Recentemente foi montado e afinado o novo telescópio deste Clube, que vai permitir a participação na missão Ariel, através do projeto Exoclock. Esta participação resulta de uma parceria existente entre o Clube de Astronomia, Geocaching e Multimédia da Escola Secundária da Lagoa com o Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA) e que conta ainda com a colaboração dos astrónomos amadores Eng.º. João Porto e Dr. Valter Reis. Este projeto é acompanhado, cientificamente, pelo astrofísico açoriano Professor Doutor Pedro Mota Machado, que faz parte da direção desta missão espacial, e pelo Mestre Cédric Pereira (responsável em Portugal pelo projeto Exoclock).
Esta missão tem por objetivo estudar a atmosfera de alguns exoplanetas, dos muito milhares que já são conhecidas. O lançamento da nave espacial, relativo à missão Ariel, e que transportará para o espaço o telescópio da ESA (Agência Espacial Europeia), está previsto para 2029.
Os alunos e professores do projeto “Azores at Space”, preveem realizar, no ano letivo 2024/2025, seis observações astronómicas, que serão realizadas no OASA, local onde foi montado, por razões operacionais, este telescópio (N250/1200 PDS Explorer BD OTA com uma montagem AZ-EQ6 GT Goto Synscan).
Este projeto conta com o apoio da Câmara Municipal da Lagoa, da Anacom, do grupo Bensaúde e do grupo Finançor.
Luis Filipe Machado
Coordenador do Clube de Astronomia