos conhecimentos a respeito do jogo mundial de aventuras – o Geocaching, incentivando nestes o gosto pela descoberta e prazer pelo conhecimento; dar a conhecer aos alunos outros locais deste arquipélago e desta ilha; fomentar o respeito pela natureza, património e meio ambiente, contribuindo para uma atitude mais responsável e participativa relativamente à conservação do meio ambiente, natureza e património; desenvolver conhecimentos e capacidades relativas à orientação e utilização das novas tecnologias e também, em particular das tecnologias de comunicação multimédia.