Trabalhos Premiados no Desafio Escolar: Promoção do Código Europeu Contra o Cancro
A Liga Portuguesa Contra o Cancro, Núcleo Regional dos Açores, apresentou neste ano letivo um projeto de Educação para a Saúde, intitulado, Desafio Escolar: promoção do código europeu contra o cancro: CECC. http://cancer-code-europe.iarc.fr/index.php/pt/
A turma do 7ºE juntamente com as docentes que lecionam a disciplina de cidadania aceitaram o desafio, visto, infelizmente, ser um tema muito atual.
Os temas escolhidos pelos alunos foram: o tabaco, a radiação, a atividade física e a amamentação. OS três primeiros trabalhos consistiram numa comunicação e o último num cartaz.
A escola vê com alegria o facto de dois trabalhos serem premiados: “Não fume, viva melhor” , na categoria da comunicação e “Eu nunca vou desistir” na categoria de cartaz.
Todos os alunos da turma estão de parabéns pelo empenho e perseverança com que realizaram os trabalhos.
Aproveitamos também para agradecer a disponibilidade dos responsáveis pelo projeto (NRA) assim como os pais/encarregados de educação pelo apoio dado aos seus educandos.
Escola Secundária de Lagoa recebe utentes da Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Beja
A Escola Secundária de Lagoa (ESL) recebeu esta quarta-feira, dia 7 de junho, a peça de teatro “Alice”, representada por 12 utentes e 4 técnicos da Cercibeja, num intercâmbio com duas turmas da ESL, UNECA TVA ( Transição para a Vida Ativa) e UNECA Ocupacional e uma turma da Escola Pe. João José do Amaral, turma UNECA Ocupacional do Fisher.
Esta instituição deslocou-se a São Miguel de 6 a 8 de junho, porque a Cercibeja acredita que todos os projetos elaborados devem ir para o exterior, de forma a partilhar com as famílias e a comunidade, mas principalmente para integrar as pessoas com deficiência na sociedade.
A Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Beja lançou o desafio à Escola Secundária de Lagoa de continuar este intercâmbio e dos alunos lagoenses se deslocarem, futuramente, ao Alentejo.
Nos dias 8 e 9 de junho, a equipa Ler Açores organizou um Peddypaper intitulado “Leitura sobre pés”, cujos objetivos fundamentais foram promover o gosto pela leitura e fomentar uma competitividade sadia entre todas as turmas dos 7.º e 8.º anos.
Após uma seleção prévia dos contos/obras a ler pelas diferentes turmas, de acordo com as características das mesmas, os alunos organizaram-se em equipas e puseram à prova a sua competência leitora de forma entusiástica e divertida.
A Escola Secundária de Lagoa esteve presente na XI Mostra Nacional de Ciência com dois projetos tendo sido os dois distinguidos com Menções Honrosas.
A 11ª Mostra Nacional de Ciência realizou-se de 1 a 3 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, na qual estiveram presentes, a concurso, os 100 melhores projetos apurados dos 116 projetos da 25ª edição do Concurso Jovens Cientistas, da autoria de 309 jovens cientistas, orientados por 73 professores e oriundos de 56 escolas a nível nacional.
Os projetos a concurso eram das mais variadas áreas de estudo: Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática/Ciências da Computação, Matemática, Química e Bioeconomia.
Para além de estarem presentes jovens cientistas de todo o país, também estiveram presentes 5 projetos internacionais oriundos do Brasil, Espanha e Moçambique.
A presença dos nossos alunos foi o resultado de um ano de trabalho intenso da turma do 12º Ano, coordenados pela professora Alexandra Seara. A colaboração da Universidade dos Açores, nomeadamente através do seu Departamento de Biologia, do Continente Modelo, e o apoio da Câmara Municipal de Lagoa foram imprescindíveis para que estes projetos se tornassem possíveis.
A Câmara Municipal de Lagoa tem vindo a fomentar o desenvolvimento de um movimento crescente em torno da Ciência. As diversas instituições de Ciência que existem no concelho e as iniciativas que vão surgindo, como é o caso das que têm vindo a ser levadas a cabo pela Escola Secundária de Lagoa, têm o apoio incondicional da autarquia uma vez que o desenvolvimento da curiosidade e espírito científicos é determinante na preparação dos nossos jovens para um futuro cada vez mais exigente.
Com esta distinção todos os envolvidos viram, por um lado, premiado o seu trabalho, esforço e dedicação, e, por outro lado, confirmar a direção a seguir para trabalhos futuros.
Projeto 1
Biomarcadores Hepáticos em Scomber SP. como Ferramentas de Biomonotorização para Metais Pesados
Autores: Alice de Freitas Preto, André Botelho Rocha, Mariana Raposo Ferreira
Professor Coordenador: Maria Alexandra da silva Seara Medeiros
A poluição do meio aquático tem despoletado uma preocupação crescente na segurança alimentar. Neste sentido, foi selecionada uma espécie bioindicadora, comum em Portugal Continental, nos Açores e na Suécia, (Scomber sp. ; n.v. cavala), e na dieta da população destas três regiões, de modo a averiguar a relação entre o grau de contaminação por metais pesados e a histopatologia do fígado. Foram analisados 5 biomarcadores no fígado de 50 indivíduos destas três áreas do Atlântico Nordeste: densidade volumétrica relativa de hepatócitos; de estagnações de bílis; de células de Kupffer; de ductos biliares e de vasos sanguíneos. O músculo de 30 indivíduos foi analisado relativamente a 58 elementos químicos diferentes. Os resultados revelam diferenças entre as três regiões no que concerne à contaminação por xenobióticos. A análise histopatológica do fígado revelou que, as estagnações de bílis, constituem, em particular, um bom biomarcador para averiguar o grau de contaminação aquática.
Projeto 2
Influência da alimentação na Estrutura histológica do Testículo de bovinos (bos taurus)
Autores: Francisco Henrique Borges Moniz Pacheco, Mafalda Maria Barbosa Rebelo, Rita Rodrigues de Lima
Professor Coordenador: Maria Alexandra da silva Seara Medeiros
A fertilidade dos bovinos, o melhoramento genético e a exploração de técnicas de reprodução assistida, como a inseminação artificial e a transferência de embriões constituem alguns dos temas de investigação relevantes para o Arquipélago dos Açores com vista a uma maior rentabilização na criação dos animais e na melhoria da qualidade da carne e do leite. No entanto, grande parte da investigação realizada, é direcionada para a fertilidade das vacas e não dos touros/bois, uma vez que, o sucesso gestacional está dependente destas. Este estudo pretende contribuir para um melhor conhecimento relativo à fertilidade masculina dos bovinos e a sua relação com a alimentação. Dos 36 animais estudados, 16 foram criados em regime extensivo, em ambiente de pastagem e 20 foram criados em regime intensivo, em ambiente de estábulo. Os resultados revelam diferenças na estrutura tecidular destes dois grupos de animais relativamente à densidade volumétrica de túbulos seminíferos vs. Tecido intersticial
Link para a Página da XI Mostra Nacional de Ciência 2017
http://www.fjuventude.pt/pt/1410/11-mostra-nacional-de-ciencia.aspx Catálogo da XI Mostra Nacional de Ciência 2017: Projeos da ESLagoa nas pág.s 23 e 27
http://cms.fjuventude.pt//upload_files/client_id_1/website_id_1/Projetos/Concursos/Jovens_Cientistas_e_Investigadores/2017/MNC/MNC_DIGITAL_Catalogo.pdf
Durante o mês de maio, decorre no Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa, a I Feira Anual de Ciência Escolar, organizada pela docente Paula Melo Silva e pelos alunos das disciplinas de Química e Física do 12ºA, com a colaboração dos alunos da turma H do oitavo ano.
Durante as manhãs de 2ª, 4ª e 6ª feiras os discentes, apresentam um conjunto de 20 experiências que levam os jovens alunos do 3º e 4º ano do concelho a pensar sobre o mundo que os rodeia.
A atividade apresenta três âmbitos de objetivos: primeiro desenvolver um conjunto de competências a nível processual, cognitivo e científico nos alunos do ensino secundário; segundo motivar os alunos do 1º ciclo para a ciência e para o seu estudo através de atividades práticas; terceiro ser o início de um trabalho de parceria entre os alunos e professores dos diferentes ciclos de ensino com o objetivo de promover e desenvolver o pensamento científico, resolução de problemas e comunicação.
As atividades apresentadas abrangem diferentes áreas: eletricidade, reações químicas, combustíveis, energia, mecânica e forças e foram desenvolvidas durante os primeiro e segundo períodos nas disciplinas de Física e Química do 12º ano.
A nível de auxílio para a realização da atividade saliente-se o apoio da Câmara Municipal de Lagoa e o Continente modelo.
No dia 18 de abril de 2017, as turmas 10º G, 11ºF e 12ºF, do curso profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, da Escola Secundária de Lagoa, participaram no evento PlayNesti2017 na Universidade dos Açores. O evento foi organizado pelo NESTI (Núcleo de Estudantes de Informática da Universidade dos Açores) e tem como principal objetivo divulgar e partilhar conhecimentos na área da tecnologia, disponibilizando à comunidade académica e sociedade em geral, um conjunto de workshops, seminários e palestras.
Durante a manhã, as turmas assistiram ao seminário “Google Developer Groups”, onde o Filipe Barroso apresentou o Google Developer Groups Portugal e explicou o seu funcionamento com o intuito de motivar o público a participar nas comunidades digitais. De seguida, assistiram ao seminário intitulado “Profissões do Futuro em TI”, onde o Dr. Lázaro Raposo, descreveu algumas profissões em destaque nos próximos anos, ligadas às Tecnologias de Informação.
Após o almoço, os alunos participaram em dois workshops, o Lego MINDSTORMS apresentado pelo Dr. José Cascalho e a RPG MAKER MV apresentado pelo Pedro Carvalho.
Importa salientar que durante todo o evento, as turmas mostraram interesse e motivação em participar nas atividades propostas.
Intercâmbio Escolar entre a ESL e a Escola Don Bosco, de Grenoble
De 24 de março a 1 de abril, a Escola Secundária de Lagoa recebeu 26 alunos e 3 professores da região francesa de Grenoble, mais concretamente da Escola Don Bosco, da cidade de Gières. O intercâmbio escolar com a turma D, do 9.º ano, da ESL, visou não só a partilha de saberes e competências relativas a disciplinas como as línguas estrangeiras (Francês e Inglês), mas também a partilha de conhecimentos específicos das Ciências Naturais, pois, tal como os Açores, a região francesa referida é, igualmente, conhecida pela sua atividade sísmica.
Os alunos e professores de Gières, para além de participarem em atividades que decorreram na Escola, tiveram a possibilidade de conhecer o património natural, cultural, arquitetónico, geológico e vulcanológico da ilha, quer com visitas a centros de ciência como o Expolab, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, o Observatório Microbiano dos Açores, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores, a Caldeira Velha, a Gruta do Carvão, o Palácio de Sant’Ana, o parque Terra Nostra, as principais lagoas de São Miguel e muitas localidades rurais e urbanas da nossa ilha. O tecido empresarial regional foi outra área que mereceu a sua atenção, tendo a comitiva tido oportunidade de conhecer as produções de leite e de produtos lácteos da Bel, de chá da Gorreana, do licor de maracujá Ezequiel, bem como a do ananás. O contacto com a natureza micaelense e o desporto aliaram-se em muitas outras atividades desenvolvidas pelas turmas visitante e anfitriã, concretizando-se na realização do trilho do Salto do Prego e do Sanguinho, na canoagem praticada na lagoa das Sete Cidades, na participação na IV Gincana escolar e, ainda, com a participação em jogos tradicionais que decorreram em espaços naturais de São Miguel.
Todas estas atividades permitiram aos nossos alunos a prática e o aperfeiçoamento das línguas francesa e inglesa. Sublinhe-se, também, que o intercâmbio escolar entre a Escola Don Bosco e a Escola Secundária de Lagoa revestiu-se de grande sucesso, destacando-se o facto de ter havido uma entreajuda salutar e excecional entre os visitantes e os nossos alunos e respetivos encarregados de educação, nomeadamente os que acolheram em suas casas alunos da turma do oitavo ano da escola francesa.
Palme d’Or
Inserida na semana da Francofonia, que se comemorou de 18 a 24 de março, a segunda edição da Palme d’Or do cinema francês realizou-se na sexta-feira dia 24, entre as 10h e as 12h.
Embora tenha sido apenas a segunda edição, as turmas aprimoraram-se e apresentaram 15 curtas-metragens, com temas variados.
O galardoado para o melhor filme, foi o 9.ºD com a curta-metragem Le Cycle des métiers; a melhor realização coube ao 9.ºE com o filme La routine; o melhor guarda-roupa foi para o filme Voyage au Passé, do 9.ºD. quando ao melhor ator, o laureado foi Gonçalo Vasconcelos, do 9.º A e o papel de melhor atriz foi para a aluna no 9.º , Érica Oliveira.
Cada um dos laureados recebeu uma Palme d’Or, concebida com dedicação pelo Dr. Alexandre Oliveira.
Antes deste momento tão esperado, a Professora Doutora Dominique Faria veio à nossa escola falar da importância da aprendizagem da língua francesa para o futuro dos nossos jovens numa Palestra intitulada Porquê aprender Francês hoje em dia?, com a presença de todas as turmas do 9.º ano da nossa escola.
ESL celebra a poesia
A poesia foi celebrada na Escola Secundária de Lagoa: nas aulas de português, as turmas do 7.º A, 8.ºs E e H e 9.º A desenvolveram sessões de Escrita Criativa, orientados pela Professora Malvina Sousa. Nestas, os alunos realizaram textos fantásticos, que, depois, foram expostos no “Estendal da Poesia”. Para além disso, os alunos da turma do 9.º A levaram a poesia à comunidade, por meio da distribuição de poemas (selecionados por eles e por colegas das turmas do 8.ºs anos já acima mencionados) com a atividade “Poesia Take-Away”.
Parabéns! 1º Lugar no torneio de Futsal da ESLaranjeiras
Os alunos do 7º Ano foram desafiados a produzir uma Rosa dos Ventos, no âmbito da disciplina de Geografia. Socorrendo-se de materiais diversos e de muita imaginação, aqui fica uma mostra do produto final.
Realizou-se nos dias 22 e 23 de fevereiro, em Katerini, na Grécia, mais uma reunião no âmbito do “Erasmus+ Key action 2 – Cooperation for Innovation and Exchange of Good Practices” – Project Level, no qual estiveram presentes os docentes João Freitas, José Silva e David Rosa, da Escola Secundária de Lago, para colaborar no desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis que se espera que venha a facilitar a aprendizagem de algumas competências no âmbito da Matemática
A escola anfitriã, PLATON M.E.P.E recebeu muito bem os docentes da Escola Secundária de Lagoa, dois representantes da Empresa alemã de desenvolvimento de aplicações pedagógicas, Ingenious Knowledge, e o coordenador científico da universidade escocesa Glasgow Caledonian University.
Os parceiros do Erasmus+ participaram numa reunião que teve na sua agenda a análise dos currículos de Matemática dos países participantes, identificação de dificuldades ao nível do ensino e aprendizagem da Matemática, seleção de conteúdos curriculares a focar no videojogo, análise do projeto de protótipo do videojogos e discussão das mecânicas do jogo (game mechanics), isto é, de como seria possível utilizar as regras intrínsecas do videojogo em desenvolvimento para resolver alguns dos problemas identificados pelas Escolas. O Coordenador científico, PhD David Farrell, cujo o currículo inclui vasta experiência no desenvolvimento de videojogos para Educação, os denominados “serious games”, fez uma explanação de vários estudos no sentido de identificar pontos fundamentais a ter em conta no desenvolvimento do videojogo, alertando para potenciais problemas, fazendo transparecer que os videojogos na educação são uma área com vasto potencial, mas que ainda tem um longo caminho a percorrer, o que é no fundo a justificação para a existência do presente Erasmus+.
João Freitas
Programa
Dia 8 de março — quarta-feira
10.30 Abertura do Encontro com ” A Magia do Teatro”, pelo Clube de Teatro ” A Faísca “, da Escola Secundária de Lagoa e 8ºH.
11.00 “Qual é a sua canção?” de Luciano Luppi , por três antigos alunos da ESL, do grupo de fundadores da “Faísca”- Tiago, Miguel e Sara.
12.00 Almoço
14.30 Workshop: “Teatro Físico”, com a Formadora Catarina Rodrigues, no Cine Teatro Lagoense.
Dia 9 de março — quinta-feira
9.30 ” Síndrome de Alice”, Prova de Aptidão Profissional do aluno Cristóvão Martins do Curso com as participações do 11º H, Sara Baptista e Telmo Martins.
10.15 ” Ploc: a borboleta mais linda que já vi” . Pelo Grupo de Expressão Dramática das turmas do 9º Ano de Expressão dramática da Escola Básica e Secundária de Velas, S. Jorge.
12.00 ” Músicas Inspiradoras”. Pela turma do 9º C de Expressão Dramática da Escola Secundária Antero de Quental
12.30 “à procura da Magia do Teatro“, Associação 9 Circos, Telas acrobáticas
12.45 Almoço
14.00 ” A rebelde”, Pelo Clube de Teatro da Escola Cardeal Costa Nunes, do Pico.
21.00 “Qual é a sua canção?” de Luciano Luppi , por três antigos alunos da ESL, do grupo de fundadores da “Faísca”- Tiago, Miguel e Sara, no Cineteatro Lagoense
Dia 10 de março — sexta-feira
9.15 “da boca p’ra fora”, Pelo grupo “Sortes à Ven-tura” da Escola Secundária Manuel de Arriaga, Faial.
10.30 ” Direitos Humanos”. Performance pela turma 11ª H do Curso Profissional de Animador Sociocultural .
10.30 Teatro de fantoches “Onde está a minha mãe?” – Adaptação do conto de António Mota. Pelo Clube de Expressões “Rua da Lua”,da EBI de Água de Pau. Apresentação na Vídeoteca para três turmas do 1º Ano da EBI de Lagoa.
11.00 ” Um mundo sem Flores”, baseado na Obra Aldeia das Flores, de António Mota. Pelo Clube de Teatro da EBI Roberto Ivens
12.00 Almoço
14.30 “Os pássaros também”, de Teresa Rita Lopes- Pelo Clube de Teatro ” A Faísca “, da Escola Secundária de Lagoa.
15.30 Encerramento
Coordenadores:
Beatriz Ferreira
Rosa Cabral
Catarina Rodrigues
Alexandre Oliveira
Geocaching e Turismo
A Escola Secundária de Lagoa entre os meses de novembro e fevereiro, um Projeto denominado “Geocaching e Turismo”, com várias turmas do Secundário (20 turmas, no total com cerce de 250 alunos), em particular dos Cursos Profissionais de: Técnico de Turismo Ambiental e Rural Técnico Profissional de Gestão Ambiental (3 turmas). Este projeto foi organizado pelos professores: Ana Machado, Eduarda Moniz, Igor França, João Lima, José Eduardo Carreiro, José Paulo Silva e Luis Filipe Machado.
Uma das atividades a desenvolvidas consistiu numa conferência, relativa ao tema do projeto, realizada na 6ª feira, dia 10 de fevereiro, no anfiteatro da escola (estando presentes várias turmas desta Escola do 3º Ciclo e do Secundário, bem como vários alunos, funcionários e docentes que praticam Geocaching), onde foram oradores, para além dos professores responsáveis por este projeto e do Dr. Alexandre Oliveira (presidente do Conselho Executivo desta Escola), a senhora Dra. Cristina Dec-Mota (Presidente da Câmara Municipal de Lagoa), o Dr. Paulo Tavares (técnico da Câmara Municipal de Lagoa), Dra. Sónia Moniz (em representação do Sr. Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande e o Sr. Dr. Filipe Frias (Delegado do Turismo de S. Miguel, em representação da Direção Regional do Turismo); este último “orador convidado” desta sessão.
Nos dias 9 e 10 de fevereiro realizaram-se três visitas de estudo, com cerca de 200 alunos. Os alunos envolvidos visitaram: o ExpoLab, a Casa dos Vulcões (OVGA), e a “Caldeira Velha”, na Ribeira Grande.
Outra das componentes deste projeto educativo, constou da produção de três caches tradicionais de Geocaching, produzidas pelos alunos dos referidos cursos, com o apoio dos seus professores e colaboração de alguns pais/encarregados de educação e que foram “lançadas” nesta altura. Duas das caches encontram-se localizadas no concelho de Lagoa, nomeadamente na Atalhada (caches: “Caça à Baleia” -GC6ZFVD –https://www.geocaching.com/geocache/GC6ZFVD_caca-a-baleia?guid=a1ec9c2a-de18-4c06-8711-0d47bddc55b3) e “Biodiversidade do Atlântico” – GC6ZFZ2 –https://www.geocaching.com/geocache/GC6ZFZ2_biodiversidade-do-atlantico?guid=d647511b-a646-4d33-ba9b-a57d3c5fc8de) e no lugar “30 Reias – Água D´Alto”, no Concelho de Vila Franca do Campo, a cache “30 Reis” (GC6ZFQF – https://www.geocaching.com/geocache/GC6ZFQF_30-reis?guid=2f122bb8-38db-4de6-96e0-fd2abb8f6a8d).
Este projeto teve por objetivos: pensar a escola como um lugar de desafios pessoais; possibilitar aos alunos conhecimentos a respeito do jogo mundial de aventuras – o Geocaching; ar a conhecer aos alunos outros locais deste arquipélago e desta ilha; fomentar o respeito pela natureza, património e meio ambiente, contribuindo para uma atitude mais responsável e participativa relativamente à conservação do meio ambiente, natureza e património; desenvolver conhecimentos e capacidades relativas à orientação, seguimento de trilhos e utilização das novas tecnologias (GPS, Smartphones, Pens universais, Chips,…); interligação/articulação com várias disciplinas, em particular do cursos: Técnico Profissional de Gestão Ambiental e de Turismo;; fomentar o conhecimento e uso de “tecnologias de ponta” e dar a conhecer o “potencial turístico” deste “jogo de aventuras”.
Este projeto contou com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Lagoa, da Câmara Municipal da Ribeira Grande, do ExpoLab, do OVGA e da Delegação de Turismo de S. Miguel.
Os professores responsáveis por este projeto
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM 2017 SAI ÀS RUAS DE LAGOA
A partir desta 2ª feira, 16 de janeiro, está em marcha a edição de 2017 do Orçamento Participativo Jovem do município de Lagoa.
Naturalmente, a primeira fase será dedicada à divulgação desta iniciativa, sendo a informação lançada aos poucos para facilitar a compreensão do seu funcionamento. A autarquia lagoense irá procurar aproximar-se ainda mais da população jovem, para encorajá-la a partilhar as suas propostas sobre aquilo que do seu ponto de vista pode melhorar a sua comunidade e contribuir para o bem estar global.
Assim, ao longo das próximas semanas, os jovens entre os 12 e os 30 anos que residem, estudam, ou trabalham no município de Lagoa podem ir organizando as suas ideias, pois quando menos esperarem poderão cruzar-se com a equipa do Orçamento Participativo Jovem. Das escolas às residências, do comércio local às redes sociais, a iniciativa pretende chegar a todo lado e permitir a submissão de propostas individuais ou em grupo a partir de qualquer ponto geográfico, através de um aparelho com acesso à internet.
O grande objetivo passa por tornar o processo mais interativo do que no ano passado, para potenciar a adesão dos jovens. Recorde-se que em 2016 foi realizada a experiência piloto do Orçamento Participativo Jovem, da qual saiu vencedora a proposta para um parque de campismo. Desde que foram conhecidos os resultados, a Câmara Municipal de Lagoa tem feito todas as diligências necessárias para a execução desta proposta. Um processo naturalmente longo e complexo, que teve recentemente uma evolução muito importante ao conseguir-se definir o terreno onde será erguido o parque de campismo de Lagoa. Perspetiva-se que muito em breve seja divulgada uma maquete do projeto e que este Verão já seja possível tirar partido dele.
A Câmara Municipal acredita, portanto, na repetição do sucesso desta iniciativa, esperando que os jovens lagoenses sejam cada vez mais interventivos e que acreditem nas suas ideias e na sua capacidade para melhorar o seu meio envolvente.
Consulte as Normas de Funcionamento.
Fotografias ” Encontro de Culturas”
A Escola Secundária de Lagoa (ESL) encontra-se a participar num “Erasmus+ Key action 2 – Cooperation for Innovation and Exchange of Good Practices”, denominado por Project Level (Looking for Enhancement of Virtual Environments for Learning), cujo objetivo é o desenvolvimento de um videojogo que auxilie o aluno na aprendizagem da Matemática e o docente no ensino daquela disciplina.
Nesta empreitada a ESL irá colaborar com a escola grega, PLATON M.E.P.E e com a Empresa alemã de desenvolvimento de aplicações pedagógicas, Ingenious Knowledge, num projeto que possui a coordenação da universidade escocesa Glasgow Caledonian University.
É uma oportunidade de aprendizagem e de envolvimento numa abordagem diferente à resolução das problemáticas associadas ao ensino da Matemática, disciplina muito desafiante em termos pedagógicos e didácticos, que muito tem a beneficiar com soluções alternativas que possam vir a contribuir para minimizar dificuldades de aprendizagem, sendo que neste caso particular existe o recurso a um mídia que os jovens normalmente gostam muito, os videojogos.
A nossa intenção é envolver todos os que de uma forma ou de outra possam contribuir, sendo que neste momento contamos com uma equipa de Matemática, formada pelos docentes José Guilherme, Anabela Frias, David Rosa e José Carreiro (na foto, da esquerda para a direita); todos eles professores com muitos anos de serviço e percursos diversificados que irão, numa primeira fase, orientar o projeto em termos curriculares, para que o videojogo posso melhor responder às necessidades dos alunos e à realidade particular em que é aplicado.
Em colaboração estreita com a equipa de Matemática estará o docente de informática, José Silva, que esteve em Glasgow com o coordenador do projeto, o professor João Freitas, numa reunião entre os vário parceiros do Erasmus+, que ocorreu no dia 10 de novembro de 2016. O professor José Silva encontra-se encarregue da gestão do processo de recolha e tratamento de informação, no sentido de facilitar a análise e interpretação dos dados pelos docentes de Matemática, assim como, pelos parceiros do Erasmus+.
O Erasmus+ terá a duração de aproximadamente dois anos e será uma oportunidade para nós, uma região ultraperiférica, participarmos numa área de investigação recente, os videojogos na educação. Será um momento de aprendermos, de desenvolvermos novas competências pedagógicas e didáticas, que passarão por uma reflexão sobre uma forma diferente de aprender Matemática, mas também pelo domínio de diversas áreas tecnológicas e multimédia, que poderão desafiar vários elementos da nossa escola, docentes e alunos, com potencial benefício para todos.
No segundo ano do projeto haverá o acesso ao protótipo do videojogo, o que trará uma nova dinâmica, havendo a oportunidade de docentes e alunos testarem aquele software dentro e fora da sala de aula, contribuindo para a sua eficácia e para o papel que este tipo de recurso pode vir a ter no Ensino. É um projeto que irá exigir crescimento da nossa parte, o que é muito positivo, pois estaremos a refletir, a aprender e a contribuir para o ensino e aprendizagem da Matemática.
João Freitas
PARTICIPAÇÃO DA ESL NO CORTA MATO – FASE DE ILHA 2017
21 alunos da ESL participaram, no passado dia 11 de Janeiro, no Corta Mato – Fase de Ilha, que se realizou, pela primeira vez, no Estádio de S. Miguel, acompanhados pelas professoras Mª de Jesus Fonseca e Sara Carreiro. Desta feita, os alunos da ESL subiram ao pódio por três vezes, tendo conseguido alcançar o terceiro lugar, nos escalões:
Juvenis femininos – Inês Mota (9ºB);
Juniores femininos – Cristina Sousa (12ºC);
Juniores masculinos – Érico Macedo (8ºVOCB).
A escola congratula os alunos participantes pela atitude e empenho que demostraram durante o evento e pelo convívio e camaradagem com os alunos das outras escolas.
Programa XV Aniversário
21 de novembro
08h30 – Hastear da bandeira da Escola.
10h00 – Distribuição do bolo de aniversário.
10h15 – Abertura da exposição “ PRIMEIRAS PEDRAS – ESL.”. (Patente toda a semana)
10h30 – Sessão solene comemorativa do 15.º Aniversário da ESL: entrega de diplomas de mérito cívico e académico; entrega de prémios ao melhor aluno do 9.º ano
e ao melhor aluno do ensino secundário
do ano letivo 2015/2016.
(patrocinados pela Câmara Municipal de Lagoa).
22 de novembro
10h00 –Performance “15” – Turma 11ºH (Curso profissional de Animação Sociocultural).
10h00 – AssociAnimal – “ AJUDE A AJUDAR” – Turma 7ºB – (Recolha de bens e comida para animais ao longo de toda a semana).
10h30 –Peça de teatro “Para além da Pintura” – Turma 11ºG (Curso profissional de Animação Sociocultural).
23 de novembro
10h00 –Performance “15” – Turma 11ºH – (Curso profissional de Animação Sociocultural).
10h15 – X Cross Escolar (dinamizado pelo grupo de Educação Física).
14h30 – WorkShop de Fotografia “Por detrás da Camara” – (Clube de Fotografia).
24 de novembro
10h00 –Performance “15” – Turma 11ºH (Curso profissional de Animação Sociocultural).
10h30 –Peça de teatro “Para além da Pintura” – Turma 11ºG (Curso profissional de Animação Sociocultural).
25 de novembro
20h00 – Jantar convívio comemorativo
XI Mostra Nacional de Ciência
A Escola Secundária de Lagoa esteve presente na XI Mostra Nacional de Ciência com dois projetos tendo sido os dois distinguidos com Menções Honrosas.
A 11ª Mostra Nacional de Ciência realizou-se de 1 a 3 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, na qual estiveram presentes, a concurso, os 100 melhores projetos apurados dos 116 projetos da 25ª edição do Concurso Jovens Cientistas, da autoria de 309 jovens cientistas, orientados por 73 professores e oriundos de 56 escolas a nível nacional.
Os projetos a concurso eram das mais variadas áreas de estudo: Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática/Ciências da Computação, Matemática, Química e Bioeconomia.
Para além de estarem presentes jovens cientistas de todo o país, também estiveram presentes 5 projetos internacionais oriundos do Brasil, Espanha e Moçambique.
A presença dos nossos alunos foi o resultado de um ano de trabalho intenso da turma do 12º Ano, coordenados pela professora Alexandra Seara. A colaboração da Universidade dos Açores, nomeadamente através do seu Departamento de Biologia, do Continente Modelo, e o apoio da Câmara Municipal de Lagoa foram imprescindíveis para que estes projetos se tornassem possíveis. A Câmara Municipal de Lagoa tem vindo a fomentar o desenvolvimento de um movimento crescente em torno da Ciência. As diversas instituições de Ciência que existem no concelho e as iniciativas que vão surgindo, como é o caso das que têm vindo a ser levadas a cabo pela Escola Secundária de Lagoa, têm o apoio incondicional da autarquia uma vez que o desenvolvimento da curiosidade e espírito científicos é determinante na preparação dos nossos jovens para um futuro cada vez mais exigente.
Com esta distinção todos os envolvidos viram, por um lado, premiado o seu trabalho, esforço e dedicação, e, por outro lado, confirmar a direção a seguir para trabalhos futuros.
Projeto 1
BIOMARCADORES HEPáTICOS EM SCOMBER SP. COMO FERRAMENTAS DE BIOMONITORIZAÇãO PARA METAIS PESADOS
Autores: Alice de Freitas Preto, André Botelho Rocha, Mariana Raposo Ferreira
Professor Coordenador: Maria Alexandra da silva Seara Medeiros
A poluição do meio aquático tem despoletado uma preocupação crescente na segurança alimentar. Neste sentido, foi selecionada uma espécie bioindicadora, comum em Portugal Continental, nos Açores e na Suécia, (Scomber sp. ; n.v. cavala), e na dieta da população destas três regiões, de modo a averiguar a relação entre o grau de contaminação por metais pesados e a histopatologia do fígado. Foram analisados 5 biomarcadores no fígado de 50 indivíduos destas três áreas do Atlântico Nordeste: densidade volumétrica relativa de hepatócitos; de estagnações de bílis; de células de Kupffer; de ductos biliares e de vasos sanguíneos. O músculo de 30 indivíduos foi analisado relativamente a 58 elementos químicos diferentes. Os resultados revelam diferenças entre as três regiões no que concerne à contaminação por xenobióticos. A análise histopatológica do fígado revelou que, as estagnações de bílis, constituem, em particular, um bom biomarcador para averiguar o grau de contaminação aquática.
Projeto 2
Influência da alimentação na Estrutura histológica do Testículo de bovinos (bos taurus)
Autores: Francisco Henrique Borges Moniz Pacheco, Mafalda Maria Barbosa Rebelo, Rita Rodrigues de Lima
Professor Coordenador: Maria Alexandra da silva Seara Medeiros
A fertilidade dos bovinos, o melhoramento genético e a exploração de técnicas de reprodução assistida, como a inseminação artificial e a transferência de embriões constituem alguns dos temas de investigação relevantes para o Arquipélago dos Açores com vista a uma maior rentabilização na criação dos animais e na melhoria da qualidade da carne e do leite. No entanto, grande parte da investigação realizada, é direcionada para a fertilidade das vacas e não dos touros/bois, uma vez que, o sucesso gestacional está dependente destas. Este estudo pretende contribuir para um melhor conhecimento relativo à fertilidade masculina dos bovinos e a sua relação com a alimentação. Dos 36 animais estudados, 16 foram criados em regime extensivo, em ambiente de pastagem e 20 foram criados em regime intensivo, em ambiente de estábulo. Os resultados revelam diferenças na estrutura tecidular destes dois grupos de animais relativamente à densidade volumétrica de túbulos seminíferos vs. Tecido intersticial